Como organizar a casa e receber os convidados nas festas de final de ano


Final de ano é sinônimo de festas e celebrações ao lado da família e amigos. Após longos períodos de isolamento e eventos online, a vacinação e a diminuição dos casos de Covid-19 nos possibilitam a fazer encontros presenciais novamente. A expectativa para o Natal e Réveillon são grandes, mas você sabe como preparar a sua casa, receber os seus convidados e ser um anfitrião perfeito? A arquiteta Carina Dal Fabbro, que está à frente do escritório que leva seu nome, preparou um guia completo para as organizações da casa no antes, durante e pós festas. Confira!

1. Faça um cronograma para a organização da casa

Separe e lave as taças e louças especiais com alguns dias de antecedência. Assim, você conseguirá pensar nos detalhes da mesa posta com mais calma!

Estabeleça um critério para a divisão de tarefas e monte um cronograma completo com tudo o que você precisará fazer até o dia da ceia.

Separe e lave as louças especiais em um dia, leve os tapetes para a lavanderia em outro, organize lençóis e travesseiros para os visitantes e lave cortinas em uma terceira data”, orienta Carina. Desta maneira, a agenda não ficará lotada nas duas últimas semanas do ano, você conseguirá aproveitar melhor as festas e não ficará com aquele ar de exaustão durante os jantares.

2. Organize o cardápio

Pesquise referências, defina os pratos e faça uma lista dividida entre as receitas que serão feitas em casa e as que serão compradas já prontas.

“Para os pratos que serão feitos em casa, a minha dica é que compre os ingredientes com o máximo de antecedência possível. Com o avanço dos dias os supermercados costumam ficar um caos e é sempre bom evitar o estresse de longas filas e corredores cheios, não é mesmo?!”, discorre a especialista.

Uma outra facilidade na hora de preparar a ceia é não esquecer do Mise en place. Com a separação dos utensílios e ingredientes, previne-se que se esqueça de algum detalhe importante da receita e ainda torna o preparo dos pratos mais rápidos.

No que se refere aos itens do menu que serão comprados prontos, não se esqueça de fazer a encomenda com antecedência. Muitos restaurantes costumam ter as agendas de Natal e Ano Novo lotadas rapidamente. Se adiante para não ficar sem o seu prato favorito em dia tão especial!

3. Presentes

Mais uma vez a organização é a chave para conseguir dar mais um check na lista de afazeres do Natal.

“Os presentes costumam ser um grande desafio, afinal temos que lidar com a singularidade e estilos diferentes de cada um. Por isso, pesquise todos com antecedência, estabeleça um orçamento e vá às compras certa do que comprar para cada um que você deseja presentear. Assim, a atividade será leve e prazerosa como o ato de presentear”, exemplifica Carina.

Outra alternativa ainda mais interessante e com valor afetivo é preparar pequenos mimos para cada convidado no melhor estilo DIY. Com tutoriais simples na internet ou seguindo receitas tradicionais de família, é possível fazer sabonetes, aromatizadores de ambiente, velas decoradas e até mesmo biscoitos amanteigados ou mini panetones para presentear quem você ama de maneira singular.

4. Músicas

A escolha da playlist é um dos fatores determinantes para o clima da festa. Por isso, deve ser escolhida com carinho e atenção.

“Durante a recepção dos convidados e jantar, evite músicas muito altas e com batidas frenéticas. Opte por melodias suaves e que permitam as conversas sem a necessidade de falar mais alto”, reforça a arquiteta. Após o momento de reunião ao redor da mesa está permitido colocar para tocar aquelas músicas que fazem a família e amigos vibrarem em alegria. “Cuidado apenas com o volume do som para não incomodar os vizinhos. Empatia, principalmente nessas datas, nunca é demais”, completa Carina.

5. Cuidado com as crianças

Prepare brincadeiras para entreter os pequenos. A confecção de desenhos e cartinhas para o Papai Noel podem ser a atividade perfeita. Vale até mesmo preparar uma mesa só para eles.

“Pratos de plástico, talheres que não machucam e copos divertidos podem fazer a alegria da criançada. Eles se sentirão especiais, construirão momentos inesquecíveis e ceia para eles será um show à parte!”, explica a especialista.

6. Mini farmácia

Imprevistos acontecem e a melhor saída para lidar com eles é ter sempre a mão itens que irão facilitar ou minimizar estes acontecimentos. Roupas podem descosturar, o sapato machucar, uma comida pode não cair tão bem ou até mesmo a maquiagem pode borrar durante as festas. Por isso, abasteça uma caixinha de primeiros socorros e deixa-a localizada no lavabo. Analgésicos, antiácidos, curativos, alfinetes e lenços umedecidos podem ser uma dica do que pode não faltar nessa caixinha!

7. Comece a organização pela cozinha (depois da festa)

A festa acabou e a casa ficou uma bagunça? Comece a reorganizá-la pela cozinha.

“Fogões, bancadas e fornos costumam ser mais fáceis de limpar enquanto a gordura ainda está ‘fresca’. Por isso, invista em um produto potente, coloque luvas e parta para a ação. Você vai ver como a tarefa será muito mais simples e rápida desta forma”, conta a profissional. Outra dica válida é levar direto para a máquina de lavar as toalhas de mesa e panos de prato. Quanto mais a sujeira seca, mais difícil fica removê-la.

8. Formas e travessas descartáveis

A lavagem de formas e travessas dos assados é mais uma das tarefas complicadas do período de festas. Mesmo deixando por horas de molho, a esfregação intensa ainda se faz necessária e o estresse aparece. Para evitar isso, aposte em formas descartáveis. Práticas e com um ótimo custo-benefício, elas podem ir do forno à mesa e logo após o término do jantar ao lixo sem grandes preocupações.


Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami