Então Meninas… Faz tempo que eu estou guardando esse post.. Tempo é uma coisa cuja a falta me faz pobre demais…
Desde a época que era noiva, sempre tive extrema curiosidade em saber como é que se faz aquela pintura transparente em vidros (nesta categoria podemos incluir vidros de pimenta, vinho, conservas, geléia, cerveja, massa de tomate e qualquer coisa que quebre quando jogamos no chão =P) …
Semana passada ganhei dois vidrinhos de pimenta vazios do meu amado Marido… Ele sabe que gosto de guardar essas coisas para decorar a casa e a mesa quando tenho visita. Foi aí que pensei: É agora ou nunca Rubia… Vamos desencantar o post dos vidros coloridos?
Corri numa loja especializada e comprei um pincel de boa qualidade, e o verniz vitral (paguei R$ 3,20 em cada cor). O thinner eu já tinha em casa. Atualmente fiz um vídeo para ilustrar melhor… Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube aqui! Toda semana tem vídeo novo com os mais variados assuntos sobre casamento.
Minhas conclusões:
É muito fácil de fazer, não tem segredo nenhum, é como pintar a unha hehehe.
Usei luva para não me sujar, mas o thinner tira todo o resíduo da mão e do pincel, facilmente.
Se o pincel for macio e com cerdas boas, o verniz por ser quase líquido vai se espalhar facilmente, deixando a pintura com um bom acabamento.
Duas camadas são suficientes para cobrir a transparência do vidro. Eu fiz uma versão mais escura (três camadas), e a pintura ficou grossa e com algumas falhas. Já no vidro onde apliquei apenas duas camadas de tinta o acabamento ficou perfeito !
Arranjos de mesa com vidros coloridos vão deixar a decoração do seu casamento, noivado ou aniversário muito mais caprichada, pois eles perderão aquele aspecto de vidro comum.
Eles poderão servir como arranjo de flores, lanternas com velas e o que mais a sua criatividade permitir, além disso, você poderá reaproveitá-lo em casa depois da festa, para decorar aquele cantinho que precisa de um toque de cor. Uma super atitude sustentável ;)
Faça você mesmo: colorindo vidros com verniz vitral
Exemplificando a minha experiência de pintar vidros, lá vai uma inspiração de como eles ficarão decorando a sua mesa na festa de casamento ou noivado …
Fotos: Gabriela Quinália.
Lindas as decorações! Adorei a dica…
Nossa!! Adorei as dicas… tenho uns vidros que separei e não sabia como decorá-los… Obrigada!!
Onde comprar esse verniz vitral
Selma, em lojas de artigos para artesanato, e dependendo até em lojas de 1,99, aquelas que vende de tudo um pouco..
Boa noite!gostaria de saber se depois de pintados os vidros e prontos se lavar sai na agua?
Marcelo, se esfregar ele sai sim. Eu já lavei eles e pintei de outra cor depois. (pense numa pessoa indecisa) hehehe
Mas tem que esfregar muuuuito pra sair.
Amei, finalmente achei como faz.
Vou começar fazer para meu casamento. *-*
Posso fazer com vidro escur(verde) , pintar de azul pastel e amarelo?
Karen, os vidros verdes já são pintados, não sei se o verniz pega a cor por cima, mas nada que uns testes não resolvam ;)
Lindíssimo esse seu artesanato, você precisou usar máscara, pois esse material tem cheiro muito forte, eu fiquei com medo de usar, você pode me orientar?
Eu não usei máscara não. O cheiro é semelhante ao cheio de esmalte, talvez um pouquinho mais forte.
Essa tinta é acrilex?
Isso Alessandra , Acrilex – verniz vitral
o verniz vitral e feita a mistura com tihner
Bom dia, estou pensando em pintar taças de champangne para dar de lembrancinha aos meus padrinhos, porém, será que elas poderiam ser usadas para consumo? Você saberia me informar alguma técnica que permita o consumo do vidro?
Estou desesperada!!! Rsrs
Obrigada
bom dia. se eu pintar garrafas por imersão com vitral, por quanto tempo posso guardar?
gostaria de ja fazer para uma festa no final do ano
Dá sim
amei as dicas
Dá pra pintar com essa tinta preta garrafas da Stella Artois (no caso verdes)? Ou apenas vidros transparentes pegam a cor?
Júlia, nunca tentei pintar garrafas coloridas, mas acho que a cor não pega =/