Lua de mel: 3 destinos para planejar uma viagem econômica

O planejamento de uma lua de mel pode ser ainda mais estressante do que criar um roteiro para qualquer outra viagem. Isso porque, culturalmente, a lua de mel vem logo depois do casamento, e, assim, se unem dois eventos de valor elevado e que exigem um alto nível de planejamento, no mesmo período de tempo.

De acordo com o Panorama do Turismo, divulgado em maio de 2024 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o avanço médio dos preços no turismo nos últimos 12 meses foi de 10,8%. Destacam-se os aumentos nas passagens aéreas, com alta de 23,6%, e nas passagens rodoviárias intermunicipais, com aumento de 10,2%.

O aumento dos preços no turismo nacional e internacional é um fator aditivo de preocupação e estresse em um momento que deveria ser cercado de alegria e antecipação. Ainda assim, existem formas de encontrar destinos econômicos e planejar um roteiro que caiba no bolso após o casamento.

Como planejar uma lua de mel econômica?

Uma viagem barata depende de alguns fatores, e todos eles estão intrinsecamente ligados ao planejamento, à pesquisa e ao tempo. Isso porque, quanto mais se está disposto a pesquisar destinos, hospedagens, meios de transporte e passeios acessíveis, maior a economia. Ter uma viagem planejada por profissionais é uma comodidade muito útil, no entanto, pode acabar encarecendo o valor final.

Principalmente quando se fala de passagens aéreas e hospedagem, a antecedência na reserva conta muito para quem quer economizar, por isso é importante não deixar para a última hora. Uma dica também é pesquisar passeios e atrações românticas e intimistas, porém que não são voltados especificamente para casais em lua de mel, pois pode ser que haja um superfaturamento nessas ocasiões.

Quais são destinos econômicos para lua de mel?

Paraty, Rio de Janeiro

Paraty é uma pequena cidade histórica no litoral do Rio de Janeiro, ideal para casais que buscam destinos charmosos e econômicos. Com suas ruas de pedra e casarões coloniais, a cidade oferece um cenário romântico, com pousadas e hotéis conhecidos por seus preços acessíveis e sua hospitalidade. Além das belezas arquitetônicas, é possível aproveitar passeios de barco pelas ilhas e praias da região e saborear a culinária local.

Gramado, Rio Grande do Sul

Com clima mais ameno, Gramado é uma escolha excelente para casais que gostam de apreciar boa gastronomia juntos. Conhecida por sua arquitetura de estilo europeu e pela atmosfera romântica, a cidade oferece uma variedade de atrações como o Lago Negro, o Mini Mundo e a Rua Coberta. Com uma ampla oferta de pousadas e hotéis que atendem a diferentes orçamentos, Gramado se diferencia por sua gastronomia local, com destaque para a produção de vinhos e chocolates artesanais.

Bali, Indonésia

Para os casais que buscam uma lua de mel em solos internacionais, Bali é um destino popular, devido ao seu ambiente tropical e custo relativamente baixo. A ilha oferece uma combinação de cultura vibrante, paisagens naturais e acomodações a preços razoáveis.

Em Bali, é possível conhecer os campos de arroz em Ubud e as praias de Kuta, destinos famosos por sua beleza natural. A ilha também é conhecida por sua rica e, extremamente natural, gastronomia local, que possui ótimo custo-benefício, quando comparada à alimentação de outros destinos internacionais similares.

Foto capa: iStock
Fotos do post: Via Pinterest.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *