5 dicas para escolher a aliança de casamento

A aliança de casamento é um símbolo da união de um casal, representando o amor e a parceria de duas pessoas que escolheram dividir a vida. São vários modelos, de diferentes espessuras e texturas, deixando casais indecisos quanto à importante missão de escolher essa joia. Para auxiliar no processo, Camila Piccini, sócia do Casar.com, maior site de casamento e lista de presentes do Brasil, reuniu as principais dicas para casais nesse momento tão significativo.

A aliança é um dos itens que fazem parte do planejamento de um casamento, e, por isso, não pode ficar de fora do orçamento. Os primeiros passos para escolha é pensar qual a personalidade do casal. Por ser um item que será usado todos os dias, faz todo o sentido escolher uma joia que combine e tenha significado.

Segundo Camila Piccini, há algumas dicas importantes antes de comprar:

  1. Evite escolher o modelo de aliança por tendência ou moda, e priorize modelos atemporais. Eles combinam com todos os estilos de casais;
  2. Desconfie de preços muito baixos. Lembre-se que ouro é um material nobre e costuma ser caro, por isso, não se esqueça de exigir o certificado de garantia. Toda joia adquirida deve vir com esse documento;
  3. Peça referências para amigos e amigas que já se casaram;
  4. Não deixe para a última hora. Faça a prova com antecedência;;
  5. Por fim, a aliança precisa ser confortável para o casal de forma que nem percebam que estão usando.

Camila ainda recomenda que a compra seja realizada com, pelo menos, três meses de antecedência. Uma dúvida que pode surgir é em relação aos quilates:

“Os quilates significam a pureza ou o peso do ouro. O quilate mais comum na aliança de casamento é o 18K, como vem especificado na própria joia. Para investir em ouro puro, o metal com 24 quilates é o mais recomendado, mas, para isso, é necessário inserir outras ligas metálicas para dar firmeza à peça”, explica a especialista.

O valor da joia vai depender de vários fatores como o quilate, a espessura, e o acabamento. Se terá um banho de ouro especial ou uma pedra preciosa na aliança de casamento. Mas a média de preços gira em torno de R$1.200 cada uma.

Além dos modelos clássicos e tradicionais, existem também muitos modelos personalizados para cada casal, que pode optar por incluir pedras preciosas, por exemplo. É possível utilizar a internet a seu favor, pesquisando vários modelos nas redes sociais, salvando sempre em uma pasta e saindo para ver de perto e experimentar alguns modelos. “Assim como outros itens do casamento, isso é importante para otimizar tempo e já chegar na loja com uma ideia de modelo em mente”, aconselha Camila.

Quer saber como planejar o seu próprio casamento? Clique no botão abaixo e venha começar essa maravilhosa jornada da organização do casamento ;)

Outra dica é frequentar eventos que reúnem fornecedores e outros casais para trocar ideias, degustar e conhecer produtos e serviços. Um dos principais eventos é organizado pelo Casar.com, chegando a sua 21ª edição em maio deste ano no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Os ingressos já estão disponíveis pela Sympla.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *