A participação dos avós na cerimônia de casamento é um detalhe que enriquece muito a celebração.
Se você adoraria envolvê-los nisso, então confira quais as são funções que vocês podem dar a eles.
Carregar as alianças
A maneira mais fácil de incluir os avós no casamento é pedindo para eles levarem as alianças. Isso geralmente dá um tom bem emocionante pro casamento. Principalmente se o casal estiver juntos e completando bodas.
Veja também: Alianças de ouro. Como escolher o modelo ideal.
Foto: Lucas Costa
Substituir os pais falecidos ou separados
Se você tiver pais falecidos, os avós também poderão entrar com os noivos na cerimônia.
Se você tiver pais separados e sabe que no final da cerimônia eles jamais sairiam juntos, vale colocar o avô/avó para fazer par com “seus filhos” na saída. Dessa forma todo mundo sai bem acompanhado e ninguém ficará desconfortável com a situação.
Função das daminhas e pajens
Além de levar as alianças, seus avós também podem fazer alguma leitura durante a cerimônia, carregar outros elementos que serão usados durante a celebração (como vela, bíblia, plaquinhas), ou até mesmo suprir a função das daminhas e floristas.
Avós na cerimônia de casamento | Foto: Brian Evans Photography
Padrinhos de casamento
Se você já tem daminhas e pajens demais, mas faz questão da participação dos avós na cerimônia, uma ótima opção é convidá-los para ser padrinhos de casamento.
Foto: Sweetwater Portraits
- Veja também: Uma madrinha de casamento muito especial
Dicas:
Se seus avós forem bem velhinhos e tiverem que percorrer uma distância “longa” até vocês ao carregar as alianças por exemplo, verifique a possibilidade de alguém entrar junto para dar um suporte físico a eles.
Uma outra alternativa é deixar os avós sentadinhos nas primeiras fileiras, pra que eles possam levantar dali mesmo até o altar. Assim a distância percorrida será menor e eles certamente não terão desgaste físico.