Casar em casa tem sido uma opção muito tentadora nos tempos em que vivemos. O primeiro motivo e mais óbvio é a pandemia, seguido de orçamento (corte de gastos). Muito tentador, eu sei, mas antes de decidir fazer um casamento em casa, você precisa saber que o planejamento continua sendo essencial, mesmo que ele seja para poucos convidados. No post de hoje, vamos abordar alguns tópicos importantes para você levar em consideração, antes de tomar a sua decisão.
#1 Tamanho do local
O casamento em casa tem uma proposta diferente e bem legal , que é trazer um pouco de informalidade e aconchego para todos, mas isso vai ser difícil de conquistar se o espaço for muito pequeno.
O ideal é que o número de convidados que você tem na lista lista circulem livremente neste espaço, ou seja, confinar tudo mundo em uma sala de apartamento pequeno, pode não ser uma boa estratégia.
#2 Espaços de circulação dos convidados
Outro ponto bem importante é definir como será a sua cerimônia, pensando justamente em onde os convidados ficarão durante o evento.
Por exemplo: Se você mora em uma casa, poderá planejar a cerimônia no quintal, e pensar em detalhes como: Os convidados vão ficar sentados ou em em pé durante a celebração? Onde ficará a mesa de doces ou buffet ? Sua sala de estar ou living, poderá ser usada como lounge para os convidados descansarem? O jardim pode ser usado para colocar mesas para os convidados almoçarem/jantarem?
A dica aqui é aproveitar os espaços comuns da casa (salas, cozinha, sacadas, jardins), criando cantinhos para eles aproveitarem o dia. Evite o acesso a áreas íntimas da casa como quartos e escritórios.
#3 Banheiros
Outro detalhe super importante e considerar um número de banheiros compatível com a quantidade de convidados, além é claro da reposição dos materiais de higiene e limpeza frequente do local.
#4 Preparação da casa
Para fazer um evento em casa é necessário prepará-la para isso, ou seja, transformar o espaço em algo que seja adequado para a grande circulação de pessoas, protegendo também objetos e móveis que possam ser avariados com a grande movimentação. A dica é retirar móveis pequenos, com quina, de vidro, além de objetos delicados para que a casa fique livre de acidentes. Afinal de contas, não queremos prejuízos neste dia tão especial, não é mesmo?
Resumindo: Arraste os sofás para os cantos, para a livre circulação e guarde todos os objetos e miudezas para evitar qualquer acidente. Além disso, tranque os cômodos que você não quer que os convidados tenham acesso.
#5 Vizinhança e regras locais
Para dar uma festa em casa é preciso estar pode dentro das regras de condomínio, ou regras locais se tratando de barulho, entrada e saída de veículos, horário para carga e descarga de móveis e equipamentos que vocês eventualmente aluguem para a festa.
#6 Cardápio da festa
A estrutura do local também pode interferir no tipo de menu da sua festa. Seu espaço permite que uma equipe prepare e sirva um buffet ? A cozinha tem estrutura suficiente para uma cozinheira preparar todo o cardápio escolhido? Se o local for pequeno, será que um food truck não se adequaria melhor?
Essas são algumas perguntinhas que vocês deverão se fazer antes de definir o melhor tipo de cardápio para a sua festa de casamento em casa.