Agora virou moda: muitos casais têm optado por fazer seus casamentos ao final da tarde para ter o pôr do sol como parte do cenário. Mas além deste elemento, os locais diferenciados também têm sido muito procurados por noivos e noivas para tornar o matrimônio ainda mais especial.
Os chamados destination wedding são mais realizados no litoral sul da Bahia e em pequenas cidades de interior. Mas além de fazer toda a celebração e festa fora dos grandes centros urbanos, estes casais têm casado fora para economizar.

Casais trocaram igrejas e buffets para fazer suas cerimônias e festas no litoral e em cidades do interior para economizar e realizarem seus sonhos.
Trancoso é uma das cidades litorâneas mais procuradas na Bahia, principalmente pelas belas praias, tranquilidade e resorts de alto nível. Foi justamente lá que os jovens Laís Meneghello Delvivo e Felipe Tiradentes decidiram se casar. O casal já conhece bem aquele litoral e até se noivaram por lá. Mas além de realizar o sonho de casar em Trancoso, Laís e Felipe também pensaram na economia em fazer uma cerimônia fora de BH: “Queríamos fazer um casamento mais íntimo, na praia e que não fosse muito além dos nossos orçamentos. Mesmo com este perfil, estamos economizando, pois o número de convidados não é tão alto. Mas a gente compensa os gastos com as despesas para deslocar equipes de filmagem, fotografia, maquiagem, banda, DJ e cerimonial. O custo desses serviços lá na Bahia sai muito mais caro do que aqui em BH”, declara a estudante Laís.
Para quem casa no interior de Minas Gerais, o valor pode ser ainda mais em conta. O publicitário Felipe Schepers e a arquiteta Larissa Souza queriam se casar em um local aberto e de dia, mas na capital mineira foi muito difícil realizar o sonho e optaram pela região metropolitana: “Eu a Larissa fizemos orçamentos em vários lugares, desde a região Oeste, Sul de Belo Horizonte e até na Pampulha, mas todos já estavam com reservas e cobravam muito caro pra fazer a cerimônia e buffet. Além disso, muitos deles têm restrições quanto ao volume do som e funcionamento de boate na festa. Daí nosso cerimonial encontrou um espaço em Matozinhos e nos apaixonamos pelo local! Nos atendem em tudo o que queremos e além disso saiu ainda mais barato do que casar em BH”.

Imagem Love and lavender
Os noivos não só pensam na recepção intimista, em locais diferenciados e que saiam em conta. Também há preocupação com a comodidade dos convidados. Laís e seu noivo pensaram em todos os detalhes: “É importante que os convidados vejam que os custos financeiros para ir ao casamento se compensam com os benefícios da viagem. Além da festa, eles poderão curtir melhor o casamento na praia e não precisarão enfrentar trânsito como em grandes cidades. Também nos preocupamos com o conforto e viabilidade de todos e fechamos parceria com uma agência de viagens que dá todo o suporte a eles. Já até fizemos o bloqueio de vários quartos em diferentes pousadas para não corrermos o risco dos convidados ficarem sem acomodação”.
Felipe e sua noiva Larissa também se preocupam em oferecer uma boa recepção aos convidados e não deixá-los perdidos até o local da cerimônia e festa: “Com a economia que fizemos com a troca do local, investimos em melhor acomodação dos convidados na festa, com mobiliário de qualidade, além de gastarmos com melhor buffet. Junto com o convite, também vamos entregar um mapa de como chegar ao local do casamento, mas já estamos ajudando amigos e parentes que estão querendo se hospedar por lá. É perto de BH, uma hora de carro pela Linha Verde MG 010, mas tem gente que quer curtir a festa mais à vontade e se hospedar na cidade”.
É importante que noivos e noivas que optaram por um destination weeding fiquem atentos a outros detalhes. Segundo Pedro Fernandes, dono da empresa Casa2, o casal deve ajudar seus convidados indicando hospedagem e informações sobre a cidade: “A tendência dos casamentos fora da cidade onde os noivos moram é cada vez mais forte e muito interessante por proporcionar aos convidados conhecer um novo local. Para facilitar a viagem de todos, é importante que seja enviado um save the date com antecedência para que os convidados se programem para a viagem. Além disso, é recomendado aos noivos fazer um site com sugestões de acomodação e informações do evento. Outro tipo de produto que os clientes fazem conosco é um guia impresso com dicas da cidade para ser deixado no hotel dos convidados”. Para conhecer esses e outros produtos e serviços da Casa2, acesse www.sitedacasa.com
Felipe e Larissa vão se casar em setembro na cidade de Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Laís e seu noivo também Felipe vão se casar em outubro em Trancoso (BA).