6 Dicas para um Casamento Religioso perfeito

Texto produzido pela fotógrafa Marilia Cardoso

Uma imensidão de detalhes preocupa os noivos nos preparativos para o casamento. São tantos fornecedores, orçamentos e muitas decisões a serem tomadas. É preciso decidir a cor dos guardanapos, se irão contratar banda ou DJ, quais os doces servir e quantos tipos de bebidas. Todo esse universo de coisas tem feito com que muitos noivos coloquem o casamento religioso em segundo plano. Mas não pode não, gente!

Muitas vezes a cerimônia é deixada de lado ou tratada com menos importância. Mas é preciso valorizá-la, pois é o ponto inicial do casamento, onde serão reafirmados o amor e o compromisso de um com o outro. Por isso trouxe aqui 6 dicas para ajudar os noivinhos e discutir como tornar este momento ainda mais especial. Dá uma olhada!

1 – Cerimônia na Igreja ou no Espaço de Eventos? Faça a escolha certa do local

Seu primeiro passo deve ser procurar um local que agrade o casal, várias igrejas ou espaços para eventos têm agendas lotadas e em muitos casos a antecedência chega a ser de até mais de 1 ano. Portanto, escolha o local onde desejará realizar sua cerimônia.

Se optar por uma igreja considere a possibilidade de ser alguma próxima ao local da festa, especialmente em cidades grandes. Se a escolha for realizá-la no mesmo espaço da festa certifique-se de que tenha um ambiente apropriado ou se será preciso contratar e montar um espaço específico. Fique atenta aos detalhes como o clima e a ocorrência de chuvas na data escolhida, especialmente se a opção for realizar a celebração ao ar livre.

Gabriel Pelaquim

2 – Contrate um bom Cerimonial

O cerimonial é o responsável por checar todos os serviços contratados, este profissional deve saber quem fará a decoração e garantir que os decoradores estejam no local com antecedência. Deverá agendar com os padrinhos e familiares próximos o horário de chegada com antecedência de pelo menos 30 minutos.

Os noivos precisam visitar e conhecer a pessoa que será responsável pelo cerimonial no seu grande dia. Devem ter liberdade para conversar e falar francamente sobre todos os detalhes que envolvem seu casamento religioso. A escolha de um bom cerimonial pode evitar muitas surpresas no seu grande dia, pense nisso!

Pode-se dizer que os melhores cerimonialistas tem solução para tudo, e na hora da cerimônia são fundamentais para coordenar a entrada, fazer a daminha de honra entrar na igreja sem choro, apertar o passo da tia que está mais emocionada e segurar as lágrimas da noiva, naqueles preciosos minutos que o fotógrafo vai precisar para tirar a foto, sabe?

3 – Surpreenda e participe de seu Casamento Religioso

Os noivos devem participar ativamente das escolhas para este grande dia, conversar sobre o que cada um acredita e sobre o significado deste momento irá fortalecer os laços entre vocês.  Decidir quem irá realizar o casamento religioso e conhecer esta pessoa é essencial!

O celebrante também deve saber o que os noivos pensam, acreditam e valorizam. A escolha das músicas merece um investimento maior do tempo de vocês. Escolham juntos músicas que marcaram o relacionamento ou improvisem alguma homenagem para o parceiro, seja cantando uma música ou levando para cerimônia algo marcante como a foto de um parente que já virou “estrelinha”.

4 – Prepare mimos para seus convidados

Receba seus convidados com algum tipo de lembrancinha ou agrado, você pode servir uma água refrescante e aromatizada na entrada. Se o casamento acontecer durante o dia e estiver muito quente ofereça leques charmosos ou se for a noite, ao ar livre e no inverno deixe mantinhas espalhadas nas cadeiras. Prepare um presente especial para padrinhos, madrinhas, damas e pajens.

Se você convidou algumas crianças, prepare kits com lápis de cor e mini livrinhos de colorir para diverti-las. Você pode imprimir o programa de sua cerimônia para que os convidados acompanhem ou oferecer lencinhos para as lágrimas. São pequenas gentilezas que encantam os convidados.

casamento-religiosoFotos via Style me Pretty

5 – Escreva você mesma os votos

Os celebrantes têm os votos tradicionais já preparados. Sabe aquelas palavras “na saúde e na doença” que são ditas enquanto os noivos repetem para todos ouvirem? Mas você pode escrever seus votos e caprichar em uma bela declaração de amor, o que acha?

Se a emoção e o nervosismo tomarem conta, você pode ter seu papel ali à mão para não deixar de dizer nenhuma palavra de amor e principalmente serão palavras do seu coração e verdadeiras.

Dani Starck

6 – Relaxe e aproveite seu casamento religioso

Os noivos devem envolver-se em todas as decisões antes da realização do casamento religioso, mas no momento da cerimônia, enquanto ela acontece é muito importante relaxar e curtir. Esqueça tudo que escolheram!

As noivas, especialmente, têm o hábito de fazer um checklist mental enquanto caminham para o altar. Não faça isto! Curta este momento e toda a beleza e emoção envolvida, e se algo sair fora do programado, nada de chilique ou choro desesperador. Mantenha a calma, o sorriso e principalmente o motivo que te levou até aquele momento, a união do casal.

Não há nada mais bonito e encantador do que um casamento religioso perfeitamente organizado e realizado. O cuidado com os detalhes transmite a seriedade e importância que este momento tem para os noivos. Representa o compromisso de acreditar em uma união duradoura e feliz mesmo quando muitas pessoas têm se afastado do real valor do casamento.

Ainho Alves e Matheus Passos.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *