Você já deve ter dado muita risada ou ter morrido de ódio de fotos que teriam tudo para se tornarem lindas, se não fosse por aquele(a) convidado(a) que se meteu na frente de tudo para conseguir registrar o casamento com o seu celular.
Analisando os dois lados da questão, esse convidado certamente está radiante com esse dia especial então nada mais justo do registrar e compartilhar nas redes né? Por outro lado o fotógrafo (que foi pago para registrar esse dia) pode ter perdido cliques maravilhosos com essa “intromissão”.
Fotos 1 e 2: Once Wed | Fotos 3 e 4: Reprodução.
Esse sentimento de urgência para publicar os acontecimentos em tempo real nas redes sociais faz com que você preste pouca atenção do que de fato está acontecendo.
A troca de olhares entre os convidados e os noivos/padrinhos e pais que entram pelo corredor na hora do cortejo, as palavras do padre/pastor ou juiz de paz, a troca de votos dos noivos, são momentos super intensos e rápidos que certamente passam batido se você está tentando “pegar o melhor ângulo” com o celular. Além disso muitos noivos por aí não gostam dessa exposição toda, com fotos cheias de ” # ” e marcações. Você já parou para pensar nisso?
A troca de olhares entre os convidados e os noivos/padrinhos e pais …são momentos super intensos e rápidos que passam batido se você está tentando “pegar o melhor ângulo” com o celular.
Atualmente, os fotógrafos de casamento tem se prejudicado tanto com esse problema que alguns sugerem aos noivos que orientem seus convidados a ficarem quietinhos em seus lugares, para que eles possam trabalhar e garantir os melhores registros deste grande momento.
A forma mais delicada de sugerir que os convidados não usem celular é através de quadros ou cartazes na entrada da cerimônia com as seguintes frases:
“ Estejam 100% presentes neste momento. Por favor, desliguem seus celulares e câmeras.”
” Nós queremos ver seu rosto, não seus aparelhos. Por favor, guarde seu celular para a hora da festa. Nossos fotógrafos são demais e vão compartilhar as fotos ;)”
“Bem vindo ao nosso “casamento desconectado”. Convidamos você a ficar totalmente presente durante a cerimônia. Por favor desligue seus celulares e câmeras. Obrigado.”
Sugestão extra: Alguns panfletinhos colocados nos bancos ou cadeiras no local da cerimônia também cumprem a função. DICA: Use a mesma identidade do convite (letras, cores e desenhos) para fazer a arte do seu panfletinho. Se for imprimir em casa, use um papel de gramatura 120 ou superior, para ficar mais charmosinho ;)
*Não é necessário fazer um por convidado.
*Peça para a sua cerimonial espalhar alguns pelo local. O convidado que ler a mensagem certamente passará o recado para os desavisados.
Leu o post em cima da hora? Não tem problema! O Blog do Casamento disponibilizou para download um modelo de cartaz A3 e outro de panfletinho para você imprimir na sua impressora A4, em casa! \o/
Clique aqui para baixar esse arquivo.
Se você querida leitora, que acompanha o Blog do Casamento apenas para cumprir a sua missão de madrinha ou amiga da noiva, fica a dica: Não essa esse tipo de convidada aqui: