6 dicas de beleza e bem-estar para as noivas na noite anterior ao casamento

Finalmente chegou o grande dia! Depois de tanta espera, e de tanto tempo planejando, enfim está quase na hora de subir ao altar e dizer um dos “sim” mais importantes da vida. Entretanto, aquela ansiedade natural e preocupações não param de martelar na sua cabeça: “será que o buffet vai preparar a quantidade certa de comida”, “e se a florista confundir o dia”, “não tenho certeza se confirmei a banda”, “nossa, ainda preciso fazer as malas para a lua de mel”!

Apesar de toda essa neura ser normal um dia antes do casamento, é muito importante tirar um tempo para relaxar e focar em alguns cuidados com sua saúde e beleza – afinal, de que adianta uma maquiagem impecável se a pele estiver toda danificada e sem vida? Por isso, reserve algum tempo somente para cuidar de você, realizando tratamentos como esfoliar a pele, aplicar uma máscara facial e até fazer uma massagem!

Separei algumas dicas com coisas que toda noiva deve fazer na noite anterior, a fim de se manter calma e relaxada para o grande dia.

Mime-se

Se presenteie com alguma coisa relaxante, como uma tarde num spa, uma sessão de massagem, um banho termal ou de lama ou algum outro tratamento medicinal. Você ainda pode combinar com suas madrinhas ou familiares próximas de irem todas juntas! Vários estabelecimentos fazem o “dia da noiva”, que contam com promoções para grupos e incluem fotos e refeições balanceadas. Nada melhor que passar uma tarde divertida e renovadora para acalmar os nervos!

Banhos revitalizantes

Não é porque não conseguiu ir a um estabelecimento próprio que você não pode fazer algumas coisas em casa, como um banho energizante. Se tiver uma banheira, prepare a água com sais de banho aromatizados, óleos, ervas e pétalas de rosa, tudo à luz de velas – afinal, elas ajudam a dar o clima que você merece! Além de aliviar o stress, isso vai ajudar a deixar sua pele mais macia e cheirosa. Se não tiver banheira, sem problemas, você pode seguir essa receita:

  1. Ferva dois litros de água com alecrim, erva cidreira, manjericão, hortelã e arruda. Também jogue alguns cravos e paus de canela para completar.
  2. Misture um pouco de água fria para deixá-la morna.
  3. Separadamente em um recipiente, misture meio pote de óleo de coco com 150g de sal marinho.
  4. Vá para o chuveiro e passe esse esfoliante de óleo e sal por todo o corpo, menos na cabeça.
  5. Depois lave tudo com a água de ervas, banhando-se com o auxílio de uma caneca.

Limpeza profunda

Falando em tratar a pele, é essencial subir no altar resplandecente, por isso você deve dar uma atenção especial aos cuidados com ela. Claro que os resultados serão melhores se começar alguns meses antes – aliás, limpar, tonificar e hidratar a pele já deve fazer parte de sua rotina diária de beleza. Mas aproveite a noite anterior para dar aquele trato mais potente, como esfoliar a pele e utilizar uma máscara para desentupir os poros e eliminar as células mortas. Para dicas de como esfoliar a pele corretamente, clique aqui. A receita de máscara a seguir é para retirar o excesso de oleosidade e acalmar a pele:

  1. Faça uma mistura contendo uma colher de sopa de azeite, outra de mel, uma gema de ovo e meia xícara de aveia.
  2. Aplique a combinação no rosto com cuidado para não atingir os olhos.
  3. Deixe agir por 20 minutos e lave em seguida com água fria ou morna.

Se alimente corretamente

Tão importante quanto as dicas anteriores, a alimentação certa te deixará com mais energia, disposição e com a cútis mais bonita!

Já alguns alimentos podem te deixar com aquela sensação de peso e te inchar, algo que com certeza ninguém deseja, especialmente no dia do casamento! Por isso, passe longe de alimentos de digestão lenta, alta quantidade de fibra (como o feijão e o brócolis) e laticínios.

Também evite muito carboidrato branco e açúcares, pois são inflamatórios, além de virarem gordura se não queimados. Troque toda a junk food por vegetais, frutas e grãos integrais como quinoa, trigo sarraceno e aveia, ótimos para deixar a pele e cabelos brilhantes.

Alimentos ricos em ômega 3 como o salmão e a semente de chia são indicados, pois além de diminuírem o inchaço, proporcionam uma sensação de saciedade, evitando que você se empanturre por causa da ansiedade. Aposte também em diuréticos naturais, como espargos e abacaxi.

Hidratação total

Especialmente no calor, quase uma constante no país, mantenha sempre uma garrafinha de água ao alcance e a leve para aonde for! Ainda mais com a correria do casamento, é fácil você se esquecer de beber líquidos e mais fácil ainda se desidratar. Portanto, certifique-se de ingerir pelo menos 2 litros por dia. E por falar em hidratação, seu cabelo também pode se aproveitar de uma! Para ficar com as madeixas macias e brilhantes antes do grande dia siga os passos a seguir:

  1. Faça uma mistura de uma colher de sopa de amido de milho e meia xícara de água.
  2. Aqueça numa panela até engrossar e adicione uma colher de leite de coco e o creme de hidratação capilar de sua preferência ou mel.
  3. Lave o cabelo com shampoo sem álcool. Repita o processo duas vezes.
  4. Retire a umidade dos fios.
  5. Aplique pequenas quantidades da mistura em mechas, espalhando por todo o comprimento dos fios mas sem atingir a raiz, os massageando para que o produto penetre bem.
  6. Coloque uma touca térmica e a deixe por 10 minutos (se for elétrica, de 3 a 5).
  7. Após retirá-la, espere um tempo até esfriar, depois enxague o cabelo e utilize um condicionador com pH ácido para fechar bem as cutículas.

Sono de beleza

Por fim, algo não muito valorizado, mas extremamente importante é ter uma boa noite de sono. De nada adianta todo o planejamento e preparo prévio se estiver cansada, ou com aquela cara amassada de quem teve uma noite mal dormida! Por isso, vá para a cama mais cedo que de costume, não apenas no dia anterior, mas na semana de seu casamento. Garanta que seu quarto esteja livre de fatores distrativos, por isso nada de luz de aparelhos eletrônicos! Também aposte em alguns chás de ervas, como camomila e cidreira para te ajudar a relaxar e a começar a curtir essa nova etapa da vida que se aproxima.

Se você começou agora a planejar o seu, comece por aqui.

Imagens: Pexels

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *