5 sugestões de lugares para casar “fora da igreja”

Se, há poucos anos, as cerimônias de casamento eram realizadas somente em igrejas, é bem diferente nos dias de hoje. Lugares alternativos – como castelos e até mesmo praias – agora são tendência para atender a todos os estilos de casal. Assim, novos espaços passam a ser ótimas opções para o grande dia.

“Um fator que faz toda a diferença na hora de escolher um lugar é a estrutura que o espaço oferece”, diz Ademar Pereira, proprietário do Torres Eventos (Curitiba), que há 10 anos realiza confraternizações em suas duas sedes e, também, consultoria e equipe para locais pré-determinados. “A questão logística é importante, mas seguir os seus sonhos também. Tudo, é claro, precisa contar com boa organização e planejamento prévio”.

Teatros

Com palco, corredores e cadeiras para a plateia, os teatros possuem um ambiente para fazer do casamento um verdadeiro espetáculo. Além da estrutura clássica, ainda apresentam outros diferenciais como conforto, limpeza, iluminação, climatização e um cenário para boas fotos.

Praias

O pôr do sol, a vista e a brisa do mar são alguns privilégios que só são possíveis em cerimônias realizadas na praia e, no Brasil, há diversas opções para quem deseja casar com os pés na areia.

Ainho Alves

A leveza da festa vai desde a decoração ao cardápio. Para o menu, tanto os pratos como as bebidas devem ser refrescantes e fáceis de comer, combinando, também, com o ambiente. Serviços de catering, por exemplo, deixam os processos mais rápidos e fáceis, além de permitir uma maior flexibilidade e personalização de acordo com cada necessidade.

“O formato que engloba o ‘food station’ permite cinco ilhas de gastronomia com atrativos culinários – inspirados em receitas de várias partes do mundo e atualizado com as tendências do setor. Esse é um modelo ideal para quem procura unir sofisticação com praticidade,” explica o chef Júnior Pereira. “É uma ideia que adotamos para os nossos eventos e tem sido muito requisitada. Definitivamente, uma tendência para os próximos anos”.

Chácaras

Sobretudo para épocas com pouca chuva e muito sol, casamentos em chácaras e sítios vêm chamando cada vez mais a atenção de noivos e noivas. O contato com a natureza e os elementos inerentes do espaço criam um ambiente intimista para a cerimônia e fogem dos tradicionais modelos de festa.

“Você pode começar sua festa à tarde, com a luz do sol, e produzir uma iluminação especial para a noite, fazendo com que o ambiente fique completamente diferente. As possibilidades são várias, e todas criam um cenário único para cada ocasião.” ressalta Ademar Pereira.

O empresário ainda destaca que é importante estar atento a cada detalhe, uma vez que resolver imprevistos se torna uma tarefa mais difícil. “Existem coisas que fogem do nosso controle, como, por exemplo, o clima. Dessa forma, deve-se sempre ter um ‘plano B’ programado caso essas mudanças ocorram. Tudo, é claro, mantendo a qualidade de serviço, estrutura e de decoração, garantindo que sejam tão bons quanto a ideia original”, diz.

Jaqueline Melo

Castelos e Palácios

Para quem deseja ter seu dia de princesa, nada melhor do que celebrar o casamento em um castelo. Ainda que sem o clima europeu, os lugares costumam manter o ambiente medieval, com construções luxuosas e imponentes, além de um amplo espaço para o jardim.

Assim, é importante estar atento para que a decoração e iluminação combinem com o ambiente. “É preciso compreender o espaço para então pensar na decoração adequada”, explica Pereira. “Entre a combinação das cores, a iluminação e os demais elementos, a decoração deve demonstrar a essência do casal e, ao mesmo tempo, estar em harmonia com o local escolhido. Decorações com rendas, porcelanas, aliadas a uma boa iluminação, por exemplo, são uma ótima opção para casamentos elegantes e clássicos”, afirma o empresário

Whiskers and Willow

Vinícolas

Já imaginou casar em uma vinícola? Ainda que não seja tão comum no Brasil – há muitas na região sul do Brasil, como Paraná e Rio Grande do Sul – o lugar possibilita casamentos nos mais diversos estilos. Com uma estrutura aconchegante, um cenário encantador, além de muito vinho e champagne, o ambiente traz ainda um toque europeu para a cerimônia.

Ainda assim, o chef Júnior Pereira destaca a importância de se pensar em cada detalhe da definição da estrutura. “Para ambiente externos, precisamos sempre pensar na possibilidade de chuva, de estar frio ou calor, a luz natural do dia, se será necessária a colocação de tendas ou não. A partir disso podemos elaborar as demais etapas”, completa.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *