Chá de bebê surpresa: veja 14 dicas para organizar!

É tão bom proporcionar surpresas boas para as pessoas que amamos. Ainda mais para aquele casal de amigos que está na expectativa da chegada de um bebê.

Todos ao redor querem mostrar muito amor e bons votos para a criança a caminho e também à mamãe. Muitas vezes, sem que ela saiba. Mas existem alguns cuidados para a preparação de um chá de bebê surpresa que são bastante importantes.

Então, nesse texto, vamos te mostrar esses cuidados com 14 dicas práticas.

Certifique-se de que os grávidos vão gostar da surpresa

Será que eles são o tipo de pessoa que interagem bem com surpresas? Essa é uma pergunta importante, já que nem todas as pessoas se sentem confortáveis com surpresas.

Outro ponto interessante de analisar é o nível de intimidade que você tem com os grávidos. Não é uma boa ideia dar festas surpresa para pessoas com as quais você não tem tanta intimidade. Além da inconveniência, muitas informações vão faltar!

Então é bom garantir que você ou outra pessoa parte das organizações sejam bastante próximas dos grávidos.

Certifique-se de que eles estarão livres na data escolhida

Imagina só que loucura seria se os grávidos não estiverem disponíveis para participar da festa? Se um deles estiver trabalhando, ou tiver consulta médica marcada…

Por isso, também, a intimidade com os papais é importante, para ter alguém mapeando os planos deles secretamente. Aos poucos, vá se informando sobre a agenda deles, sem que eles desconfiem.

Estas informações irão te ajudar a fazer um chá de bebê surpresa em uma data adequada para os dois.

Pense no menu

Realmente, o planejamento de uma festa surpresa não é fácil.

Existem vários pontos que você precisa considerar. No caso do cardápio de um chá de bebê, é importante consultar se os grávidos têm alguma restrição alimentar ou estão em alguma dieta especial. Checando isso você garante que os papais vão aproveitar a festa ao máximo.

De acordo com matéria do site do Hcor (hospital do coração) os alimentos listados aqui embaixo são responsáveis por 90% das alergias:

  • Leite de vaca
  • Soja
  • Amendoim
  • Ovo
  • Castanhas
  • Trigo
  • Peixe e frutos do mar

Esses são os principais. Mas lembra daquele passeio para não levantar suspeitas que comentamos? Então, esse passeio pode ser a oportunidade perfeita para entender esses pontos.

Numa conversa, você pode consultar casualmente sobre os hábitos alimentares dos grávidos e usar essas informações para construir o menu.

Defina o local do chá de bebê

O local também pode ser um carinho da surpresa. Você pode escolher um lugar que tenha significado para os grávidos. Isso é muito bacana para deixá-los confortáveis.

Pense num local que também comporte os convidados confortavelmente e que aceite barulho durante o horário da festa.

Estabeleça um orçamento

Estabelecer um orçamento é o fundamento de toda boa festa. Ninguém quer que a decoração esteja linda mas que os convidados não tenham o que comer, por exemplo.

Então o orçamento é importante para delimitar o número de convidados e quanto de dinheiro vai para cada parte da festa.

O site geekonomics fez um exemplo de tabela de orçamento considerando 110 convidados:

Esses valores mudam de acordo com o número de convidados. Se você estiver buscando um chá de bebê mais intimista, então alguns valores vão ser dissipados, como o salão de festa e buffet, por exemplo.

Se você não quer gastar muito neste evento, dê uma olhada nestas dicas para um chá de bebê econômico.

Peça-os para que criem uma lista de possíveis presentes

Essa aqui é a parte complicada! Mas olha só, essa dica pode ser maravilhosa para resolver isso.

Você pode convencê-los a fazer um chá de bebê por conta própria e como primeira tarefa, eles devem organizar a lista de presentes. Para facilitar a escolha, você pode usar a Mimon para criar uma lista online. 

Ou a lista pode ser apenas para que as pessoas próximas saibam como presentear o bebê.

Essas duas formas podem ajudar a conseguir uma lista com as reais necessidades dos papais.

Planeje como você os levará para a festa

Esse momento precisa ser planejado com cautela já que é o grande momento da surpresa.

Você precisa organizar algum passeio com o casal que não levante suspeitas. Para isso, um tempo antes do chá, você pode fazer um passeio de verdade, assim no segundo convite, eles não vão esperar pela surpresa.

Crie uma lista reduzida de convidados

Criar um chá de bebê mais intimista é muito bom de um ponto de vista econômico, mas no caso de um chá de bebe surpresa isso é quase mandatório.

É importante que os grávidos se sintam confortáveis com todas as pessoas que estarão presentes nesse momento tão especial.

Então é importante pensar em cada convidado com cuidado para evitar qualquer tipo de constrangimento.

Esclareça no convite que a festa é surpresa

Essa informação precisa estar em destaque e com muitas setinhas ao redor. Brincadeiras a parte, essa é uma das coisas que mais arruina festas surpresa. Aquele convidado desavisado que vai consultar os homenageados sobre a festa.

Como aqui estamos pensando em algo mais intimista, é bacana que os convites sejam entregues junto com aviso verbal ou telefonema.

Envie os convites com antecedência

Dessa forma você garante que os convidados organizem suas agendas ao redor do dia da festa. Avisar muito em cima da hora aumenta bastante a possibilidade de incompatibilidade de agenda.

15 dias são a antecedência mínima para esse tipo de evento, mas 1 mês é o ideal para permitir que os convidados se organizem para a compra dos presentes.

Combine um horário mais cedo

Imagine só que complicado seria, se no momento em que os grávidos chegarem, um convidado aparece e acaba com a surpresa.

Por isso, determine um horário cerca de 1 hora mais cedo que o momento da surpresa para garantir a presença de todos os convidados no momento que é o ponto alto de uma festa surpresa.

Escolha o tema

Existe uma porção de temas interessantes para a decoração de um chá de bebê, mas de novo, numa festa surpresa, considere temas que vão ser confortáveis para os grávidos.

Mas, veja aqui alguns temas de decoração mais neutros para uma festa surpresa:

Elabore jogos e brincadeiras

Essa é, definitivamente, a parte mais divertida em um chá de bebê! As atividades de interação entre os convidados.

Veja aqui embaixo algumas brincadeiras clássicas de chá de bebê:

Acerte o presente

Essa deve ser a brincadeira mais comum nos chás de bebê e é bastante divertida! Antes de abrir cada presente trazido pelos convidados, os grávidos tentam acertar qual é o objeto que está na caixa. Errar o presente gera penalidades para ps grávidos e acertar gera penalidades para os convidados.

Mas veja bem, essas penalidades precisam ser leves! Algo como deixar uma criança ir completando uma maquiagem no rosto dos pais aos poucos ou prender seus cabelos de um jeito engraçado.

Bingo do bebê

Para fazer essa brincadeira, você precisa criar 1 cartela de bingo para cada convidado. Cada uma deve ter uma combinação diferente de presentes que o bebê possivelmente vai receber.

O convidado que completa uma linha ou coluna inteira na cartela, durante a abertura dos presentes, ganha um prêmio.

Quem é esse bebê

Essa é uma brincadeira legal para trazer boas recordações durante a festa. Para fazer é necessário que cada convidado traga uma foto de quando era bebê e os grávidos tentam identificar, entre os convidados, quem é o bebê em cada foto.

Qual o tamanho da barriga

Ao chegar na festa, cada convidado corta um pedaço de barbante com o tamanho que acham que a barriga da grávida tem, mede com fita métrica e escreve o tamanho num cartãozinho.

Na hora da brincadeira, a barriga da grávida é medida com a fita métrica e o convidado que chegou mais perto da medida ganha um prêmio.

Não se esqueça de filmar a reação dos grávidos!

Toda a festa surpresa gira em torno desse momento! Então se certifique de que alguém vai ficar encarregado de filmar o momento em que os grávidos forem surpreendidos.

Por fim…

Organizar um chá de bebê surpresa não é uma tarefa simples, mas com os cuidados certos você pode criar uma festa inesquecível. As dicas apresentadas acima devem ser aplicadas em conjunto e, mesmo que haja problemas, você deve se manter firme e continuar com o planejamento do evento.

Com isso, você conseguirá criar um evento bem organizado e que ficará para sempre gravado na memória dos pais e convidados.

Que seu evento seja bem-sucedido. Boa sorte!

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *