Fui convidado para um casamento sem crianças. E agora?

fui convidado para um casamento sem crianças, e agora?

Muitos noivos decidem não convidar crianças para seu casamento, nesses tempos. Há várias razões para isso: Os noivos podem querer uma festa mais adulta, podem querer que as pessoas com filhos aproveitem a festa sem se preocuparem com as crianças ou, até mesmo,
por razões de segurança, como por exemplo, se for na praia ou o local tiver uma piscina sem proteção.

Muitos casamentos se prolongam pela noite e pode até ser mais confortável para a criança ficar em casa. Além disso, habituar as crianças a ficarem longe dos pais pode criar uma criança mais independente que se vai sentir mais confortável no futuro, se precisar de ficar sem seus
pais.

Dicas para pais

1. Arranje alguém para tomar conta dos seus filhos

○ Amigos e família
Uma das primeiras opções para deixar nossos filhos é com a família ou amigos próximos. Geralmente temos mais confiança em nossa família e amigos. Por exemplo, deixar seus pequenos com seus avós ou tios pode ser uma boa opção para você e a criança ficarem descansados e felizes.

Tenha a certeza de que a criança estará confortável pois certamente terá muita proximidade com os seus familiares. Esta inclusive pode ser uma ótima oportunidade para fortalecer essa relação. Mas, e se seus amigos e família também são convidados do casamento? Confira abaixo a próxima alternativa.

○ Babá

Muitos pais não têm a opção de deixar seus filhos com família ou amigos, ou preferem não o fazer. Uma boa alternativa é uma babá. Que poderá tomar conta dos seus filhos o tempo que precisar em sua própria casa, o que facilita muito a rotina da criança  por estarem em seu ambiente familiar. Para encontrar um babá de confiança pode ser complicado, porém há plataformas online como a Babysits, que lhe dão acesso a milhares de babás.  Antes de contratá-la a dica é conhecê-la pessoalmente para ter suas percepções sobre ela e sobre a sua habilidade e afinidade com crianças.

2. Fale com os outros pais convidados

É provável que haja mais pais convidados para o casamento que também estão à procura de solução para seus filhos. Por isso, conversar entre si  podem ajudar a definir uma solução conjunta, como por exemplo a contratação de babás para um grupo de crianças.

3. Planeje

Marque o dia com seus familiares, amigos ou babá algum tempo antes para ter a certeza da disponibilidade de quem ficará com seus pequenos durante esse tempo. É importante ter um plano bem definido para que tudo corra bem. Dessa forma você poderá curtir a festa tendo a certeza de que seus filhos estarão em boas mãos.  Abaixo listamos algumas dicas para te ajudar a planejar esse dia:

– A que horas pretende sair e chegar a casa?
– Prefere em sua casa ou na casa da pessoa?
– Quer que a pessoa fique durante a noite?
– Precisa preparar comida para seus filhos?
– Há alguma atividade que quer que as crianças façam ou não façam?
– Escreva a rotina do seu filho.
– Prepare uma lista de alergias e informação médica
– Prepare uma lista com regras para seus filhos, caso seja necessário
– Faça uma lista de contatos importantes principalmente para emergências
– Lembre-se de ter o contacto da pessoa que fica com seus filhos
– Peça à pessoa que venha 30 minutos a 1 hora antes de sair, para poder comunicar tudo ou esclarecer todas as dúvidas
– Tenha sempre um Plano B. Se, por exemplo, a babá ou amigos tiverem de cancelar, é importante ter outro plano para se poder ajustar a essas mudanças sem estresse.

4. Comunique-se com os noivos

Se optar por não ir ao casamento, comunique-o de uma forma respeitosa e explique a situação. É importante separar as coisas. Muitas vezes os noivos podem ter planejado um casamento sem crianças para que os pais possam aproveitar e se divertir na festa e não porque os noivos não gostam de crianças. Pense nisso! ;)

5. Informe seus filhos da situação

É importante comunicar às crianças sobre seus planos, para que elas não sejam surpreendidas. Crianças não gostam de mudanças repentinas e quebra de rotina, por isso, prepare aos pequenos durante a semana para que elas saiba o que vai acontecer no dia do casamento.

6. Torne-o algo especial e divertido para seus filhos

Você pode facilmente conquistá-la avisando que o vovô, vovó ou qualquer familiar vai cuidar deles e brincar muito nesse dia. O mesmo acontece com a babá. Você pode explicar que no dia do casamento vocês vão deixá-los com uma amiga muito legal.

Prepara algo divertido para esse dia, como uma nova caixinha de lápis de cor e alguns livros de colorir, um pacotinho de massinha novo, um lanchinho especial ou alguma brincadeira que eles adorem. Dessa forma as crianças vão esperar esse dia com empolgação e você poderá aproveitar a festa sem se preocupar se elas estarão bem.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *