Casamento sustentável: ong faz convites com papel reciclado e ajuda jovens em risco social

Os convites de casamento feitos com papel reciclado estão entre as opções sustentáveis para casais que se preocupam com esse conceito e não querem deixá-lo de lado no grande dia.

O termo sustentabilidade vai além da questão ambiental. Está ligado a um tripé que leva em consideração as seguintes características: precisa ser ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. Nesse contexto, o Instituto Reciclar se destaca na produção desses convites, que são feitos por adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, como uma forma de inserção no mercado de trabalho.

Por meio da confecção desses convites e de outros produtos feitos com papel reciclado, os jovens têm, dentro da Oficina de Reciclagem do Instituto, a oportunidade do primeiro emprego com carteira assinada, ganhando um salário mínimo. Além de aprenderem sobre responsabilidade ambiental, eles recebem treinamento e realizam as atividades relativas a cada etapa do processo de reciclagem de papel e de manufatura de produtos especiais, treinando o lado profissional.

Os noivos que compram do Instituto Reciclar contribuem diretamente com a ong, já que toda a renda obtida é revertida ao Reciclar. Escolher esse tipo de convite também traz uma opção de design sustentável, já que o papel reciclado, por si só, já conta com um visual característico. No Reciclar, os casais podem optar por um modelo próprio do Instituto ou dar sugestões de como gostariam que os convites fossem confeccionados. Um pedido de 150 convites fica pronto dentro do prazo de 15 dias, em média. Contudo, para garantir que todos serão convidados a tempo, o ideal é que o pedido seja fechado três meses antes.

convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar
convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar

convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar

convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar

convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar

convite de casamento sustentável - Instituto Reciclar

O Instituto está aberto para quem quiser conhecê-lo. É uma oportunidade de saber como são feitos os convites e como os mesmos estão contribuindo para a formação desses jovens. O Reciclar é uma organização sem fins lucrativos fundada em 1995, que está localizado na região do Jaguaré, em São Paulo. A oficina trabalhou a todo vapor em 2013. Cerca de 40 mil itens foram confeccionados no ano passado, entre convites de casamento, calendários de mesa, cartões de visita e cadernos. Ao longo desses 18 anos, mais de mil pessoas – entre adolescentes e adultos -, moradores da comunidade, foram atendidos.

 Instituto Reciclar
Casamento sustentável: Ong faz convites com papel reciclado e ajuda jovens em risco social.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

One comment on “Casamento sustentável: ong faz convites com papel reciclado e ajuda jovens em risco social”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *