Seguindo uma tradição popular nos casamentos brasileiros, as daminhas e os pajens são presenças muito comuns nas cerimônias por trazerem um ar de inocência, pureza e ainda mais alegria para a celebração de uma nova união.
Em contramão à tradição, no entanto, vem se pensando cada vez mais no conforto das crianças, principalmente na escolha das roupas dos pequenos. Isso porque, antigamente, era muito comum colocar grandes vestidos brancos e pesados nas daminhas e terninhos quentes nos pajens, para adequá-los à vestimenta formal do evento.
Hoje, no entanto, essas escolhas se tornam cada vez menos comuns. Buscando a liberdade e o conforto das crianças, para que a cerimônia seja também um momento prazeroso para elas, os noivos e as noivas possuem diversas opções de modelitos para as crianças.
Algumas dicas podem ajudar na procura das roupas. Confira a seguir algumas delas.
-
As crianças não são “pequenos adultos”
Escolher vestidos pesados, smokings ou roupas com muitos detalhes podem incomodar as crianças e torná-las mais irritadas ou nervosas, o que não será agradável para nenhuma das partes envolvidas na cerimônia.
-
Converse com as crianças
A partir de uma idade, os pequenos começam a expressar seus traços de personalidade, seus gostos, seus incômodos e o que os irrita. Uma forma de evitar transtornos no dia do casamento é envolvê-los nas tomadas de decisões. Procurar uma roupa que as crianças gostem de vestir pode deixá-las mais animadas para participar da cerimônia e tornar todo o processo mais divertido e leve.
-
Conforto em primeiro lugar
É importante lembrar que, antes de tudo, as crianças precisam estar confortáveis, e, para isso, nada melhor que vesti-las em algo que elas gostem e consigam aproveitar durante todas as horas do evento.
É possível modernizar e adaptar os trajes para torná-los mais práticos e confortáveis sem prejudicar o visual. Um exemplo disso é trocar os tradicionais sapatos formais de couro dos pajens por calçados que podem ser aproveitados depois, como um tênis Jordan infantil masculino, que garante estilo sem perder o conforto.
Uma opção também é investir em vestidos que se tornam outras peças, de acordo com as necessidades das daminhas. Uma peça pode ser um vestido de entrada e, logo depois, perder a saia longa comum deste momento para se tornar um vestido curto ou até mesmo um conjunto, que garantirá mais versatilidade para as pequenas aproveitarem a festa.
O mais importante é que, no momento da decisão de incluir crianças na cerimônia, alguns detalhes sejam adaptados para receber bem também os mini convidados, e não apenas os adultos. Quando eles estão felizes e se sentem incluídos, todo o processo se torna mais fácil e prazeroso para todos.