Casamento em ritmo de festa junina: Ideias e dicas para uma celebração animada

Durante todo o mês de junho o São João é comemorado por todos os lugares, principalmente no Nordeste. Quem casa neste período aproveita as festividades juninas (e julinas) para incrementar a festa e deixar o clima ainda mais bonito.

Se você estava na dúvida se deveria ou não apostar nesta temática para seu casório, no ano que vem, pode começar a organizar a quadrilha porque é bonito sim sinhô!

casamento junino
Decoração: Vivian Silveira | Fotos do acervo pessoal Alexandre Cicconi

Veja algumas dicas de como fazer um casamento diferente, animado e, principalmente, sem gastar com grandes produções. A sua cerimônia em ritmo de festa junina vai com certeza encantar todos os convidados e tornar o seu dia, inesquecível para todos eles também.

Festa Temática ou à Fantasia?

Sim, isso não é a mesma coisa! Festas temáticas utilizam o assunto em questão para a ornamentação da festa, mas isso não influência no modo de vestir dos convidados. Já no segundo caso, todo mundo precisa entrar no clima e se vestir como manda o figurino, literalmente.

Então decida primeiramente se você quer aquele casamento caipira, com convidados em trajes típicos ou se somente a decoração vai ambientalizar a sua festa. Uma dica? Aposte em trajes típicos! Eles dão uma leveza incrível à sua festa além de agradar a todos, afinal, quem nunca curtiu uma festinha de São João na vida?


Cardápio Indicado

Claro que você pode servir o que desejar, mas festa junina combina com pratos típicos, não é verdade? As comidas e bebidas dessa época são bem tradicionais e a maioria é à base de milho, então como dica você pode servir:

Bebidas: Quentão, vinho quente, chocolate quente, suco de milho, mingau de milho, etc.

Pratos Salgados: Pipoca, Cachorro Quente, Cuscuz de milho, Cuscuz de tapioca, amendoim torrado e cozido, caldinho de mandioca, de feijão, de castanha, etc., milho verde cozido e assado, pinhão cozido e assado, churrasquinho de gato e muito mais.

Pratos Doces: canjica, mungunzá, pé de moleque, paçoquinha, arroz doce, doce de leite, bolo de milho, cocada, batata doce, curau de milho, maçã do amor e muitos outros.

Pratos para jantar: churrasco, arroz de cenoura, salada simples (batata e cenoura), milho verde, azeitona e ervilha a La carte, entre outros.

Existem diversos outros pratos que podem ser servidos em um casamento com tema de São João. Do mesmo modo, é sempre indicado reservar alguns outros e também bebidas mais convencionais. Estas também servirão para aqueles que não gostam ou não podem comer os que foram citados mais acima. Então não esqueça também do refrigerante, suco, bolo de leite, etc.

casamento junino

casamento junino Fotos: Crissy’s Crafts

Local e Decoração

O melhor local para fazer um casamento com tema junino será o campo. Em falta, você pode fazer em salões e buffets, mas lembre-se de levar este ar mais de roça e fazenda para o ambiente. É importante lembrar quanto ao acesso de convidados. Caso o local do casamento seja muito longe, você pode colocar um transporte para servir as pessoas que desejam curtir mais a sua festa.

Já a decoração deve ser bem típica de São João mesmo. Bandeirolas, balões de papel, fogueira, chapéus de palha, toalhas quadriculadas e tudo o que lembre as festas juninas.

casamento junino
Decoração: Luiza Delise Martins e Leonardo Gurgel | Arquivo Pessoal/Fábio Meireles

casamento junino
Decoração: Luiza Delise Martins e Leonardo Gurgel | Arquivo Pessoal/Fábio Meireles

casamento junino
Decoração: Luiza Delise Martins e Leonardo Gurgel | Arquivo Pessoal/Fábio Meireles

casamento junino
Decoração: Luiza Delise Martins e Leonardo Gurgel | Arquivo Pessoal/Fábio Meireles

casamento junino
Decoração: Luiza Delise Martins e Leonardo Gurgel | Arquivo Pessoal/Fábio Meireles

Vamos Dançar Quadrilha?

O que não deve faltar em uma festa junina é o forró. O som do seu casamento pode ser ao vivo ou por DJ. Contrate uma bandinha para os convidados forrozarem por algumas horas e, de preferência, convide uma quadrilha para se apresentar. Além de divertir os convidados, eles podem interagir e dançar também!

Com certeza você terá um dia inesquecível e transformará no seu casamento naquela festa memorável para todos!

Publicado por Laís Costa

Laís Costa é Tecnóloga em Hotelaria por profissão. Apaixonada pelo fascinante mundo do casamento, resolveu criar um blog direcionado ao assunto: www.aslembrancinhasdecasamento.com

2 comments on “Casamento em ritmo de festa junina: Ideias e dicas para uma celebração animada”

  1. Bom, eu nao vou fazer meu casamento com esse tema, so pra ser diferente mas sim pq meu coracao e Sao Joao e danço quadrilha que e minha paixao e nesse meio junino conheci meu noivo entao acho justo fazer nesse ritmo e entao decidimos fazer, so que tava com uma duvida que era o que servir, ja sabia que era comida tipica mas queria detalhes, e a musica que vai tocar com minha entrada sera de Junina tbm e no meio da musica vamos dancar juntos, acho que seria uma boa ne? e os convites, como seriam tbm ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *