5 motivos para a noiva não atrasar no casamento

Embora a sociedade tenha criado uma falsa sensação de que o atraso da noiva é chic e necessário para dar “sorte” e um charme especial na cerimônia,  já vou logo avisando aos desaviados que não é bem assim.

O atraso exagerado por parte da noiva, pode causar muita confusão e insatisfação dos convidados. Abaixo listei os 5 motivos para a noiva não atrasar no casamento…

5 motivos para a noiva não atrasar no casamento

1) Os convidados estão ali para prestigiar e esperar a noiva e não o atraso dela.

Todos ficam super curiosos para ver a noiva entrar, geralmente os convidados ficam em pé aguardando este momento. Um atraso longo, pode causar indignação , exatamente por este motivo. Imagine como seria desconfortável uma mãe com criança de colo, mulheres com salto muito alto, ou até mesmo os convidados de mais idade aguardarem por tanto tempo.

2) Desrespeito com os convidados que chegam na hora.
A hora do casamento é informada no convite e grande parte dos convidados respeitam este horário para não perder a cerimônia. Para eles, a noiva que chega muito depois da hora , deixa uma sensação de atraso irresponsável, e isso pode afetar o humor dos convidados.

3) Os próximos casamentos ficam com o horário comprometido.
As igrejas ou capelas que reservam o dia para mais de um casamento, reservam em média uma hora de cerimônia por casal. A noiva que atrasa muito, pode comprometer seriamente o casamento das próximas. A consequência disso pode afetar dezenas de pessoas. Por exemplo.

A noiva das 19 horas que atrasou, vai consequentemente atrasar o casamento da noiva das 20 e das 21 horas, sendo que esta última sairá da igreja bem tarde, a recepção dela será bem tarde, os convidados ficarão cansados, irão embora mais cedo da festa, e ela corre o risco de pagar a multa por limite de horário, caso a festa ultrapasse o horário estipulado no contrato do local de recepção… Tudo isso porque a noiva das 19 horas, acha chic atrasar.

 4) Os celebrantes podem encurtar ou suspender a cerimônia, para compensar o atraso.
O Juiz de Paz Sued Jorge Nassar, já realizou diversas cerimônias aqui em Curitiba. Ele é muito solicitado por casais que optam por cerimônias “não religiosas”.

Segundo ele,  “se a cerimônia for apenas civil, o juiz de paz, que é a autorizada máxima do local, neste momento, pode julgar essa atitude  inapropriada, com plenos direitos de abandonar a cerimônia, sem realizá-la”.

Eu mesma já ouvi um caso em que a noiva atrasou tanto, que o Padre, muito insatisfeito, celebrou o casamento em apenas 10 minutos.

5) Desconforto para o noivo
De acordo com Sued, o principal prejudicado é o noivo. Devido a sua exposição, o atraso da noiva acaba gerando pressão e  piadinhas, e isso faz que o que ele fique ainda mais nervoso que o normal.

Resumindo:
Atraso não é chic, é falta de educação.
A noiva deve entrar na hora combinada.

O grande trunfo:
– Marque cabelo e maquiagem umas 6 horas antes da cerimônia. Parece muito mais acredite, passa voando.

– Coloque no convite de casamento que a cerimônia será realizada de 15 a 30 minutos antes da hora real. Isso favorece a presença dos convidados atrasadinhos, você chega na hora , mas com sensação que atrasou. Aí sim, fica bonito!

5 motivos para a noiva não atrasar no casamento

Sued Jorge Nassar
Juiz de Paz  / Curitiba
(41) 9974-6653
[email protected]

 

Published by Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

2 comments on “5 motivos para a noiva não atrasar no casamento”

  1. e ainda tem o chequiho to atraso, se chegar tarde eles depositam o cheque, eu por exemplo dei um cheque de 1000 para a secretária da igreja que casei, o que acho justo pelo contra tempo coudado ao pastor e convidados, , nao me atrsei graças a Deus, na verdade quem se atrsou foi meu sobrinho que faria parte da entrada.

    bjo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close Bitnami banner
Bitnami