De que maneiras as flores podem servir como aliadas da beleza em máscaras, tônicos, loções, sabonetes e cabelos. Jamar Tejada, farmacêutico e homeopata conta o passo a passo de cada receita caseira.
Várias espécies de plantas têm propriedades medicinais e cada flor possui uma variedade de substancias ativas com propriedades únicas entre si, é o que chamamos de princípio ativo a substância que exerce o papel farmacológico. O especialista conta que uma planta possui diversas substancias em sua composição, mas apenas uma ou algumas tem ação em nosso organismo.
“Assim como algumas tem ação mais sistêmica, outras tem ação de efeito mais estético. Alguns desses princípios ativos se encontram nas raízes, no caule ou nas folhas das plantas e outros podem se encontrar nas flores, dependendo a estação do ano alguns fitoquímicos podem ter maior concentração ou não”, explica.
Como uma flor pode conter vários ativos, várias são as propriedades medicinais e estéticas das mesmas, podendo ser amplamente utilizadas em produtos cosméticos, desde uso de hidratantes labiais, loções, máscaras, shampoos até rachaduras dos pés, o uso pode ser muito diversificado. Por isso que cada vez mais a indústria cosmética está atenta a esse apelo visual das flores e é claro as substâncias ativas das mesmas.
“Há uma tendência mundial no uso de produtos cosméticos naturais e o uso de flores é a grande aposta”,
Mas Tejard deixa um importante alerta:
“Na hora da compra veja se esse produto foi certificado pela ANVISA, se está dentro das especificações de validade, além das características básicas de integridade da embalagem (rachaduras, amassados e vazamentos) e ainda: dê preferência a embalagens escuras pois garantem maior estabilidade dos compostos orgânicos das mesmas”, finaliza o especialista que deixa algumas receitinhas possíveis de serem feitas em casa para alcançar a pele dos sonhos”.
Calêndula
Função: minimizar ruga
Receita: Óleo de calêndula
Após lavar em água corrente, macerar 20 g das flores de calêndula em 250 ml de óleo de oliva extra virgem durante 20 dias, no escuro e em recipiente de vidro escuro (âmbar). Filtrar com pano e espremer. Aplique o óleo para atenuar as rugas à noite, lave bem pela manhã.
Lavanda
Função: antisséptica e cicatrizante
Receita: Tintura de lavanda
Após lavar em agua corrente 10g de flores de alfazema, as disperse em 2 litros de álcool neutro ou de cereais, deixar em repouso por pelo menos uma semana. Molhe um algodão com a tintura e use como antisséptico e cicatrizante.
Alfazema
Função: aliviar o aspecto cansado
Receita: Essência de alfazema
Coloque um punhado de flores frescas de alfazema em 750ml de azeite e deixe macerando por 20 dias em local longe de luz e umidade. Filtrar em tecido de linho. Para aliviar cansaço, pingar algumas gotas desse óleo sobre um torrão de açúcar, dissolvendo-o lentamente na boca e pingar algumas gotas sobre as têmporas e os pulsos.
Camomila
Função: clareadora
Receita: hidratante de camomila
Lave 1 xíc. (chá) de flores de camomila em agua corrente.
Bata no liquidificador 1 xíc. (chá) de flores de camomila e ½ pote de iogurte natural, deixe em repouso por uma hora.
Aplique no rosto limpo e deixe agir por 40 minutos.
Tire com algodão embebido em água.
Rosa branca
Função: Esfoliante
Separe as pétalas de 3 rosas brancas em um recipiente.
Adicione 6 colheres (sopa) de farelo de aveia, 1 col. (sopa) de mel e 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem.
Misture bem. Aplique a mistura durante o banho, massageando com suavidade, use uma vez por semana.
Rosas e camomila
Função: hidratante
Receita: Leite de rosas
Lave as pétalas de rosas (8 botões de rosas brancas) e as flores de camomila (4 colheres de sopa) em água corrente.
Coloque tudo em um recipiente de vidro.
Adicione o leite (2 xícaras) no fogo, até começar a levantar fervura e despeje sobre as pétalas de rosa.
Tampe o recipiente e deixe em repouso por 3 horas.
Depois coe o leite de rosas e camomila em um pano de prato e descarte as pétalas. Conservar em geladeira até a hora de usar.