Já ouviu falar na cerimônia de lava pés? Se você já assistiu a filmes cristãos, certamente deve conhecer o significado desse ato.
Antigamente, era comum o anfitrião lavar os pés de seus hospedes para demonstrar cordialidade e hospitalidade. Porém foi na história da Bíblia que esse ato ganhou destaque, quando Jesus lavou os pés de seus discípulos pouco tempo antes da crucificação. A cerimônia de lava pés ficou conhecida por simbolizar a humildade e o amor em servir ao próximo.
João 13
Estava próxima a festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de ele ir embora deste mundo e voltar para o Pai. Ele tinha sempre amado aqueles no mundo, que eram dele, e mostrou a eles o seu amor até o limite. 2 Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O diabo já tinha convencido Judas Iscariotes a trair Jesus. (Judas era filho de Simão.) 3
O Pai tinha dado a Jesus poder sobre todas as coisas. Jesus sabia disso. Ele também sabia que tinha vindo de Deus e que ia voltar para Deus. 4 Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura. 5
Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés[a] dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura.
Atualmente a cerimônia de lava pés está presente nas celebrações de casamento , como exercício de amor e de desprendimento do ego.
No contexto nupcial, banhar os pés do parceiro ou da parceira representa humildade, vontade de honrar um ao outro e disposição de servir e de cuidar. É ainda uma forma de demonstrar a pureza de suas intenções e de seus sentimentos. É a conquista da purificação divina através do ato de cumplicidade do casal.
Porém esse ato também pode se estender aos pais e sogros (e até mesmo aos padrinhos), em gesto de gratidão e homenagem.