Doces finos ou doces tradicionais? Como escolher?

Acho que não tem coisa melhor que essa fase de degustação de doces na hora de planejar uma festa e junto vem aquela dúvida, encomendo doces finos ou doces tradicionais? O que será que o convidado prefere?

Hoje vamos abordar os pros e contras deles, (se é que tem contras, nessa questão) mas sem levar em consideração a decoração da mesa e a quantidade de docinhos que vc precisa encomendar.  Pra saber isso, basta clicar neste post aqui.

O que são doces finos?

Os doces finos são aqueles que tem na sua composição ingredientes mais sofisticados e gourmezinhos, pra dar um toque especial ao sabor. Além disso o aspecto dele também pode se diferenciar dos tradicionais, através do formato, ou montagem ou apresentação.

Um doce que é tradicionalmente feito com chocolate em pó, por exemplo, pode ganhar um aspecto mais refinado se for produzido com chocolate belga.

Na maioria das ocasiões, os convidados se atraem primeiro pela decoração, seja pela embalagem ou pela estética do produto e, depois, pelo gosto. Ainda considerando a estética, como as vezes é difícil de identificar o sabor dele, uma dica  legal é identificar esses docinhos através de uma plaquinha ou legenda, principalmente se os seus convidados tiverem restrições alimentares, além de evitar o desperdício, afinal de contas, o convidado vai escolher pela aparência e pela descrição do docinho.

Os doces finos trazem um toque mais refinado para festa, são esteticamente mais bonitos e diferentes, dispertam a curiosidade do convidado que pode experimentar algo diferente do tradicional se tornando uma uma experiência “gastronômica no casamento.

O fator negativo é o preço. Como eles são preparados com ingredientes mais caros, além de darem um pouco mais de trabalho, o valor do cento pode chegar a ser até 3x mais maior que os docinhos tradicionais. O lado positivo é que se você tem talento na cozinha, pode aprender a fazer os seus próprios doces finos para o casamento. Sim! Isso é possível e não é nenhum bicho de 7 cabeças, quer saber como? Então clique aqui! 

Como escolher seus docinhos finos?

Primeiramente, leve em consideração o seu gosto pessoal, até porque é você que está pagando por eles, depois, pense no que mais agrada os seus convidados, pois a mesa de doces é feita para todos.

Por exemplo: Se você sabe que seus amigos adoram provar sabores diferentes, está aí uma oportunidade de escolher docinhos com combinações de sabores que possam proporcionar essa deliciosa experiência para os seus convidados.  Se a maioria gosta de chocolate, então isso pode ser uma base pra você escolher seus doces, na tentativa de agradar a maioria das pessoas.

E o que são doces tradicionais?

Os doces tradicionais são aqueles feitos com ingredientes básicos. Aqueles que costumamos ver e comer em festinhas, como o brigadeiro (feito de leite condensado e o nosso chocolate em pós de sempre, beijinho, dois amores) e por aí vai.

O lado positivo desses docinhos, é que eles são muito democráticos e tem uma aceitação SUPER boa nas festas.  Eu já vi mesa de doces tradicionais de casamento se esgotando em 5 minutos!!!

Outro ponto positivo é que por serem mais populares, fica mais fácil de encomendar seus docinhos em confeitarias ou lugares que você já está acostumada a comprar.

Um terceiro ponto muito positivo desses docinhos é o preço. Sendo 1/3 do valor dos docinhos finos (em média),  dá pra encomendar uma quantidade maior de doces para deixar a sua mesa cheia e bem decorada  ou a quantidade ideal, só para economizar mesmo.

Vale lembrar que esses docinhos tradicionais são uma baita oportunidade para você que adora um DIY e tem habilidades mágicas na cozinha, ou tem um orçamento bem regradinho para gastar na festa. Se esse for o seu caso, que tal aprender a fazer mais de 15 receitas de brigadeiro Gourmet para a sua festa? Clique aqui e saiba mais. 

Mas aí vc deve estar se perguntando. Rubia, os doces tradicionais não ficam muito simples em uma festa de casamento?

Não! Fica lindo e aqui a dica é você colocar seus docinhos em forminhas mais elaboradas , caprichar na decoração da sua mesa de doces, com muitas plantas, flores e objetos decorativos.

Tá Rubia, mas eu não posso ter dos dois tipos?

Claro que sim! O ideal é que você faça justamente isso! E digo mais, criando uma base aqui bem genérica, sem levar em conta o perfil dos seus convidados,  o recomendado é destinar 10% para doces com recheio de fruta, 30% para chocolates no geral e 60% para doces tradicionais.

Não esqueça também de considerar os doces sem lactose, fit e veganos, dependendo do perfil dos seus convidados. A quantidade vai depender do número de convidados que tem essas particularidades.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *