Dia 03 de setembro foi o meu aniversário. Sabe o que isso significa? Que fui minha própria cobaia para o post tutorial de hoje ;)
Esse ano resolvi fazer meu aniversário em uma pizzaria, mas assim, tem que ter bolo né? Então resolvi fazer aquele bolo de bis que já não é novidade para ninguém . Mesmo assim sabe o que eu descobri? Que ele é tão fácil, mais tão fácil de fazer que fico me perguntando porque nunca tentei fazer antes =S
Passei por várias receitas na internet, mas a que gostei mesmo nem chega a ser uma receita, é apenas uma sugestão decorativa e é essa que foi explicar como faz \o/
A boa notícia deste bolo é que a massa pode ser do sabor que você quiser. Eu particularmente não gosto de bolo muito doce então escolhi a massa do bolo de café (clique aqui), para começar. Segui o passo a passo da receita, deixei o bolo esfriar bem e desenformei ele na minha própria boleira.
* Se você estiver com muita pressa poderá usar bolo de caixinha.
Com o bolo pronto, é hora de pensar em uma cobertura. Eu escolhi o ganache com chocolate meio amargo. Já conheço o meu “eleitorado (leia-se amigos) e sei que todos ali também não são muito fãs de bolo melado.
Para fazer o ganhache usei: 1 lata de creme de leite e uma barra de chocolate meio amargo.
Quebrei o chocolate em pedaços médios e levei ao micro-ondas por 1 minuto. Depois acrescentei o creme de leite e mexi com uma colher de pau para deixar a cobertura bem homogênea.
Com o ganache pronto, é hora de colocá-lo por cima do bolo. Para não ficar aquela coisa exageradamente escorrida nas laterais, eu preferi colocar a cobertura apenas em cima do bolo, deixando que eles escorresse naturalmente para os lados. Essa cobertura além de deixar o bolo mais úmido, também funciona como uma “cola” para o bis, e ainda tendo cuidado ele ficou com uma camada bem grossa de cobertura nas laterais.
Limpe o excesso de cobertura que possa ter escorrido além da conta e comece a contornar todo o bolo com o bis. A boa notícia é que mesmo que a cobertura não fique lisa nas laterais o bis irá cobrir todas essas imperfeições. Coloque um a um, bem coladinhos para que não passe nada pelos vãos. É nesta hora que o bolo começa a tomar forma e dar orgulho até para quem não tem talento na cozinha ;)
Usei uma forma de bolo de 25 cm de diâmetro. A quantidade de bis que precisei foi de 41 unidades. Isso mesmo: 2 caixas mais 1 bis avulso, acredita? Não poderia ser 40 ou 39, só de sacanagem o universo conspirou para eu precisar comprar 3 caixas (cada caixa vem com 20 unidades). Claro que comi o resto só de raiva =P
Você pode acabar por aqui, mas para deixar o bolo com um acabamento um pouco melhor, escolhi jogar um pouquinho de confete por cima. Aqui vai muito da preferência. De novo: como não gosto muito de doce, coloquei um pouquinho de confete colorido, só para cobrir o ganache que não estava totalmente lisinho. Usei mais ou menos 100 gramas de confete para cobrir um bolo com 25cm de diâmetro.
Para finalizar usei uma fita de cetim número 3 e fiz um topo de bolo com tecido para deixar tudo mais divertido e agradar a criançada. Funcionou! As crianças ficaram maluquinhas ;)
Você pode substituir o confete por amendoim, nozes, coco ralado ou chocolate granulado se não quiser deixar o bolo muito colorido.
Clique aqui para ver meu aniversário de 2013
Clique aqui para ver meu aniversário de 2012
Querida, Adorei a receita! Parece ser bem fácil de fazer.
bjos
Rubiaaa…parabéns atrasado!rs…e como sempre adorei a idéia e vou testar o bolo este fds..hehe…
Amei a receita vou fazer,bjos.
Amei a receita vou fazer,beijos.
Adorei!! O aniversário do meu esposo também é dia 03 de setembro, ou seja, daqui uma semana, vou fazer esse bolo!! Lindo!
Amei vou fazer para o meu noivado!