Tão importante quanto metragem, localização e preço, a posição solar deve ser levada em consideração na hora de escolher o seu imóvel. Isso porque é ela quem vai definir a quantidade de luz solar que a sua casa irá receber. Apartamentos bem iluminados e com incidência solar adequada podem até ter um valor mais alto, mas valem a pena.
A prevenção de umidade, mofo e outros problemas estruturais são só alguns dos principais motivos pelos quais vale a pena investir em um apartamento bem posicionado. Mas você sabe qual a melhor face: norte ou sul?
Por que a face norte é considerada a melhor?
Você já deve ter lido a especificação “face norte” em algum anúncio imobiliário, quase sempre utilizada como um argumento de venda. De modo geral, a face norte é a que recebe mais raios solares durante o dia – principalmente no inverno. Sendo assim, em tese, a face norte é a melhor opção. Mas isso está longe de ser regra, sendo necessário levar em consideração muitos outros fatores para saber a real incidência solar do imóvel.
Prédios altos ou muito próximos, sacadas muito grandes e até mesmo árvores podem acabar fazendo com que a luz solar não chegue até a sua casa, tornando a tal da fachada norte inútil. Por isso é super importante verificar a planta do imóvel e o seu entorno, garantindo que a incidência solar seja adequada.
Face norte ou sul, qual das duas escolher?
A face norte recebe mais sol, isso é verdade, mas nem sempre ela é a melhor opção. Se você mora em uma região muito quente, por exemplo, não vai querer um apartamento que receba muito sol e fique abafado, certo? Por isso é importante levar em conta o clima da região onde você mora. Durante o inverno, a face sul tende a ser mais fria e escura, enquanto que na face norte os raios solares formam um ângulo que garante uma melhor iluminação durante o dia – praticamente durante o dia inteiro. Com um sol mais ameno durante o começo do dia e o final de tarde, a grande incidência solar da fachada norte ocorre por volta do meio-dia.
Também vale ressaltar que nenhuma face é totalmente norte, e muitos apartamentos e casas possuem mais de uma face. Por isso, na hora de escolher o imóvel, verifique qual a face de cada cômodo. Ambientes em que ficamos mais tempo, como quartos e salas, são aqueles que necessitam de um conforto térmico maior, por isso devem estar para a face norte – isso se você mora em uma região mais fria ou com um inverno muito rigoroso. Já banheiros, cozinha e lavanderia são lugares de poucas transição, por isso dispensam a necessidade de aberturas para a face forte.
Mas, vale ressaltar que cada caso é diferente. Lembre de levar em conta todos esses fatores – clima, região, cômodos – na hora de decidir qual a melhor fachada para a sua casa. ;)
Texto: Rogerio Fonseca, redator da Tibério Construtoras, uma das melhores construtoras de São Paulo e região.