House Wedding: Como fazer um casamento em seu quintal


O casamento é um dos grandes sonhos do casal e este momento precisa ser perfeito do início ao fim. Uma tendência entre os casais é o house wedding, onde a cerimônia é realizada no quintal de casa.

Esta é uma opção que pode deixar convidados e os noivos mais à vontade. Além disso, é mais econômico do que pagar por um espaço para realizar a cerimônia e a festa de casamento. Se esta é uma opção para você continue lendo e veja como fazer um casamento em seu quintal.

Fornecedores

O apoio de profissionais será ideal para que tudo fique perfeito no dia do casamento. Desde a equipe do buffet à equipe de desmontagem é necessário colocar tudo no papel para se organizar tanto financeiramente quanto na questão do espaço, pois esses profissionais precisarão de um local adequado para realizar os serviços que serão prestados aos convidados.

Planejamento

O tempo recomendado para organizar um casamento é de um ano. Durante este tempo faça um checklist e vá cuidando de cada item importante para a realização do evento. Um house wedding de pequeno pode custar na faixa de R$7,000, contudo este valor pode variar dependendo da decoração, quantidade de convidados e outros itens.

O custo benefício de um casamento no quintal é bem atrativo por ser mais barato, mas é importante se preparar financeiramente e pesquisar muito antes de contratar os serviços para a cerimônia e a festa. Por ser uma tendência, alguns fornecedores podem elevar os preços.

Local da festa

Antes de optar por realizar um casamento no quintal de casa é importante saber  quantas pessoas serão convidadas e como serão distribuídas cadeiras e outros objetos de decoração. Caso você tenha a intenção de comprar uma casa antes do casamento é ideal avaliar o terreno.

Se a sua intenção é uma cerimônia com bastante convidados, avalie casas com quintal maior. Há diversas opções de casas com quintal em Ponta Grossa e outras cidades brasileiras, o custo pode ser mais elevado, mas é um espaço que pode ser utilizado para outras ocasiões como aniversários, festas entre outros eventos, pense que pode ser um investimento a longo prazo.

Após escolher o imóvel com quintal para realizar a cerimônia de casamento, é necessário planejar outros detalhes da festa. Primeiramente é necessário decidir se a cerimônia e festa também serão realizadas no quintal, se for o caso, deixe os ambientes separados.

Lista de convidados

Lembre-se de ser realista com a quantidade de convidados, pois não será confortável muitas pessoas em um espaço limitado. Além dos convidados, é preciso lembrar das pessoas que trabalharão no dia do casamento para que eles consigam realizar os serviços de forma organizada dentro do espaço planejado.

Banheiros

Um espaço pouco pensado na hora de realizar um house wedding é o banheiro. É preciso pensar se o número de banheiros no imóvel é suficiente para atender os convidados. Se não for este o caso há outras opções como banheiros químicos (apesar de não ser o ideal, pois esteticamente eles não são agradáveis). Além disso, é necessário que tenha alguém para cuidar dele, pois constantemente o local precisará de reposição de papel e higiene para que os convidados sintam-se mais confortáveis.

Iluminação

Também é necessário se atentar a parte elétrica da casa e a iluminação do local, fazer testes alguns dias antes da cerimônia pode garantir que tudo seja perfeito no grande dia.

Uma dica é ter um gerador de emergência, para caso a energia caia no dia do evento. Outra questão para ter atenção é o fornecimento de água, garanta um carro-pipa para o abastecimento de água, desta forma você tem garantia que mesmo se a água for cortada por algum motivo terá como deixar os convidados confortáveis.

Outros detalhes

Além de se preocupar com o buffet, espaço, iluminação, água, também é preciso destinar um espaço para guardar os itens dos convidados. Afinal, ninguém quer ficar segurando bolsa, casacos ou chaves na mão durante a cerimônia.

Para a sua segurança e a dos convidados lembre-se de fornecer acesso apenas aos cômodos necessários do imóvel, os demais locais devem permanecer fechados.

Decoração

A decoração do local deve ser pensada de acordo com o tamanho do espaço disponível.  Se for pequeno é melhor evitar muitos itens para não ter poluição visual aproveitando melhor o espaço de circulação. Se for utilizar algum cômodo da casa, reconsidere a posição dos móveis do local.

Escolha uma paleta de cores e faça com que os itens fiquem em harmonia. Se você não tem muita experiência com o mundo do design é recomendado contratar um profissional para te auxiliar na escolha de cores, disposição dos móveis e itens decorativos.

Você também pode se inspirar com algumas fotos de house wedding que estão disponíveis em diversos sites. O local mais importante é o altar, pois ele será o centro das atenções durante um longo período, por isso dedique um tempo para planejar como quer deixá-lo.

Outro ponto importante é pensar em quem irá desmontar a decoração e recolher os móveis e objetos que foram locados, principalmente se os noivos decidirem seguir para um hotel ou direto para a lua de mel ao fim da festa.

Em resumo, para realizar um house wedding com sucesso é importante ter planejamento, ter paciência e calma para que tudo fique conforme o esperado no grande dia. Uma das coisas positivas deste tipo de casamento é a simplicidade, desde o buffet até as roupas não é necessário ter formalidade e pompa, pois a intenção é deixar o ambiente intimista e confortável.

As pessoas que são convidadas para este tipo de evento já sabem o que esperar quando chegarem no local, então não se preocupe se tudo estiver parecendo muito simples. Foque no conforto dos convidados e os demais itens irão se desenrolar conforme o necessário.

Gostou deste artigo? compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam como fazer um casamento em seu quintal!

Madison Katlin Photography

 

Veja também


Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami