Percebi que o uso dos talheres é uma dúvida mais comum do que se imagina, por isso resolvi abordá-lo para acabar de vez com esse “mistério” para não restar dúvida quando você for convidada para aquele evento mais sofisticado.
Uso dos talheres:
Em uma montagem padrão onde o prato e/ou souplat estão na sua frente, a colher e facas ficam à direita e os garfos ficam à esquerda. Os talheres acima do prato são para a sobremesa.
Comece utilizando de fora para dentro, ou seja, usando primeiro o talher que estiver mais distante do prato.
As colheres, obviamente são reservadas para a sopa.
Quando temos dois jogos de talheres iguais, ou seja, 2 facas iguais a direita e 2 garfos iguais à esquerda, use primeiro o que está mais distante do prato para o primeiro prato que for servido.
No imagem abaixo, significa que o primeiro prato (entrada) precisa de garfo e faca para saladas, carpaccio, tartar, etc.
O segundo é uma sopa (veja a colher), o terceiro garfo e faca e o último, novamente garfo e faca serão para os últimos dois pratos a serem servidos, totalizando 4 pratos.
Para a sobremesa utilizaram somente o garfo e colher, o que significa que não teremos frutas.Se houvesse uma faca de sobremesa, ela seria colocada acima da colher, com o cabo na mesma posição da colher.
Cortamos os alimentos com a mão direita e usamos o garfo com a esquerda. Se não conseguir use o garfo na direita e corte com a esquerda, faça isso do início ao fim da refeição, nada de ficar trocando os talheres de mãos =)
Pegue quantidades pequenas com o garfo, apenas o que conseguir sem a ajuda da faca . Quando a comida estiver no final, você poderá usar a faca para amparar o alimento e o garfo vai em direção à faca. Tudo com calma e delicadeza, sem raspar os talheres no prato, é importante ser discreto(a) ;)
A função do garfo é espetar, por isso espete os alimentos que precisam ser cortados (carnes, legumes, queijos) e leve o pedaço cortado espetado no garfo à boca.
As folhas das saladas devem ser servidas em pequenos pedaços. Se não for o caso, dobre-as até ficarem uma “trouxinha” pequena que caiba na sua boca. Na teoria, não se deve cortar as folhas de salada, mas se esse for o caso, corte com a lateral do garfo com muita calma e delicadeza.
Se os talheres forem sendo colocados à medida em que os pratos são servidos, espere o prato chegar para saber que o usar.
Pratinho do lado com uma faca: é o prato de pão e a faca para a manteiga ou outros patês. Pegue o pão sempre com a mão e tire pequenos pedaços – não use faca para cortar pão. Se sobrar molho no final do prato raspe com o pão, coloque um pedaço pequeno de pão dentro do prato, espete com o garfo e pronto . Desperdiçar molho JAMAIS! ;)
Ainda sobre o prato de pão: Não coloque sobras de comida nele, sabe aquilo que horrivelmente chamamos de “cemitério”? Então.. O prato de pão NÃO é para isso. O que você não quiser mais, deixe dentro do seu prato, no cantinho.
Sobremesa: Faca e garfo para frutas e queijos. A colher fica para mousses, sobremesas cremosas, distribuir calda sobre os pedaços da iguaria. Serve também para fazer as vezes da faca em doces como tortas, eclair, etc.
Sei que é coisa demais para se lembrar, ninguém tem obrigação de saber isso tudo ou de nascer em um lugar onde esses hábitos fazem parte do cotidiano desde a infância.
Porém, muito pior do que não estar familiarizado com as “regras de etiqueta” é se portar de forma inapropriada, como falar e rir alto demais, falar de boca cheia, mastigar de boca aberta, usar palitos de dentes à mesa, se jogar nos sofás, se intrometer em conversas e sobretudo exceder na bebida.
O uso de talheres e outras “etiquetas” à mesa: Via