Fazer uma lista de convidados de casamento pode ser bem estressante para qualquer casal. É difícil cortar nomes, lidar com todos os palpites e ainda ter que se justificar quanto as suas decisões. Isso, muitas vezes, acaba gerando mal-estar e desentendimentos tanto entre o casal quanto com suas famílias.
Cuidado com o orçamento
A cerimonialista Shalimar Catramby, à frente da equipe da casa de festas Casuarinas, conta que há casais que não conseguem impor suas opiniões e acabam com uma lista de convidados gigante, o que tende estourar o orçamento para o evento, deixando quem está pagando por tudo ainda mais estressado.
“Nessas horas, é importante o casal conversar e tomar sua própria decisão. Eu sempre aconselho a limitar o número de convidados logo no início, assim se tem uma noção mais real de quantas pessoas serão chamadas para o evento. O ideal é não fazer listas separadas, pois isso torna ainda mais difícil eliminar nomes”.
Antecedência
Shalimar conta que começar a organizar a lista de convidados com antecedência também é uma boa ideia, pois dá tempo ao casal de se organizar e pensar em todos os nomes que estão nela. Isso também permite a criação de critérios de eliminação que irão facilitar a decisão de não chamar determinadas pessoas.
Critérios de seleção
Pessoas que não mantém contato com o casal nem mesmo em datas especiais, por exemplo, podem ter seus nomes retirados da lista sem problemas. Muitas nem vão saber da festa de casamento, por isso não vale a pena mantê-las na lista. O critério pode ser parecido para convidar colegas de trabalho: chamar só aqueles com quem o casal tem contato constantemente fora da empresa.
Tenha paciência
A cerimonialista também comenta que montar uma lista de convidados é um exercício de paciência, principalmente quando os pais dos noivos estão ajudando a pagar pelo evento.
“É comum ouvir todo tipo de palpite, mas o mais importante é não se estressar com isso. Conversar com os pais sobre o planejamento do casamento e estipular um número de convidados é uma boa saída que tende a agradar a todos”.
Não há motivos para se estressar ao organizar a lista de convidados para o casamento e fazer isso com antecedência, tranquilidade e serenidade pode contribuir com escolhas mais acertadas e conscientes.