Foto destaque: Olivia Proença.
Juntar as escovinhas de dente parece mágico, ainda mais quando estamos a todo o vapor com os preparativos do casamento. Tudo é lindo, um sonho prestes a se realizar. Porém… depois de um tempo aquela vibe maravilhosa do casamento diminui com o tempo e perde espaço para uma nova rotina que o casal constrói. É aí que mora o perigo!
Saber levar o casamento, respeitar as diferenças e conversar sobre essa nova vida que o casal levará a partir de agora é FUN-DA-MEN-TAL para um casamento equilibrado e feliz, para isso listei algumas situações que precisam ser bem resolvidas entre o casal.
Coloque tudo na ponta do lápis:
Depois do casamento as contas mudam, água, luz, internet, mercado farão parte da nova realidade e por isso o casal precisa definir como dividirão as contas. Além disso, uma casa nova exige um volume de dinheiro extra para os móveis e utensílios que precisarão ser comprados. Tudo isso precisa entrar nas estimativas de gastos, para que o casal saiba o quanto irá gastar, o quanto precisará ganhar, e principalmente, o quanto poderá poupar.
Além do planejamento doméstico, é muito importante que o casal trace objetivos para o futuro. Sem objetivos conjuntos a rotina e a falta de rumo pode fazer o casamento entrar em crise.
Os objetivos podem ser nas mais diversas modalidades a médio e longo prazo: uma viagem para o exterior, uma boa quantia poupada no banco para garantir a aposentadoria, a compra de uma casa na praia, e assim por diante.
Casamento equilibrado é aquele em que o casal ruma junto para algum lugar.
A primeira compra no mercado:
Mesmo que o chá bar/cozinha tenha rendido muitos utensílios, a casa nova precisará de uma compra inicial considerável, pois produtos de limpeza, alimentos, higiene e alguma coisa aqui e ali que vocês precisarão comprar, como lâmpadas, por exemplo, renderão algum dinheiro para os supermercados.
Para evitar aquela sensação de começar aos trancos e barrancos, reserve uma quantia extra para a sua primeira compra. Uma dica é guardar uma pequena parte do dinheiro da lua de mel para esse fim. Desta forma vocês começarão a vida de casados com a sensação de que a vida está funcionando 100% bem no novo lar.
Conversando sobre as diferenças:
Se você pensa que conhece tudo sobre sua esposa ou seu marido, então espere até casar. Curiosidades e manias vão se revelando, os defeitos também. Para evitar que o casamento caia em uma rotina de briguinhas sobre pasta de dente, toalha molhada em cima da cama, o melhor mesmo é conversar e acertar todos esses “pontos pretos” na vida do casal.
Divisão de tarefas:
Hoje, é muito difícil ver uma esposa largando o seu emprego para cuidar da casa após o casamento. A renda do casal vai muito melhor com os dois trabalhando e por isso nada mais justo que ambos tenham suas responsabilidades domésticas, para não sobrecarregar ninguém.
Uma das maiores causas de discussões de um casamento é o acumulo de tarefas domésticas. Isso é fato!
Uma boa forma de lidar com esse desconforto é através da divisão de tarefas, ou seja, enquanto um prepara as refeições, o outro limpa a cozinha. A limpeza da casa também pode ser setorizada. Assim as tarefas domésticas terminam logo, sobrando mais tempo para os “programinhas a dois” =)
Foto: Álbum de Casamento
Não deixe a magia do grande dia se perder:
Depois de um tempo após o casamento, a rotina começa a apagar aquele clima eufórico da festa. Com isso tudo passa a ser mais mecânico. Casa – trabalho, trabalho – casa. É muito importante que o casal se empenhe em surpreender um ao outro para garantir um casamento saudável. Surpresinhas como um café na cama, um jantarzinho a luz de velas, um chocolate embaixo do travesseiro garantem bons momentos de pura felicidade.
Surpresinhas inesperadas rendem bons momentos e um casamento bem equilibrado.