Receita de pão caseiro

Como é bom se desafiar na cozinha. Sabe aquele momento de bobeira que você quer aproveitar para fazer uma coisa que nunca fez? Pois bem, eu escolhi fazer pão caseiro. Vamos combinar que não existe coisa mais gostosa do que perfumar a casa com cheirinho de pão assando no forno, e depois poder cortar um pedaço ainda quentinho e comer com manteiga.  É felicidade pura!

Que tal convidar os amigos e familiares para um café da tarde neste domingo aí na sua casa? Vamos de pão caseiro? Calma, eu vou te explicar tim tim por tim tim e você vai ver como é muito fácil! ;)

Receita de pão caseiro:

ingredientes

2 tabletes de fermento ou 10 gramas de fermento seco (para pão)
1/2 xícara (chá) de água morna
1 e 1/2 colher (sopa) de açúcar

1/4 de xícara (chá) de óleo de milho
1 ovo inteiro
1 colher (chá) de sal
250 gramas de farinha de trigo

1/2 xícara (chá) de água fria (não gelada)
um pouco mais de trigo para dar o ponto da massa

Reparem que eu separei os ingredientes em 3 blocos, essa é a ordem que você vai precisar seguir na hora de fazer seu pão. Fica mais fácil de seguir assim ;)

modo_de_preparo

Etapa 1
Numa vasilha grande junte o fermento + água morna e misture levemente. Na sequência despeje o açúcar.
Cubra a vasilha com um pano e espere por 10 minutos. É importante que você coloque a vasilha em um local quieto, para que o fermento faça a parte dele.

O que acontece nesta etapa: O fermento vai agir na água morna e vai comer todo o açúcar que está ali; Resultado: Ele vai crescer, ficar fortinho e formar uma esponjinha, dobrando seu tamanho. Tecnicamente não é bem essa a explicação correta, mas vamos considerar assim =P

pao_caseiro1
Após 10 minutos, o fermento vai agir e virar uma espécie de esponja.

Etapa 2
Depois dos 10 minutos, acrescente na vasilha:
1/4 de xícara (chá) de óleo de milho
1 ovo inteiro
1 colher (chá) de sal
250 gramas de farinha de trigo

Misture bem. Nesta etapa a massa ainda ficará bem grudenta. Cubra a vasilha com um pano e deixe descansar em um local quieto até dobrar de tamanho. Geralmente leva de 40 minutos a 1 hora.

pao_caseiro2
Após misturar os ingredientes acima, a massa ainda ficará “grudenta”. Você não está fazendo errado. Apenas cubra a vasilha com um pano e deixe-a dobrar de tamanho.

Etapa 3
Despeje na massa  1/2 xícara de água fria (temperatura ambiente) e adicione aos poucos mais farinha de trigo. Sove até que ela fique lisa e solte das mãos. Em seguida faça uma espécie de “rolo” na massa e coloque em um forma de pão. (Se a forma for de alumínio é preciso untar com óleo, se for teflon não será necessário).

pao_caseiro4
Esta é a massa lisa, macia e homogênea que precisamos ter para poder colocá-la na forma.

Deixe descansar até que dobre de tamanho.   * Dica: Quando o pão estiver pronto para ir ao forno, borrife um pouco de água por cima dele e acrescente gergelim para decorar.

Leve ao forno pré aquecido (bem aquecido) e deixe assar até dourar.

Faça o testo do “pão oco” para saber se ele está assado. (Se você der umas batidinhas no pão e ele fizer o barulho de pão oco, é porque esta no ponto ;)

Em seguida mande um email para mim, avisando que o seu pãozinho está pronto. Irei correndo até você para garantir a minha fatia quentinha =P

pao_caseiro6

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *