Muito bem, agora que sou uma senhora casada =P, estou conseguindo me dedicar mais os meus projetos culinários e afins. Falo tanto de cupcake, mas nunca tinha tentado fazer. Então vi a oportunidade de comprar as minhas tão sonhadas forminhas, para inaugurá-las no aniversário do Gabe (o meu marido).
Muito bem. Comprei 2 fôrmas daquelas com 12 buraquinhos – para forminhas de papel tamanho 5. Já vou logo avisando, para que você tenha a chance de fazer cupcakes mais ou menos perfeitinhos, é melhor comprar dessas fôrmas. Nem adianta comprar aquelas de borracha, ou então colocar a massa direto na forminha de papel e levar ao forno, fica tudo torto e dá stress.
Então, com a fôrma certa para fazer os cupcakes mais bonitinhos, vamos para a minha tentativa 1:
Peguei um bolo de caixinha (sabor maracujá), bati na batedeira e coloquei as forminhas de papel dentro da forma de teflon. Li na internet que o ideal é colocar a massa de bolo ocupando 2/3 da forminha, ou seja, deixando um espaço de mais ou menos um dedo, para que ela possa crescer. Foi o que fiz:
Ainda apelando para a internet, vi que o tempo de forno deve ser de aproximadamente 20 minutos, ou até que eles fiquem douradinhos. Então programei o timer e fui olhando de tempo em tempo. Foi aí que meu mundo caiu.
Percebi que deixar só um dedo de espaço para o cupcake crescer no forno, não é suficiente, então ele cresceu demais e suas bordinhas começaram a queimar na fôrma. Além disso, dizem que o ideal é usar forminhas amantegadas, mas como eu não tinha encontrado tentei com as comuns mesmo, daí o problema é que além das bordas do cupcake terem queimado, o papel das forminhas também queimou, a massa interna pegou o gosto e ficou assim:
Liguei para o Gabe avisando que não tinha dado certo, mas não queria deixar ele sem os docinhos. Então resolvi tentar denovo. Peguei outra caixinha de bolo, desta vez de chocolate, porque o de maracujá deixou um cheiro de queimado tão enjoado que nunca mais quero saber dele rsrsrs.
Enchi as forminhas novamente com BEM menos massa, bem menos mesmo! Deu praticamente uma colher de sopa cheia para cada forminha, e reduzi o tempo de forno para 10 minutos, na temperatura de 200° . Uma caixinha de preparado de bolo deu para fazer 34 cupcakes.
Fiquei louca de feliz.. Mas aí como foi fora a caixa de bolo de maracujá, precisava comprar outra. Então no mercado achei um da Fleischmann, sabor Choco Mousse, que era mais cremoso e bla bla bla (tipo petit gateau) . Achei que era uma boa e resolvi comprar.
Lá fui eu bater na batedeira mais essa massa e percebi que ela é bem mais líquida. Comecei a suar frio, mas fui enchendo as forminhas e colocando para assar da mesma maneira que antes: 200° por 10 minutos. Aí percebi que essas massas tipo choco mousse não crescem tão bonitinho quanto os preparados de bolo comuns. Olha a diferença.
Mesmo assim, eu não ia jogar fora o choco mousse, só porque ele cresceu meio feinho, né? Então segui com o meu plano. Para a cobertura, eu fiz o ganache com uma barra de chocolate meio amargo (clique aqui para ler mais sobre o ganache). E com uma colher de café fui espalhando ele por cima de todos os cupcakes. A cobertura final foi : Coco ralado (lascas grossas) para o cupcake de choco-mousse e chocolate granulado para o cupcake de chocolate comum. O resultado final foi este:
No fim das contas achei fácil fazer os cupcakes, mas aprendi algumas coisinhas que certamente te ajudarão a ter menos trabalho do que eu.
1 ) As formas de alumínio ou teflon são essenciais para que o resultado final fique bacana.
2 ) Não há necessidade de comprar as forminhas de papel do tipo amanteigadas , desde que o tempo de forno seja bem pequeno. Caso o seu forno seja violento, melhor comprá-la.
3 ) As massas tipo choco-mousse grudam um pouquinho na forminha de papel, e por isso fica mais difícil de espalhar o ganache por cima, sujando-as nas bordas (veja como ficaram na imagem acima). Mas… entre os dois cupcakes, o choco-mousse ficou MUITO mais gostoso, embora mais feinho =)
4 ) Eu coloquei uma forminha preta por cima das forminhas que foram assadas para ficar mais bonitinho nas louças brancas.
5 ) Se você tiver saco de confeitar, você pode fazer os cupcakes com cobertura de creme, o acabamento dica muito mais bonito. Caso contrário, um ganache com granulado, coco ralado ou choco ball já são um efeito legal (embora mais simples).
6) O tempo de preparo para fazer 70 cupcakes (2 caixinhas de preparado para bolo) foi de 4 horas, isso porque fui assando em duas fôrmas simultaneamente (uma no forno elétrico, e outra no forno do fogão), você ganhará bastante tempo com isso.
7 ) Não acredite em tudo que está escrito na internet (Só no Blog do casamento hihihi) , fui na onda das dicas na internet e me dei mal. A nossa intuição as vezes é o melhor caminho a seguir.
Olá meninas! Acompanho o Blog de vcs pois caso uma amiga por ano. (sou a amiga que dá sorte rs). Bom, vamos a algumas dicas de cupcake. As minhas forminhas de papel ainda grudam um pouco, mas é normal rs. Olha a minha receita de CupCake – http://migre.me/8rn1t (fiz meu mini livro de receita rs) – já tentei várias e essa foi a que deu mais certo. Estou testando outra.Errei na primeira vez, mas na seg acho que sai. assim que eu acertar aviso vocês =) Ah, e confeitar com Chantily é uma boa, pois vc pode colocar corante da cor da decoração do chá =) .. bjinhus
Ameiiii essa dica, estava mesmo procurando algo sobre, pois quero fazer no meu chá de panela!!! Obrigada!!! Ah o blog é maravilhoso!!!Parabéns!!!
olha so amei seu blog e as dicas do tão famosos cupcakes! vou fazer pro aniversário de meu filho e estava a hora procurando na net alguma dica e naum encontrei em lugar nenhum tanta facilidades e honestidade como aki…
bjos vlw
Vou fazer a festinha do meu filho e gostaria de saber qntas caixar de bolo posso compra pra fazer 200 capcakes quero fazer de chocolate e morango mais de caixinha e comprei as formas que servem pra fazer quidim numero 7,5 sao de aluminio agurdo respostas obrigada pelas dicas
Oi Juliana, as fôrmas que usei foram aquelas n° 05, duas caixinhas de bolo deu para fazer 70 cupcakes. Não sei se a 7,5 é maior ou menor =/ Mas imagino que você precise de umas 6 caixinhas de bolo (mais ou menos)
Obrigada pelas dicas sinceras! A parte sobre a quantidade solucionou meu problema, já tava achando que era do meu forno elétrico a culpa dos meus cupcakes darem errado, usei com forminhas de aluminio (já que só tenho um mini forno hehe) de empadinha e funcionou perfeitamente! Fiz de o saquinho da Dona Benta de Cenoura com cobertura de brigadeiro e ficou ótimo!
Sucesso no blog ;)
Adorei as dicas tentei fazer pra festa da minha filha e não deu muito certo!!Agora vou tentar pra festa da outra!Como é na páscoa vou tentar um de cenoura!Obgd pelas dicas!!
Oi adorei as dicas só gostaria de saber se pode ser qualquer tipo de forma de papel para cupcake ou tem alguma especifica obrigado desde já pela resposta rsrsrs
Gostei de suas dicas.
bjo
Olá queria saber se aquelas forminhas de empadinha também dá certo ? ouvi dizer que sim…
Dá sim Laura, qualquer forminha de alumínio e afins dá certo.
Olá
Adorei o blog..queria fazer cupcakes e agora tenho certeza que vai dar certo. Muito obrigada…
vou comprar as formas de silicone da internet. o que vc acha? será que vai dar certo?
Lidiana, eu testei uma vez as formas de silicone e não me adaptei muito bem. O melhor mesmo (na minha opinião) é comprar as forminhas amanteigadas de papel e colocar direto nas formas de alumínio próprias para isso. Eu acho as formas de silicone meio “molengas” hehe mas talvez seja porque eu não saiba usar direito =S
Bjo!
Adorei o blog e tô me aventurando a fazer as guloseimas do meu casório sozinha pra economizar uma grana… aí, vem minha dúvida, vc fala o tamanho da forma que usou (foi num 5 se não me engano) mas com relação a tamanho em centímetros, isso equivale a quantos centímetros de altura no cup, são 3? ou é um pouco maior? bjs e sucesso.
Ana Paula, olha só, ela é equivalente a essas empadinhas médias vendidas em padaria. Acho que deve ser uns 5cm de diâmetro e uns 4cm de profundidade.
eu amei o seu site , tenho um trabalho pra fazer de ultima hora i você min ajudou , obrigada viiu beijoos
Acabei de saber tudo que precisava!!!!! Mto Obrigada
Que nome lindo hein? Hehehe Adorei as dicas, quero fazer para vender e vc me tirou dúvida sobre a forma, mas ficou uma, sabe se a de alumínio é presiso untar? Obrigada
Lindo mesmo ! hehehe
Se você usar a forminha de papel amanteigado dentro da forma de alumínio, não precisa untar a forma de alumínio não.
olá Rubia, acabei d adquirir aquela maquininha fofa da Britania pra fazer cupcakes. No manual diz q leva d 5 a 9 minutos pra ficar pronta cada leva (são 7 mini cupcakes p vez) a minha duvida é: sera q preciso procurar essa forminha d papel amanteigado pra assar na maquininha, ou forminhas comuns ja servem? Ah quero assar empadinhas tb, será q tem q ser a tal forma amanteigada? Onde eu acho pra comprar e qual é o preço? Obrigada, adorei suas dicas pra iniciantes! :)
Bianca, na verdade eu nunca usei essas maquininhas, por isso recomendo dar uma passada no manual. De qualquer forma a forminha amanteigada seria uma espécie de “seguro” , por isso acredito que ela possa ser usada em qualquer situação, inclusive na maquininha de cupcakes. Ela protege a massa e não deixa grudar no papel.
Eu não lembro bem o preço, mas se não me engano em um pacotinho com 100 forminhas paguei uns R$ 3,00. Ela é baratinha também =)
onde encontro para vender essas forminhas de capcake????
Já fui assim, depois de muitas aulas pela internet, aprendi vários truques. Sempre quis fazer igual aqueles que vejo na tv.Os americanos fazem um mais lindo que os outros; passando por vários blogs.
A maioria dos produtos que eles usam são diferentes, como a farinha de trigo, la se chama farinha de confeiteiro (2 xicaras de farinha de trigo uma colher se sopa de amido de milho, peneire pelo menos 4 vezes), que dá mais leveza a massa, buttermilk (uma xicara de leite para uma colher de sopa de vinagre branco, deixe descansar por 15 minutos); e dá realmente uma diferença, e muitos desgastante fazer varias receitas e muitas não darem certas.
ah. já ia me esquecendo: se usar muita manteiga a massa pode soltar da forminha de papel, e pode usar qualquer tipo de forminha, dá certo. bjs espero ter ajudado com essa dicas
Oie! Adorei o post! Estou procurando dicas de qual forno elétrico devo comprar para fazer cupcakes. Tem algum para indicar? Obrigada!
Adorei as dicas Rubia Rocha!!!! A única duvida que ficou, e se a massa depois de pronta fica boa mesmo esperando os primeiro cupcakes assarem ou tenho que ter fominhas para assar todas de uma vez so….
Fernanda, eu assei os meus em 2 fornadas, uma seguida da outra, não percebi nenhuma diferença da massa neste meio tempo.
para assa os cupcake em forma de aluminio de empada n.2 serve ,eu tenho q usar papel manteiga o papel normal queima.
Olá! A matéria do blog me ajudou muitíssimo!!!
Entrei no mundo dos cupcakes há pouco tempo, por incentivo do namorado, hahahaha.
Hoje fui em busca de forminhas de papel para fazer cupcakes, e encontrei uma bem bonitinha, por fim que cheguei em casa e estava escrito que não era forneável! Fiquei no horror! Para a minha salvação encontrei o seu blog! Obrigada pelas dicas!
Polyana, pode usar essas forminhas. É só ficar de olho para não queimar.
olá, rubia.adorei seu blog e suas dicas sobre cupcakes.muito detalhista e verdadeira. vou me aventurar pelas suas dicas.bjs
Oi Aline, obrigada! Espero que dê tudo certo!!!
…eu faço cupcakes, á 3 anos e sempre fiz em forminhas de silicone, os meus nunca queimaram iguais os seus, e os resultados ficaram perfeitos, é claro que sempre coloquei a forminha de papel para o cupcake, mas nunca abriram, as forminhas de teflon são ótimas, mas na minha cidade nao tinha e acabei comprando as de silicone, e são bem melhores, é mais facil de tirar os cupcakes, então pesquise antes de falar oq nao sabe :)
Que grosseria, Aline! A moça não disse sobre o que não sabe, disse sobre a experiência que ela teve e ainda foi humilde pra dizer que não de adaptou talvez por não saber usar bem a forminha de silicone. Tem nada a ver com pesquisar. Me revolta esse tipo de resposta tipicamente característica de analfabetos funcionais.
Nossa gostei mt do seu blog, e me identifiquei tbm ! Parabéns !
Olha comprei só uma assadeira com 12 buracos pode assar e reservar a massa e depois assar o restante?
Sim! Eu asso, deixo esfriando, e coloco a nova formada e quando terminar de assar tudo faço a decoração em todos.
eu nao tenho essa forma de buraquinhos(rsrs) tem outra maneiraque eu possa assar os cupcake? sera q nao da pra colocar em uma forma normal? sera que fica muito feio? é pro aniverssario do meu filho são 28 convidados incluindo as criançasqntos devo fazer me de uma sugestao pois estou perdida..
Grata desde já!
Mayara, você pode assar direto na forminha de papel, dentro de uma forma de alumínio normal, mas já vou adiantando que eles crescem todos tortinhos.
Uma outra opção é comprar forminhas de silicone e coloca-las dentro de uma forma de alumínio.
Me aventurei nos cupcakes essa semana. fiz em forminhas de silicone, com a forminha de papel dentro. Nao tive problema nenhum e ficaram lindos. Parecia aqueles comprados. Acho que a forma nao faz tanta diferença como voce disse. A massa sim faz. bjbj
olá..que legal..adorei as dicas..onde vc comprou a forma?
Re, a forma teflon eu comprei em uma “loja de panelas” – essas especializadas em artigos para cozinha.
Parabéns!!! Amei seu blog com super dicas. Bjimm
Muito boa sua materia!! Parabens
Oiii, adorei a dica =D , será que fazer a receita do bolo nega maluca também dá certo? no lugar de comprar essas de caixinha.
Obrigadaa, adorei o blog!!!
Pri, dá certo e fica beeeeeeeeeeeeeeeem mais gostoso!
Eu não sei se já foi dito acima, mas colocar as forminhas de papel ja na forma de aluminio e levar ao forno uns 3 minutinhos ajuda a massa do bolo grudar na forminha e nao ficar esparramado… fica bem legal o resultado… :D
oi, gostei muito do seu post. Estou procurando dicas, pois pretendo fazer cestas para o dia das mães, e quero incluir cupcakes, você acha que o tamanho que você fez é o ideial? pois achei umas forminhas de 6 de diamento e 2 centímetros de altura, queria saber o tamanho ideal. Se você puder me ajudar com sugestões para o dai das mães, te agradeço muito!!!
A minha forminha de cupcake é a maiorzinha, pelo tamanho um é suficiente por pessoa. É equivalente a uma “quase fatia” de bolo rsrsrs
Amei o seu post e adorei o “forno violento” kkkk
Estive pensando que seu eu fizer uma massa de bolo de cenoura e colocar uma bolinha de brigadeiro envolvida em farinha de trigo na massa da forminha deve ficar gostoso.
Olá, faço cupcakes com a verdadeira massa para cupcakes e a textura certa para ele é estar úmido e macio. Asso sempre em forminhas de papel que não são amantegadas, deixo um dedo sobrando para que cresça e fiquem lindos e coloco nas fôrmas de alumínio com buracos para que não desmanchem. Nunca queimaram. O tempo correto de forneamento não pode ser menos de 20min e nem mais de 30min. Não quero parecer grosseira, mas as dicas que você deu acabaram sendo bem equivocadas. Mas tentativas são sempre válidas ;)
Obrigada por complementar o post Ana! Eu fiz a minha tentativa com a massa de bolo de caixinha mesmo, bem simples e amador, pois não trabalho com isso =(
Se quiser deixar sua receita de massa para cupcake, será super bem vindo =)