Uma pesquisa realizada em vários estados brasileiros pela CasarCasar , portal líder de casamentos na Argentina e presente no Brasil desde 2012, mostra que a maioria dos noivos do país (75%) está disposta a pagar até R$ 50 mil em preparativos da cerimônia de casamento e a festa para os convidados. “Os índices revelam que mais pessoas estão se casando, e cada vez mais tarde. O ideal agora é o planejamento, seja para assuntos imediatos, como a festa e a viagem de núpcias, como para ações que definem a vida do casal, por exemplo, a escolha do local onde morar”, afirma Tatiana Goldstein, CEO do CasarCasar.
A procura de serviços de casamento aumenta exponencialmente para as datas em maio, considerado o mês das noivas, bem como os valores praticados. Segundo Tatiana, quem deseja realizar a cerimônia nesse mês deve se programar um ou até dois anos antes, dada a procura por locais adequados a preços que não pesam tanto no orçamento. “Aluguel do espaço, serviço de buffet, fotógrafos, atrações como banda e DJ, carro da noiva, entre outros detalhes de decoração fazem toda a diferença para os convidados e os noivos no hora da celebração”, ressalta.
A pesquisa levantou dados de 2,7 mil pessoas em vários estados do Brasil. Minas Gerais, Rio de Janeiro e principalmente São Paulo concentram o maior número de casamentos, enquanto Acre, Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e demais estados somam pouco mais de 40% do registro de uniões. O estudo pontua os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que demonstram crescimento de 5% ao ano no número de casamentos em todo o Brasil.
Cerca de 20% dos entrevistados na pesquisa da CasarCasar aceita pagar até R$ 300 mil e a minoria, 5%, não se preocupa com o valor da cerimônia, mesmo que seja alto, na casa dos 500 mil ou mais (festas luxuosas ou que duram mais de um dia entram nessa lista). Outro indicador da pesquisa é que, em média, 35% dos homens e mulheres que querem oficializar a união têm entre 25 e 30 anos.