Morar em um apartamento pequeno, para muitos de nós brasileiros, pode ser a alternativa para quem não tem alternativa, já que a taxa de juros e a burocracia para o financiamento não andam nada amigáveis. A boa notícia é que a pouca metragem pode deixar o seu lar ainda mais charmoso se você planejá-lo com cuidado.
Abaixo separei algumas dicas para mobiliar um apartamento pequeno e é claro com direito a uma inspiração linda para você chamar de “sua”?
Use espelhos:
Os arquitetos adoram utilizar esse recurso para dar a sensação de amplitude ao ambiente. Além disso, usar espelhos para refletir a mesa de jantar, ajuda a trazer prosperidade e energias positivas à casa (é o que dizem!).
Cores claras:
Cores clarinhas ajudam a abrir o ambiente e refletir a claridade do local, por isso deixe os tons fortes para itens decorativos como almofadas, quadros e objetos decorativos.
Simplifique os móveis:
Na hora de mobiliar o seu apartamento, escolha móveis práticos, úteis e que não atrapalhem a circulação do ambiente. Evite grandes estantes de livros, sofás imensos, mesinhas de centro, mesinhas laterais, por exemplo, se o espaço for limitado. Acredite, morar em um apartamento com pouca circulação deixa qualquer um bem stressado.
Aproveite os recuos:
Quase todos os apartamentos tem espaços recortados e recuos. Uns são propositalmente planejados para embutir móveis, outros são mais sutis mas podem render ótimos cantinhos decorativos se você instalar prateleiras ou armários para organizar a bagunça. Além de práticos eles deixam o cômodo bem charmosinho.
Esconda as miudezas:
Você já deve ter ouvido alguém falar que apartamento pequeno é mais difícil de manter arrumado. Isso acontece quando não temos espaço para guardar as coisas. Por isso não hesite em escolher móveis com gavetas, portas fechadas. Uma segunda alternativa é comprar caixas organizadoras para guardar essas baguncinhas do dia a dia. Se cada coisa tiver o seu lugarzinho, será muito mais fácil de manter a sua casa arrumada. Mantenha a vista somente alguns itens decorativos e coisas que você realmente precise usar diariamente.
Menos divisão, mais diversão:
Dependendo da estrutura e planta do seu apartamento, é possível remover algumas paredes (com a supervisão de um engenheiro ou arquiteto!) para deixar o ambiente ainda mais amplo. Mesmo que o apartamento seja pequeno, você conseguirá aumentar o espaço social para receber seus convidados, sem aquela sensação de aperto, além de deixar o projeto bem contemporâneo.