Faça você mesmo: colorindo vidros com verniz vitral

Então Meninas… Faz tempo que eu estou guardando esse post.. Tempo é uma coisa cuja a falta me faz pobre demais…

Desde a época que era noiva, sempre tive extrema curiosidade em saber como é que se faz aquela pintura transparente em vidros (nesta categoria  podemos incluir vidros de pimenta, vinho, conservas, geléia, cerveja, massa de tomate e qualquer coisa que quebre quando jogamos no chão =P) …

Semana passada ganhei dois vidrinhos de pimenta vazios do meu amado Marido… Ele sabe que gosto de guardar essas coisas para decorar a casa e a mesa quando tenho visita. Foi aí que pensei: É agora ou nunca Rubia… Vamos desencantar o post dos vidros coloridos?

Corri numa loja especializada e comprei um pincel de boa qualidade, e o verniz vitral (paguei R$ 3,20 em cada cor). O thinner eu já tinha em casa. Atualmente fiz um vídeo para ilustrar melhor… Aproveite para se inscrever no nosso canal no YouTube aqui! Toda semana tem vídeo novo com os mais variados assuntos sobre casamento.

Minhas conclusões:

É muito fácil de fazer, não tem segredo nenhum, é como pintar a unha hehehe.

Usei luva para não me sujar, mas o thinner tira todo o resíduo da mão e do pincel, facilmente.

Se o pincel for macio e com cerdas boas, o verniz por ser quase líquido vai se espalhar facilmente, deixando a pintura com um bom acabamento.

Duas camadas são suficientes para cobrir a transparência do vidro. Eu fiz uma versão mais escura (três camadas), e a pintura ficou grossa e com algumas falhas. Já no vidro onde apliquei apenas duas camadas de tinta o acabamento ficou perfeito !

Arranjos de mesa com vidros coloridos vão deixar a decoração do seu casamento, noivado ou aniversário muito mais caprichada, pois eles perderão aquele aspecto de vidro comum.

Eles poderão servir como arranjo de flores, lanternas com velas e o que mais a sua criatividade permitir, além disso, você poderá reaproveitá-lo em casa depois da festa, para decorar aquele cantinho que precisa de um toque de cor. Uma super atitude sustentável ;)

vidros_coloridos_decoracao_de_casa

Faça você mesmo: colorindo vidros com verniz vitral
Exemplificando a minha experiência de pintar vidros, lá vai uma inspiração de como eles ficarão decorando a sua mesa na festa de casamento ou noivado …

colorindo vidros com verniz vitralcolorindo vidros com verniz vitralcolorindo vidros com verniz vitral
Fotos: Gabriela Quinália.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

20 comments on “Faça você mesmo: colorindo vidros com verniz vitral”

    1. Marcelo, se esfregar ele sai sim. Eu já lavei eles e pintei de outra cor depois. (pense numa pessoa indecisa) hehehe
      Mas tem que esfregar muuuuito pra sair.

  1. Lindíssimo esse seu artesanato, você precisou usar máscara, pois esse material tem cheiro muito forte, eu fiquei com medo de usar, você pode me orientar?

  2. Bom dia, estou pensando em pintar taças de champangne para dar de lembrancinha aos meus padrinhos, porém, será que elas poderiam ser usadas para consumo? Você saberia me informar alguma técnica que permita o consumo do vidro?
    Estou desesperada!!! Rsrs

    Obrigada

  3. bom dia. se eu pintar garrafas por imersão com vitral, por quanto tempo posso guardar?
    gostaria de ja fazer para uma festa no final do ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *