Convite de casamento: Quem convida? Os pais ou os noivos?

Se tem uma coisa que gera dúvida na cabeça de uma noiva,  é o tal do convite de casamento. Ele é tão cheio de protocolo e formalidade que nem sabemos por começar, certo?

Errado! Hoje o mundo está tão diferente que as coisas não são mais  levadas com tanta tradição. As cerimônias em sua grande maioria passaram a ser mais descontraídas, e os convites passaram a comunicar de forma mais simples e direta.

O que antes era “Ao excelentíssimo Senhor João Albuquerque Melo e esposa, hoje é “Ao Tio João e Tia Maria, nas tags dos convidados. Simples assim! (leia mais sobre como escrever o nome dos convidados nas tags,  aqui)

Hoje vou esclarecer uma outra dúvida que muitas noivas tem: Quem convida, os pais ou os noivos?

Antigamente era comum os pais dos noivos pagarem a festa, e por isso eram eles que convidavam para o casamento, sendo os anfitriões. Hoje os tempos são outros e a maioria dos casais tem organizado seus casamentos com os próprios recursos…

Tentando simplificar a vida, a fórmula seria assim:

Quando os pais pagam a festa:

Nome dos pais da noiva  & Nome dos pais da noivo
…convidam para a cerimônia de casamento de seus filhos”.
Nome da Noiva & Nome do Noivo.

Quando os noivos pagam a festa e querem o nome dos pais no convite:

Noiva & Noivo
Juntamente com seus pais / Com a bênção de seus pais / E seus pais
Nome dos pais da noiva  & Nome dos pais da noivo
… convidam para a cerimônia de seu casamento…

Quando as despesas da festa são divididas entre pais e noivos:

Neste caso o ideal é conversar entre família, para que ninguém se sinta prejudicado na questão “quem vem antes”. Se for importante para seus pais, coloque-os convidando para o casamento.

Não podemos esquecer que o casamento é em sua maioria motivo de orgulho para os pais também e se eles estão ajudando nas despesas é porque fazem gosto dessa união =)

Quando os pais são falecidos e serão citados no convite

Quando um dos familiares é falecido, podemos colocar ao lado do nome a expressão in memoriam (do latim “em lembrança de”).
# Dica: Como termos em latim são considerados formais, podemos substituir essa expressão por: ” Sempre presente” ,   ” Em nossos corações”, ou então “Em memória”.

Quando os noivos decidem colocar o nome de uma terceira pessoa, além dos pais.

Existem casais que são criados pelos “pais de coração”, (madrasta, padrasto, tios, avós e afins), neste caso basta colocar o nome da terceira pessoa embaixo do nome dos pais.

Exemplo: (suponhamos que a noiva tenha sido criada pela avó e faça questão do nome dela no convite:

Nome da Mãe da Noiva                                   Nome da Mãe do Noivo
Nome do Pai da Noiva                                     Nome do Pai do Noivo
Nome da Mãe ou Pai de criação (mãe de ?)

Quando os noivos querem o nome dos pais e dos filhos

Muitos casais decidem se casar depois de um tempo morando juntos, com os filhos mais crescidinhos, por isso é natural que os noivos façam questão do nome deles no convite.
Neste caso quem deve convidar são os noivos, colocando na sequência os nomes dos familiares.

Noiva & Noivo
Juntamente com seus pais
Nome dos pais da noiva  & Nome dos pais da noivo
e seus filhos … Nome dos filhos
… convidam para a cerimônia de seu casamento…

quem_convida_pais_ou_noivos1
Fotos: Boutique do Convite.

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

26 comments on “Convite de casamento: Quem convida? Os pais ou os noivos?”

  1. Oi Rubia tudo bem? Estou começando os preparativos para o meu casamento. E tenho muita dúvida de como colocar o nome dos pais. Eu não tenho no meu registro de nascimento o nome do meu pai. Provavelmente nao o convide e se convidá-lo nao acho justo colocar o nome dele no convite se nao tenho no registro… como devo colocar?
    Estou adorando seu blog!

    1. Jake, você pode simplesmente colocar somente o nome da sua mãe, e caso tenha um padrasto que considere muito, o nome dele e ao lado (par de coração).
      Se todos sabem que a sua relação com o seu pai é praticamente nula, não existe problema nenhum em não colocar o nome dele.

      Bjin!

    1. Ellen, por uma questão de discrição, você coloca o nome dos demais pais também. Na realidade os convidados não precisam ficar sabendo quem pagou quem, por isso teríamos a seguinte regrinha: Ou colocamos o nome de todos os pais, ou de nenhum.

      Uma segunda opção é colocar assim:
      Juntamente com seus pai (mas sem citar o nome deles)

  2. Olá, tenho uma dúvida… Meu noivo não tem uma relação muito boa com os pais dele, então ele não quer que o nome dos pais estejam no convite. Mas eu tenho uma relação muito boa com os meu pais e gostaria que o nome deles estivessem lá. Eu e meu noivo que iremos pagar o casamento. Como eu posso fazer um convite sem desagradar ninguém?
    Agradeço a atenção…
    Bjos

    1. Fernanda, aí você poderia fazer assim:

      Fernanda e Noivo
      Juntamente com seus pais..
      Convidam para a cerimônia…

      (ou seja, sem citar o nome dos pais, mas fazendo uma discreta menção sobre eles)

      Como respondi para Ellen aqui nos comentários, por uma questão de discrição, ou colocamos o nome de todos os pais, ou de nenhum.

    1. Patricia, vale a pena colocar o nome dela no convite, e ao lado do nome (em memória), (sempre presente) ou (em nossos corações).
      Aí ficaria assim:

      Nome da sua mãe (em memória)
      Nome da mãe do noivo + pai no noivo.

  3. Olá.
    Estou com dúvida em relação quando só os pais da noiva pagarão o casamento. Como fica?
    E ainda, quando os pais do noivo são separados, como se faz?
    Obrigada!!!!

    1. Carina, se os seus pais vão pagar a festa, o nome deles e dos sogros vem antes, aí vem o seu e do seu noivo.
      Mesmo que seus sogros sejam separados, no convite o nome deles devem aparecer porque eles continuam sendo os pais do seu noivo, certo? ;)
      É mais para constar que vcs tem a bênção deles, e também por respeito a quem está pagando a festa.

  4. Olá, boa noite!! Estou com um grande problema para fazer meu convite de casamento. O pai e a mãe do meu noivo são falecidos e meus pais estão ajudando no casório. O que devo fazer? Desde já, obrigada!

    1. Se for gráfica rápida você precisa levar o texto Marina, a menos que eles tem algum atendimento especial para convite de casamento.

  5. Olá adorei o post. Agora gostaria de uma ajuda, como fazer um convite para os pais. Gostaria que eles também recebessem o convite até para guardarem como lembrança. Qual a melhor forma?? Obrigada!!!!

    1. Oi Juliana, você pode entregar um convite comum aos pais (um modelo igual ao de todos os demais convidados), colocando na tag um título carinhoso como por exemplo “aos meus queridos pais”.

      Ou então fazer um convite com um texto diferenciado somente para eles. Como essas mensagens especiais de convites de formatura, sabe como?

  6. Amei essas dicas, gostaria de tirar uma duvida, seria deselegante não mencionar os pais no convite? como tenho filhos, colocaria assim, os noivos juntamente com seus filhos…

    1. Elaine, não é deselegante. É uma opção muito comum hoje em dia.
      Se você tem filhos pode colocar “juntamente com seus filhos” também é muito usado para casais que já tem família =)

  7. Amiga, me tira uma duvida, a noiva quer colocar o nome dos pais dele e do noivo mas no convite dos padrinhos, por favor me de uma orientação como isso seria possivel.

    1. Carina, geralmente quando há convite com mensagem especial para padrinhos, nós colocamos uma frase bem legal convidando os padrinhos e as informações do casamento. Não é necessário colocar o nome dos pais no convite para padrinhos.

      Mantemos o nome dos pais apenas se os noivos fizerem o mesmo texto de convite para todos os convidados (inclusive padrinhos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *