Empolgação a mil, é hora de começar a planejar o quartinho do seu bebê, escolhendo inclusive o berço. São tantas opções que ficamos até confusas sobre qual modelo é o mais indicado. Por isso, listamos 5 dicas para você escolher o berço do seu bebê.
1 – Leve em conta o espaço do quartinho.
Seu bebê vai ter um quartinho só para ele? Vai dividir o quarto com o casal? Antes de comprar um berço pela beleza é importante planejar muito bem as medidas para não entulhar a sua casa com os acessórios do pequeno.
Se vocês optarem por um berço pronto, comprado diretamente em uma loja, as medidas do padrão americano são de 1,30 x 0,70cm, já o nacional de 1,30×0,60cm. Se essas medidas não forem muito práticas para o espaço que você tem, a dica é fazer o berço sob medida em um marceneiro especializado.
(Foto Pinterest)
2 – Procure as certificações de segurança
Tem muita opção no mercado com preços suuuuuuuuuuuuuuuuuper convidativos, mas antes de sair comprando na empolgação de pagar barato, certifique-se que o item tem o selo de segurança do INMETRO. Isso irá garantir a segurança do seu bebê.
Por exemplo:
- As gradinhas laterais do berço precisam ter no máximo 6,5cm entre elas. Isso impede que seu danadinho prenda a cabeça no vão.
- A distância entre o estrado e as laterais do berço não podem ultrapassar 2,5cm, para que o seu bebê não prenda os pezinhos ou mãozinhas neste espaço.
- A altura entre o estrato e a lateral do berço tem que ser de no mínimo 60cm, para que o bebê não consiga pular para fora quando estiver maiorzinho.
- Cuide também com berços que tenham braçadeiras, quinas e partes destacáveis. Quanto mais simples melhor e mais seguro.
- Se o berço tiver rodinhas, escolha um modelo que possua travas, para evitar que seu bebê “manobre” a caminha dele pela casa toda rsrsrs…
Recomenda-se que as grades laterais do berço tenham no máximo 6,5cm de espaço entre elas. | Manu Oristanio / Divulgação
3 – Pense no futuro
Você deve conhecer muitas crianças que nunca utilizaram o berço de seus quartinhos todos lindos e super projetados. Tenho alguns amigos que brincam que o berço é um móvel de exposição em casa. Para evitar desperdício de dinheiro, procure um berço que seu filho realmente possa aproveitar bem. Berços que viram mini-camas ou berços portáteis podem ser ótimos para seu filho aproveitar até pelo menos os 3 anos.
(Foto Pinterest)
5 – Se precisar economizar, pegue emprestado ou compre usado
Não se acanhe em comprar ou emprestar itens usados para bebês. O tempo de uso de móveis e roupas infantis é muito pequeno. Por isso é possível encontrar ofertas ótimas de berços semi-novos em ótimo estado. Nada que uma boa limpeza e um colchão novo não resolvam.
A única ressalva e cuidar com berços muito antigos. Certifique-se que eles estejam nos padrões de segurança atuais.