Praia ou montanha? Prós e contras para a lua de mel perfeita

A lua de mel é uma viagem que marca a celebração do amor, e seu objetivo é buscar por momentos únicos a dois. Na escolha entre um destino de praia ou de montanha, cada opção tem suas experiências distintas, atendendo a diferentes perfis de casais.

Praia: sol, areia e tranquilidade à beira-mar

As praias são destinos tradicionais para qualquer ocasião, incluindo a lua de mel. Elas possuem um cenário paradisíaco, com o som das ondas e o contato com a natureza proporcionando um clima romântico.

Alguns de seus pontos positivos incluem:
  • Relaxamento;

  • Atividades ao ar livre;

  • Belezas naturais.

Com um clima descontraído, os litorais são essenciais para descansar e distrair a mente contemplando o horizonte de água cristalina, enquanto assiste a um pôr do sol inesquecível. Além disso, eles podem ser explorados de diversas maneiras, como esportes, tirolesas e caminhadas.

Pontos negativos:
  • Alta temporada e lotação;

  • Clima imprevisível.

Quem gosta de viajar à praia está sujeito a destinos muito populares, e isso traz uma lotação que reduz a tranquilidade e a privacidade dos casais. Os cenários tropicais possuem climas mutáveis, o que contribui para chuvas e tempestades a qualquer dia, atrapalhando o ponto principal da beleza do lugar.

Ainda assim, é possível desfrutar de destinos de tirar o fôlego, como Fernando de Noronha, Costa Amalfitana, Morro de São Paulo e Jericoacoara, por exemplo. Todos eles possuem uma ótima infraestrutura, natureza, aventura e várias opções de resort all inclusive.

Montanhas: aventura e clima aconchegante

Em uma pegada mais fria, os destinos montanhosos oferecem mais intimidade e um clima acolhedor. São opções ideais para casais que gostam de sossego e temperatura mais baixa, além de também proporcionar contato com a natureza.

Prós:
  • Clima romântico;

  • Esportes de aventura;

  • Cultura local.

As montanhas tornam jantares à luz de velas e noites em frente à lareira uma verdadeira experiência cinematográfica. Para os casais ativos, é possível fazer trilhas, escaladas e passeios de bicicleta. No quesito de cultura, esses locais são únicos em suas atividades e culinária típica.

Contras:
  • Acessibilidade;

  • Mudanças climáticas.

Alguns desses destinos possuem trajetos de difícil acesso e exigem longas viagens até chegar nas montanhas. Nas altitudes elevadas, o clima muda rapidamente, e é preciso estar planejado para todos os tipos de ocorrência.

Alguns destinos brasileiros famosos são Campos do Jordão, Monte Verde e Serra Gaúcha. Possuem vinhos e gastronomia sofisticados, passeios e trilhas, clima romântico e infraestrutura turística de lazer.

Dicas para lua de mel

Verificar as condições climáticas antes de definir o destino e as datas evita altas temporadas e garante a tranquilidade. O casal precisa optar por destinos que combinem com o que realmente gostam, sempre priorizando o conforto e o bem-estar. Um bom planejamento evita imprevistos. Reservar hospedagens e passeios com antecedência é a chave para o sucesso da viagem.

Alguns destinos ainda oferecem o melhor dos dois mundos, com as paisagens da costa e a serra a poucos quilômetros de distância, como as regiões de Paraty e Ubatuba, no litoral de Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *