Cronograma de beleza da noiva: diga sim aos cuidados com o rosto e o corpo até o dia do casamento

O casamento é uma das datas mais importantes na vida de um casal. Com a aproximação do grande dia, não é só a festa e o vestido de noiva que merecem tempo e organização. Se você quer estar radiante e 100% satisfeita com você, adicione ao planejamento dermatologista, nutricionista e até mesmo cirurgião plástico no seu cronograma de beleza para subir ao altar linda da cabeça aos pés.

6 meses antes

Rosto

Questões mais complicadas, como acne, cicatrizes e manchas, devem ser tratadas com antecedência. “Seis meses antes, recomendo o Laser de CO2 Fracionado, que atua no rejuvenescimento da pele, na melhora das manchas, na remoção de cicatrizes em geral e na diminuição da flacidez. O aparelho dispara microfeixes de luz de forma intensa, estimulando o processo de cicatrização, a produção de colágeno, além de reestruturar o tecido”, indica a dermatologista Roberta Bibas. Por terem uma recuperação mais lenta e apresentarem resultados em longo prazo, procedimentos como lasers clareadores, peelings químicos e microagulhamento também são indicados com um semestre de antecedência.

Corpo

Ideal para eliminar a gordura localizada, a lipoaspiração pode ser feita em diferentes partes do corpo. “O procedimento pode ser classificado como pequeno, médio ou grande, variando de acordo com a quantidade de gordura retirada e as partes do corpo tratadas”, explica o cirurgião plástico Luiz Victor Carneiro Jr. Para melhorar os resultados, a drenagem linfática é indispensável no pós-operatório. Além disso, a paciente deve usar cinta por, no máximo, três meses.

No quesito tratamento, o destaque é a criolipólise, que usa baixas temperaturas para eliminar as gordurinhas. “Para essa etapa, outra aposta são os tratamentos de radiofrequência para o combate da flacidez e da celulite”, diz a dermatologista Monica Linhares.

Cardápio

Já não é mistério que pães, massas e doces são os grandes vilões da saúde. “Isso porque o consumo desses carboidratos refinados gera picos de insulina, o hormônio infamatório produzido pelo pâncreas que, em grandes quantidades, pode prejudicar o funcionamento do organismo e gerar o ganho de peso”, explica a nutricionista Gabriela Zugliani. Já a eliminação do açúcar traz vantagens como a perda da fome e da compulsão e a diminuição da ansiedade – tão característica nesse período pré-casamento.

3 meses antes

Rosto

O preenchimento facial é utilizado para repor o volume em determinada parte do rosto ou para atenuar sulcos profundos. “O procedimento é feito com ácido hialurônico, uma substância que redefine contornos e trata rugas estáticas. Para garantir melhor efeito, indico que a aplicação seja feita três meses antes do casamento”, ressalta Roberta Bibas.

Corpo

Para as noivas que querem valorizar o decote, o silicone deve ser colocado, no mínimo, três meses antes de subir ao altar. “O tempo de recuperação vai depender da técnica utilizada e de como o organismo vai reagir ao procedimento. De maneira geral, a paciente precisa ficar em repouso relativo e ter cuidado com o movimento dos braços”, orienta a cirurgiã plástica Ana Claudia Roxo.

Cardápio

Com a aproximação da data, a principal dica é não entrar na paranoia de perder peso a qualquer custo. Por isso, fuja das dietas restritivas! “Essas dietas não nutrem e, dependendo do tipo e da duração, podem causar diversos danos ao organismo, como fraqueza e anemia”, pontua a endocrinologista Mariana Farage. Fazer atividades físicas intensas e se alimentar apenas de líquidos não são a solução. “Qualquer dieta que restringe a ingestão energética vai levar à perda de peso, mas isso leva a perda de massa muscular e não de gordura. Quem faz essas dietas da moda pode sofrer efeito rebote, ou seja, ganhar mais peso do que perder”, diz.

1 mês antes

Rosto

Com o casamento chegando, o botox pode ser a melhor opção para atenuar as rugas. “Ele é indicado para suavizar as rugas que ficam muito marcadas pela movimentação dos músculos da face, como as da testa e os pés-de-galinha”, conta Roberta Bibas. O efeito começa a ser visto após três ou cinco dias de aplicação, mas o resultado final costuma aparecer depois de uma semana. Esse também é o deadline para a limpeza de pele, que por deixar a pele avermelhada, não é recomendado de ser feito com muita proximidade da data da festa.

Outra dica para o período são os preenchimentos com skinboosters. “Com uma substância mais fluida, o procedimento hidrata, ameniza rugas e melhora a elasticidade e o brilho da pele. Pode ser feito na face e no colo”, pontua Ana Claudia Roxo.

Corpo

Para melhorar o contorno corporal na hora de arrasar no vestido, o Exilis Elite é o mais indicado. “Ele é um tratamento rápido e indolor que reduz a flacidez. O resultado pode ser visto depois de quatro sessões”, diz Monica Linhares.

Cardápio

Esse é o momento ideal de apostar em uma limpeza detoxificante! Opte por alimentos leves, frescos e orgânicos.  “Saladas com vegetais como couve, repolho, brócolis, couve flor, espinafre e rúcula são as mais indicadas. Eles ajudam o fígado a eliminar todas as toxinas acumuladas”, explica Gabriela Zugliani. Também prefira as carnes magras como peixe e peito de frango.

Na semana do casamento

Rosto

“Na versão rápida do cronograma, é preciso investir tratamentos com chance mínima de efeitos colaterais indesejáveis. Por isso, aposte hidratação da pele e do colo, máscaras calmantes e protocolos faciais nutritivos”, comenta Roberta Bibas.

Corpo

Muito usada para fins estéticos, a massagem modeladora é feita com movimentos mais fortes, com o intuito de atingir as camadas mais profundas da pele. “Ela melhora a retenção de líquidos, a aparência da celulite e o modelamento corporal”, diz Monica Linhares. A drenagem linfática também é indicada, já que ajuda na redução do inchaço.

Cardápio

Na semana que antecede o grande dia, o cardápio deve contar alimentos que estimulam a serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor e sensação de bem-estar. “Esses alimentos são os ricos em triptofano, como os grãos (grãos de bico, lentilha, feijões)”, indica Gabriela Zugliani. A nutricionista também recomenda chás detoxificantes, como do de hibiscus e o de cavalinha.

Foto: Kyle John Photography

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *