Reza a lenda que o véu surgiu com os Gregos que acreditavam que ele protegia a noiva dos maus espíritos. No catolicismo ele representa o véu de Maria. A Grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados, e por aí vai.
Antes de cruzar a linha do tempo e passar para a atualidade, achei interessante buscar o ponto inicial dessa tradição afinal de contas somos noivas e porque não dizer agora cultas nessa questão! heheheeh
Hoje um casamento informal dispensa o véu de noiva, mas ele está longe de sair da moda, afinal de contas tem gente que preza pela tradição.
A melhor forma de saber que véu cai melhor em você é provando ele junto com o vestido. Veja a seguir as dicas para escolher o seu véu de noiva:
1) O véu precisa OBRIGATORIAMENTE ser do mesmo tom do vestido. Branco com branco, Beje com Beje.
2) Os enfeites seguem a mesma regra. Se seu vestido é todo bordado com pedraria, seu véu precisa ter detalhes em pedraria e não pérolas.
3) Na hora de experimentar o véu, verifique se ele está confortável em você. Muitos podem ser removíveis, o que ajuda a não estragar o penteado na hora da festa. Sabe como é né.. Todos querem abraçar a noiva, e não queremos que seu couro cabeludo seja arrancado jundo com o véu na hora do abraço.
4) Quando for fazer a prévia do penteado, leve o véu para discutir com a profissional qual o penteado mais indicado.
5) Se a cerimônia for realizada em um local pequeno, o véu curto é o mais indicado. A regrinha é assim: quanto mais formal o casamento, maior o véu.
6) Véus curtos combinam muito bem com cerimônias durante o dia e ao ar livre, pois dá um toque delicado no visual da noiva.
7) Noivas magras e altas podem usar véu preso abaixo do coque.
8 ) Noivas com silhuetas equilibradas podem usar véu em qualquer comprimento.
9) Para grávidas e noivas de segundo casamento não é indicado o uso do véu, mas… isso não é regra e nem um impedimento, certo?
10) A lei do equilíbrio é a melhor opção: para vestidos ornamentados, aplique um véu simples, e vice e versa.
Tipos de véu de noiva:
Véu Catedral: É aquele véu longo que cobre a calda do vestido.
Ele é considerado mais formal , mas romântico e como o nome já entrega, é ideal para casamentos na igreja.
Véu em camadas: É aquele que cobre o rosto das noivas. Ele pode ter duas ou três camadas. É o preferido das novas clássicas.
Véu médio: Ele chega mais ou menos do cotovelo a ponta dos dedos da noiva. Indicado para qualquer tipo de vestido, exceto os curtinhos.
Véu de ombro ou véu curto
Ele deixa o visual mais leve e combina com vestidos tomara que caia, e vestidos curtos. Não é indicado para noivas com rosto quadrados ou redondos. Para essas o indicado é o véu médio.
Voilette
é um vé bem curtinho que cobre apenas o rosto, ou os olhos. Ele é um acessório de extremo destaque , que agrega muito ao look e combina com vestidos mais simples e curtos. Ele é ótimo para casamentos diurnos, na praia, no campo, e até o civil.
Amei o post, eu estava em duvida de qual véu usar e essa materia me deu luz e tanto,
bjoo
Gostei muito do post, só que eu fiquei em duvida de qual seria ideal pra mim,sou bem magra e baixa.
boa tarde,
Está interessado numa troca de links?
Cunpts
Adorei o seu site!
Você esta de Parabéns.
Beijão
Tenho medo de parecer com cara de mais velha com meu vestido, eu amo mantilha, ela pode bos deixar com esse ar de mais velha? Melhor seria usar veu mesmo?
Michele, se você gosta de mantilha então use-a! Ela deixará o seu look mais vintage e mais tradicional, mas não de mais velha! Converse com a sua maquiadora para fazer um penteado e uma make bem bacana para não te envelhecer, mas fique tranquila, vc ficará bem linda.
Outro detalhe, a mantilha será usada somente na hora da cerimônia, por isso pense no seu look da festa também.. Você será fotografada das duas formas (com e sem ela).