Top 5 dicas para um casamento barato

Vamos combinar que os próximos nos vão bombar de casamentos.. Muita gente deixou para celebrar esse grande dia em 2023 para garantir que a pandemia fique no passado. Por isso, preparamos um Top 5 dicas para um casamento barato (sem abrir mão dos seus sonhos)… Quer ver?

Deixando os medos de lado: como lidar com as preocupações de um casamento perfeito. Aprenda a planejar cada detalhe e sem estourar o seu orçamento. 

Faça a cerimônia e a festa no mesmo local

Parece muito óbvio? Talvez sim. O fato é que cerimônia e festa no mesmo local é uma ótima estratégia para quem quer economizar. Isso porque você poupa tempo com contratação de fornecedores extras, pouca deslocamento dos convidados, poupa decoração de dois lugares e só com isso, certamente você conseguirá atingir as suas metas de orçamento para um casamento barato.

Fotos: Caio e Mila

Procure locais alternativos para casar

Se vc não tem orçamento para alugar uma chácara ou um espaço de eventos para a sua festa. Vale dar umas pernadas por aí atrás de locais alternativos. Além disso, já pensou na possibilidade de casar em um parque? Em um sítio ou casa da praia de algum familiar? E se o seu casamento fosse no quintal de casa, ou no salão de festa do prédio? E se fosse naquela pizzaria que você sempre vai com o seu amor para comemorar as conquistas ?

Viu só como podemos sair da caixinha só com algumas possibilidades?

Fotos: Dennis Araya

Simplifique o cardápio

Prepare-se… Vou revelar um GRANDE segredo para você… (pausa para o mistério….) Você não precisa fazer uma recepção completa com jantar, almoço, canapés e afins se o orçamento for limitado.  Você pode fazer a sua celebração só com um bolo só com uma mesa de doces pra compartilhar esse momento com seus convidados.

Quer uma outra dica? Se você tem talento na cozinha, pode inclusive fazer os seus próprios docinhos de casamento.  Para isso é só treinar  suas receitas e fazer os docinhos alguns dias antes do casamento para não tumultuar a sua agenda no dia do casamento.

Quer aprender a fazer docinhos finos pro seu casamento? Então clique aqui. 

Quer aprender a fazer muuiiitas receitas de brigadeiro gourmet pra deixar a mesa de doces mais sofisticada sem gastar muito? Clique aqui.

Você pode substituir todas as sobremesas e docinhos por uma fantástica mesa de bolos da fazenda. Confira o livro digital completo com receitas práticas e detalhadas. (aqui)

mesa de bolos caseiros foto 6

mesa de bolos caseiros foto 1

mesa de bolos - inspirações de casamento3

mesa de bolos - inspirações de casamento2

mesa de bolos - inspirações de casamento

Aposte no DIY e faça a própria decoração de casamento

Ah Rubia, mas isso não é locura? Não vai atrasar as coisas na cerimonia.
Não!!! Isso porque a montagem da decoração no dia do casamento precisa ser feita por outra pessoa. Delegue isso para madrinhas,  pais ou amigos próximos. Mas a decoração em si, vocês podem fazer sozinhos.

Fotos: Johansson Correia + Thaís

Quer uma dica bem prática???  Use vasinhos de flores ou plantinhas como lembrancinha e aproveite esses mesmos vasinhos pra decorar a mesa dos convidados.

Vocês podem usar plantas em vasos para decorar a mesa de doces e os demais cantinhos do casamento.  Não tem erro, é só posicionar elas no local. Samambaias por exemplo, dão um toquezinho bem botânico, criam volume e deixar a decoração super sofisticada.

Você pode usar vidrinhos com flores ou folhas que também são muito fáceis de fazer e tão um toque bem singelo e querido na decoração da festa. Vale lembrar que se vocês optarem pelas flores naturais em ramos para decorar a festa, fique sabendo que elas duram em media uns 7 dias na água… Ou seja, você pode montar a sua decoração dias antes do casamento, sem se atropelar com as coisas ;)

Porta retratos também são ótimos aliados para quem quer apostar em uma decoração de casamento prática. Use fotos ou posters para personalizar cada cantinho da festa. (clique aqui para conhecer todos os mimos para imprimir do Blog do Casamento ;)

A dica para decorar um casamento barato é montar uma pastinha de inspirações e estudar as possibilidades dentro do que você consegue fazer. Acesse o Pinterest do Blog do Casamento para se inspirar!!!

Simplifique o look e a produção dos noivos.

Se você não tem intenção de fazer um casamento tradicional, daqueles bem clássicos com direito a vestido princesa, veu catedral e grinalda,  acha que a sua vibe é uma coisa mais intimista,  então você não precisa necessariamente alugar ou mandar fazer um vestido de noiva dentro dos padrões tradicionais. Se o casamento barato é um objetivo, essa dica certamente vai fazer você economizar muito, sem esforço algum!

Os macacões de noiva por exemplo,  estão em alta, são muito versáteis e combinam com vários estilos, passando pelo boho, glam, minimalista e praiano. Eles são elegantes e por se moldarem ao corpo ficam bem em praticamente todos os tipos físicos, sem contar que eles podem ser usados em outras situações, no futuro.

Além disso (novamente), se o seu casamento for informal, vale a pena direcionar o seu olhar para lojas mais comuns, como as lojas de rua e shopping. Certamente você irá encontrar muitas opções de vestido alternativo para o seu momento especial.

 Você também pode aprender a fazer a sua própria maquiagem de noiva. O segredo é estudar, treinar e por em prática no dia do casamento, sem medo de errar. Confira um curso de maquiagem do básico ao avançado para você descobrir que pode dar conta do recado (clique aqui).

 Já paras os noivos, calças e bermudas de sarja, linho, com uma camisa branca (com ou sem gravata) também estão de bom tamanho para quem não quer gastar com traje e quer um lookquinho mais confortável e descontraído para casamento ;)

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *