Regras de etiqueta para casamento


As leitoras do blog eu sei que são super treinadinhas e sabem TUDO sobre esse universo. Claro que algumas coisas escapam, afinal sempre temos uma coisa nova para aprender aqui ou ali.

Fale com Rubia Rocha - Blog do Casamento

Regras de etiqueta para casamento

Por isso preparei uma lista de “regrinhas de etiqueta” para você ficar por dentro do que é gafe, assim fica fácil de orientar nossos convidados, que em sua grande maioria são bem perdidos neste assunto.

Regras de etiqueta para casamento

? Fraque ou meio fraque só podem ser usados pelo noivo e pai do noivo. (Clique aqui para mais dicas sobre o traje do noivo)

?  Os padrinhos devem usar ternos escuros com camisas claras.

?  A cor branca/pérola ou marfim só pode ser usada pela noiva. Se você é convidada, aposte sempre no colorido, evitando o preto (caso seja uma  madrinha).

?  Chapéus femininos são permitidos em casamentos durante o dia.

?  Óculos escuros são permitidos, mas durante a cerimônia é melhor deixá-lo guardado.

?  Presentes devem ser entregues na casa dos pais dos noivos, antes do casamento. Não é elegante entregá-los no dia do casamento. Neste caso, deixe-o na casa dos pais dos noivos no dia seguinte. Se você mora longe, guarde o presente no carro e entregue diretamente aos pais dos noivos.

? Nunca use roupas informais em uma cerimônia (até mesmo em casamentos em cartórios). Evite jeans, tênis, moletons. – Clique aqui para algumas sugestões de looks femininos.

? NUNCA leve para casa os docinhos ou pedaços de bolo. Apenas o que for dado como lembrancinha.

? NUNCA leve para casa objetos da decoração ou do buffet, como talheres, taças e afins. Além de ser deselegante demais, os noivos terão que pagar por esses objetos roubados.

? Não fique querendo aparecer em todas as fotos e muito menos peça para ser fotografado, por mais intimidade que tenha com os noivos. Se controle e não queira aparecer tanto! Não é você o foco da festa. Caso o fotógrafo apareça para fotográfa-lo, tente agir da forma mais natural possível, ou seja, não fique querendo ocupar toda a foto e aparecer mais que os outros convidados. Seja discreto!

? O casamento é um evento que exige muito dos noivos, eles podem não conseguir dar toda a atenção que os convidados merecem. Por isso, não exiga que eles lhe dediquem atenção o tempo todo.

?  Sempre respeite o horário determinado no convite de casamento.

? Cuidado com os excessos. Beber demais, comer demais, perder o controle sobre a “alegria do momento” pode gerar uma situação desconfortável com os noivos e demais convidados. Mantenha a compostura e seja educado (a) sempre! Até porque um casamento não é um evento de fim de semana qualquer, certo?

 


Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

5 comments on “Regras de etiqueta para casamento”

  1. Gostaria de acrescentar algumas mais:
    – se o convite pede q vc confirme sua presença, faça isso!
    – noivos nao devem colocar, junto ao convite, sugestoes e/ou listas de presentes. Nao é elegante convidar já pedindo o presente, por mais pratico q isso possa parecer… As listas de presentes devem correr no boca a boca.
    – convidados e noivos nunca devem se atrasar! Convidados tbem nao devem chegar com mais de 30 minutos de antecedencia, pois atrapalha a finalizaçao dos preparativos. Entao, nem muito adiantados, nem atrasados!
    – profundos decotes, grandes fendas e comprimentos curtíssimos nao sao elegantes, especialmente para casamentos, q sao festas, a priori, familiares.
    – noivos, antes de exigir determinado traje, cor ou modelo aos padrinhos e madrinhas, analise minuciosamente a situaçao economica, forma fisica e idade de cada um. O correto seria q os noivos custeassem suas exigencias e q, ainda assim, nao fosse nada a contragosto dos convidados. Dessa forma, os noivos devem previamente ‘consultar’ os padrinhos/madrinhas sobre oq pretendem e nao simplesmente fazer exigencias.
    – Convidado, nunca leve mais de uma lembrancinha…nem q sua irmã, mãe ou pai tbem tenham sido convidados e nao compareceram a festa. As lembrancinhas são p os convidados q compareceram e apenas uma por pessoa!
    – vc pretende levar seu(s) filho(s)ao casamento? Duas situações: 1- previamente observe bem no convite se eles foram mesmo convidados, convites para ‘Sr. e Sra.’ NAO inclui filhos. Os filhos estao inclusos nos convites q constam ‘e familia’. 2- se leva-los, cuide deles! Crianças devem permanecer proximas e sob o controle dos pais, crianças correndo pela festa é sinal de falta de educaçao e risco maximo de acidentes.

  2. Acho que faltou um tópico importantíssimo: Os noivos contratam fotógrafos e cinegrafistas PROFISSIONAIS, então, deixe que estes façam seu trabalho! Além de deselegante, convidados fotografando e filmando atrapalham o trabalho dos profissionais. As fotos da entrada da noiva chegam a ficar feias, com tanto smartphone apontado para o corredor. Guardem suas câmeras para a festa!

  3. hahahaha…eu fiquei muito bebada num casamento que eu fui. Foi vergonhoso… Acho que é uma dica importante!!! Nunca mais bebi depois disso! Há males que vêm para o bem! bjss

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami