Como fazer um casamento sustentável?

A sustentabilidade é a terceira maior preocupação do consumidor brasileiro, de acordo com dados da última pesquisa realizada pela Nielsen sobre o tema. 75% dos entrevistados afirmaram que empresas com práticas sustentáveis têm mais chances de conquistá-los como clientes, segundo o estudo. No universo dos casamentos, esta é uma tendência que vem aos poucos conquistando os noivos – e, muitas vezes, eles exigem que as empresas do setor adotem atitudes mais sustentáveis.

Confira 10 ideias para gerar menos impacto ao meio ambiente em sua festa:

1. Convites virtuais

Durante a pandemia, o convite virtual ganhou cada vez mais destaque e caiu na graça dos noivos – principalmente pela questão das constantes alterações de datas e pela praticidade.

iCasei criou uma ferramenta que oferece modelos de convites digitais, que podem ser editados e enviados diretamente por WhatsApp, Telegram e e-mail. Os modelos estão disponíveis, exclusivamente, para os clientes do Plano Black. Desta forma, menos papel é gasto para imprimir, evitando desperdício.

Além de modelos de convite, o  iCasei também oferece de forma gratuita modelos de save the date e convites para Chá de Panela / Chá Bar / Chá de Lingerie. Para o Save The Date há duas opções: uma que qualquer pessoa pode fazer download, e outra exclusiva para os clientes, que combinam com o layout  do site dos noivos escolhido pelo casal.

Para a criação desta ferramenta, iCasei fez uma pesquisa com a base de usuários e, surpreendentemente,  mais de 45% dos casais já haviam optado pelo formato digital. “Notamos uma grande tendência e surgiu a ideia de criar o recurso para atender essa demanda crescente. Cada modelo de convite é cuidadosamente pensado para combinar com o layout do site de casamento do casal, com isso, a identidade visual pode ser mantida em todos os pontos de contato”, explica Diego Magnani, CCO do iCasei.

2. Reduza tudo aquilo que produz lixo

Uma das medidas que os casais preocupados com a sustentabilidade frequentemente tomam é reduzir a quantidade de materiais desnecessários que irão para o lixo após a festa. É o caso, por exemplo, de canudos de plástico, forminhas de doces ou lembrancinhas que incluem itens descartáveis.

3. Transporte e deslocamento

O deslocamento é algo que também deve ser pensado com cuidado por quem quer um casamento sustentável. Contratar fornecedores locais deve ser priorizado nestes casos, para que haja menos emissões de CO₂. Quando possível, os noivos devem fazer a cerimônia e festa no mesmo local, para evitar que haja um grande deslocamento de veículos.

4. Compostagem

O que será feito com os restos de alimentos após a festa? Para evitar o desperdício, uma alternativa que alguns buffets têm buscado é a compostagem. Desta forma, cria-se um ciclo, no qual os dejetos servem de matéria-prima para o cultivo de novos alimentos.

Verifique também se é possível fazer a doação dos alimentos que sobrarem para instituições de caridade.

5. Reduza presentes desnecessários

Há muitos anos atrás, era comum que os noivos ganhassem os presentes físicos, normalmente itens para a casa. Hoje em dia, com as listas de presentes virtuais,  na qual os noivos recebem os valores em dinheiro, é possível direcionar melhor os gastos, evitando itens repetidos e o consumo desenfreado e desnecessário.

6. Formatos de festa reduzidos

Com a pandemia, os mini weddings e os casamentos intimistas ganharam cada vez mais espaço e muitos casais pretendem manter esta estratégia como forma de economizar e gerar menos impacto para o meio ambiente.

7. Reutilize/reaproveite itens

Em 2020, a princesa Beatrice reaproveitou um antigo vestido de sua avó, a Rainha Elizabeth II, para subir ao altar. O traje havia sido utilizado pela monarca originalmente em um jantar em Roma, em 1961, e foi adaptado para a princesa. Se até mesmo a monarquia britânica tem recorrido a este artifício, qualquer um pode adotar a mesma estratégia. Isto também pode ser feito com joias e outros acessórios. Além de ser melhor para o meio ambiente, traz ainda mais significado a este momento especial.  (Veja também: Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul.)

8. Evite a decoração com espuma floral

Na decoração, é muito comum o uso de espumas florais para fixar os arranjos de flores. No entanto, esta prática pode ser bastante nociva ao meio ambiente, uma vez que estes itens contam com micro plásticos, que não são biodegradáveis e, portanto, podem permanecer por anos na natureza. Em alguns países da Europa, há um movimento dos decoradores pelo não uso deste material nos arranjos.

Dê preferência pela decoração com plantas e flores em vasos (na terra ou na água). Uma grande vantagem de decorar a festa com plantas, é que a locação delas é muito mais em conta que a de arranjos montados com espuma floral. Outro ponto positivo é que plantinhas em vasos se tornam um convite para a decoração de casamento DIY, pelo baixo grau de dificuldade ;)

9. Doação de flores

O que fazer com as flores após o fim do casamento? Existem empresas no mercado que estão direcionando estas sobras para asilos, por exemplo, como forma de embelezar o local e fugir do desperdício.

10. Lembrancinhas úteis e sustentáveis

Para evitar que os convidados simplesmente inutilizem ou joguem fora as lembrancinhas após a festa, vale investir em itens realmente úteis – nada de objetos que tenham o nome ou foto dos noivos, por exemplo. Dentro deste contexto, suculentas são uma boa opção para presentear as pessoas, bem como o bom e velho bem-casado e outros docinhos.

lembrancinhas de casamento - plantinhas2

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *