Saiba quais são os cinco requisitos para uma vida financeira saudável

Por: Jose Leonardo de Campos

Nos dias de hoje, existem inúmeras ferramentas e conteúdos direcionados a organização e planejamento financeiro e, muitas vezes, tamanha diversidade. Apesar de benéfica, pode trazer a falsa impressão de uma complexidade que na verdade não deveria existir.

Organização e planejamento financeiro pessoal é algo que mandatoriamente tem que ser simples e prático e acima de tudo, tem que funcionar para você. Claro que alguns requisitos sempre serão necessários, mas sempre existem formas diferentes de se chegar ao mesmo objetivo.

Como desenvolver um planejamento financeiro?

De maneira prática, são requisitos necessários para uma vida financeira mais saudável:

  1. Saber o quanto ganha

  2. Saber o quanto gasta

  3. Gastar menos que ganha todo mês

  4. Ter o dinheiro antes de gastar o dinheiro

  5. Ter reservas e saber investir

Salve essa regra na sua pastinha!

Podemos separar nossas despesas de forma simples em contas a pagar (são as despesas fixas como aluguel, luz, academia e as dívidas como empréstimos, financiamentos e compras parceladas), investimentos (dinheiro que queremos guardar para objetivos futuros). E, finalmente, nosso consumo variável que são basicamente as despesas que temos com consumo no dia a dia. Ou seja, aquele cafezinho na padaria, uber, ifood, farmácia e aquele cineminha, por exemplo.

O que é importante entender aqui é que nossas contas a pagar e investimentos acabam sendo mais previsíveis, são valores parecidos todo mês, já nosso consumo variável é algo mais incerto.

Então, se controlamos o consumo variável, controlamos todo nosso orçamento. Logo, a maneira mais simples de controlar suas finanças é controlando o consumo variável.

Como controlar o consumo variável?

Agora, como controlar o consumo variável sem necessariamente ter que anotar gastos em planilha ou aplicativo?

Simples, siga esses dois passos:

  1. Primeiro: crie seu objetivo de consumo mensal com base no seu orçamento e no seu dia a dia.
  2. Segundo: separe o valor que determinou para seu objetivo de consumo variável em uma conta ou cartão separado do restante do seu orçamento.

Para separar o valor que determinou para consumo variável mensal, a dica é usar uma conta digital sem custos de bancos digitais como o banco Original, banco Inter, C6  por exemplo.

Assim, você conseguirá acompanhar seu consumo variável, separado das suas demais despesas, diretamente no aplicativo e sem ter que anotar nada, e o mais importante, sem perceber, estará cumprindo os cinco requisitos para uma vida financeira mais saudável.


 (essa não é uma sugestão de orçamento ideal, apenas um exemplo)

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *