Votos de Casamento: Dicas para criar o discurso perfeito

troca de votos1

Os votos de casamento são uma das partes mais emocionantes e significativas da cerimônia de casamento. É o momento em que o casal expressa seus sentimentos mais profundos e faz promessas um ao outro. Mas escrever e apresentar votos de casamento pode ser intimidante e desafiador. Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para te ajudar a criar o discurso perfeito para o seu grande dia.

  1. Comece cedo e planeje com antecedência

Escrever votos de casamento requer tempo e planejamento. Comece cedo e dê a si mesmo tempo suficiente para escrever, revisar e praticar. Considere o estilo e a personalidade do seu parceiro(a), bem como o tema geral do casamento. Isso ajudará você a criar votos que sejam autênticos e significativos.

A dica é esboçar o que você deseja falar, organizando as suas ideias em tópicos, ou “palavras-chave” para que você possa aprimorando o seu texto aos pouquinhos.

  1. Seja autêntico e sincero

Os votos de casamento precisam ser verdadeiros e autênticos. Fale sobre seus sentimentos, sonhos e esperanças para o futuro. Não tente ser outra pessoa ou escrever algo que não pareça que foi você que escreveu, sabe como?

Use palavras habituais, para que seus votos fiquem com a sua cara e as pessoas consigam te identificar pelas palavras ditas. Se você nunca foi um poeta porque ser um, justo neste momento, não é verdade? Se as pessoas te acham engraçado(a), certamente elas vão esperar um discurso leve e com pitadinhas de humor. A dica é: seja você!  Seja sincero e seus votos serão emocionantes e significativos.

troca de votos1Foto: Ainho Alves.
  1. Mantenha-os curtos e simples

Os votos de casamento não precisam ser longos e elaborados. Mantenha-os curtos e simples, mas ainda assim significativos. Lembre-se de que você estará emocionado e provavelmente nervoso durante a cerimônia, então manter seus votos concisos tornará mais fácil para você apresentá-los com confiança. Votos longos podem deixar as pessoas entediadas. Concentre toda a sua emoção em um texto menor, vai ser melhor pra você e pra todo mundo ;) Vai por mim!

Foto: Caio e Mila
  1. Inclua toques pessoais

Para tornar seus votos ainda mais significativos, inclua toques pessoais. Isso pode ser uma piada interna, uma referência a um momento especial que vocês compartilharam ou um trecho de uma música que seja importante para vocês. Esses toques pessoais ajudarão a tornar seus votos únicos e memoráveis.

Fotos: Ishenur Photography
  1. Pratique, pratique, pratique

Por fim, pratique seus votos. Leia-os em voz alta para si mesmo e para outras pessoas. Isso ajudará você a se sentir mais confiante e a evitar erros ou engasgos durante a cerimônia. Se você estiver nervoso, lembre-se de que seus votos são uma expressão de amor e compromisso, e que eles serão valorizados pelo seu parceiro, independentemente de como você os apresente.

Ainda assim, se você engasgar, ou chorar um pouquinho, tudo bem! Esse certamente será um dos momentos mais intensos da sua vida, os convidados estarão com o coração aberto para entender isso ;)  Na hora, só vai! Confia que vai ser lindo!

Escrever votos de casamento pode parecer intimidante, mas com tempo, planejamento e prática, você pode criar um discurso emocionante e significativo que será lembrado por anos. Seja autêntico, mantenha-os simples, inclua toques pessoais e pratique bastante. Com essas dicas, você estará pronto para criar os votos perfeitos para o seu grande dia.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *