6 dicas para mobiliar um apartamento pequeno

Morar em um apartamento pequeno, para muitos de nós brasileiros, pode ser a alternativa para quem não tem alternativa, já que a taxa de juros e a burocracia para o financiamento não andam nada amigáveis. A boa notícia é que a pouca metragem pode deixar o seu lar ainda mais charmoso se você planejá-lo com cuidado.

Abaixo separei algumas dicas para mobiliar um apartamento pequeno e é claro com direito a uma inspiração linda para você chamar de “sua”?

Use espelhos:

Os arquitetos adoram utilizar esse recurso para dar a sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, usar espelhos para refletir a mesa de jantar, ajuda a trazer prosperidade e energias positivas à casa (é o que dizem!).

Cores claras:

Cores clarinhas ajudam a abrir o ambiente e refletir a claridade do local, por isso deixe os tons fortes para itens decorativos como almofadas, quadros e objetos decorativos.

mobiliar_apartamento_pequeno5

Simplifique os móveis:

Na hora de mobiliar o seu apartamento, escolha móveis práticos, úteis e que não atrapalhem a circulação do ambiente. Evite grandes estantes de livros, sofás imensos, mesinhas de centro, mesinhas laterais, por exemplo, se o espaço for limitado. Acredite, morar em um apartamento com pouca circulação deixa qualquer um bem stressado.

mobiliar_apartamento_pequeno9mobiliar_apartamento_pequeno12mobiliar_apartamento_pequeno3mobiliar_apartamento_pequeno8

Aproveite os recuos:

Quase todos os apartamentos tem espaços recortados e recuos. Uns são propositalmente planejados para embutir móveis, outros são mais sutis mas podem render ótimos cantinhos decorativos se você instalar prateleiras ou armários para organizar a bagunça. Além de práticos eles deixam o cômodo bem charmosinho.

mobiliar_apartamento_pequeno6mobiliar_apartamento_pequeno15

Esconda as miudezas:

Você já deve ter ouvido alguém falar que apartamento pequeno é mais difícil de manter arrumado. Isso acontece quando não temos espaço para guardar as coisas. Por isso não hesite em escolher móveis com gavetas, portas fechadas. Uma segunda alternativa é comprar caixas organizadoras  para guardar essas baguncinhas do dia a dia. Se cada coisa tiver o seu lugarzinho, será muito mais fácil de manter a sua casa arrumada. Mantenha a vista somente alguns itens decorativos e coisas que você realmente precise usar diariamente.

mobiliar_apartamento_pequenomobiliar_apartamento_pequeno2

Menos divisão, mais diversão:

Dependendo da estrutura e planta do seu apartamento, é possível remover algumas paredes (com a supervisão de um engenheiro ou arquiteto!) para deixar o ambiente ainda mais amplo. Mesmo que o apartamento seja pequeno, você conseguirá aumentar o espaço social para receber seus convidados, sem aquela sensação de aperto, além de deixar o projeto bem contemporâneo.

   mobiliar_apartamento_pequeno4   mobiliar_apartamento_pequeno7   mobiliar_apartamento_pequeno10 mobiliar_apartamento_pequeno11  mobiliar_apartamento_pequeno13 mobiliar_apartamento_pequeno14  Via: Alvhem

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *