Como fazer um bolo naked cake do zero

Vou começar esse post explicando que eu não sou confeiteira  e longe de mim desvalorizar o trabalha maravilhoso delas. Dito isso, dia 3 de setembro foi meu aniversário, e eu queria fazer um almoço aqui em casa para meus pais, ou seja minha festa de aniversário tinha apenas 2 convidados. Meu plano era fazer um bolinho naked cake do zero e como eu adoro um DIY, decidi me aventurar na cozinha pra quer no que dava.

Como eu queria um bolo pequeno, acabei comprando uma forma de alumínio aro 15cm com o fundo removível, mas acredito que você possa fazer com qualquer forma redonda (sem o furo no meio).

Receita de pão de ló

Primeiro temos que começar pela massa e não pode ser qualquer uma não. Precisa ser pão de ló que é uma massa macia mais estruturada, ou seja uma massa firme que aguente o recheio e vários andares sem rachar ou despedaçar.

Existe mil receitas de pão de ló na internet, infinitos vídeos no Youtube. Você pode fazer qualquer uma delas. Mas se preferir fazer a mesma que eu (do Livro Dona Benta), então anota aí!

Ingredientes

  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de amido de milho (maisena)
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 5 ovos (separados – clara da gema)
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água

Modo de preparo

  1. Peneire as 2 xícaras de farinha de trigo + 1 xícara de amido de milho e 1 colher (sopa) de fermento. Reserve.
  2. Bata as 5 claras em neve, e em seguida adicione as gemas e as 2 xícaras de açúcar e misture muito bem.
  3. Adicione aos poucos o trigo intercalando com a água (1 xícara)  nessa misturinha dos ovos até ficar bem homogêneo.
  4. Coloque metade da massa na assadeira toda untada com óleo ou forre o fundo com papel manteiga (untando fundo e laterais).
  5. Pré aqueça o forno a 180 graus e asse a massa por aproximadamente 40 minutos. (Faça o teste do palito)
  6. Espere esfriar, desenforme e reserve.

Observação: Você pode assar a massa em várias partes, ou assar toda ela, deixando para fatiar depois. Como eu tenho apenas uma forma de 15cm, assei a receita em duas etapas.

Uma boa notícia é que você pode fazer essa massa bem antes do evento e congelar, isso ajuda muito a evitar a correria do dia do evento.

Recheio do bolo

O recheio do bolo pode ser de uma infinidade de coisas, mas para garantir, eu escolhi um recheio mais pastoso pra não correr o risco de escorrer ou derreter na hora da montagem.

O legal dessa base de recheio é que ela é genérica, ou seja você pode saborizar com o que preferir.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite (preferencialmente com bastante gordura +- 17%) evite aquelas caixinhas que dizem “creme de leite leve.

Modo de preparo

  • Misture tudo em uma panela, e cozinhe em fogo baixo até engrossar (tipo ponto de brigadeiro)
  • Reserve em um refratário de vidro, cubra com um plástico (deixe o plástico encostar na massa) e deixe esfriar.
  • Depois de frio, acrescente o sabor que preferir. Eu escolhi o recheio de leite ninho, coloquei 3 colheres de sopa de leite em pó e misturei bem. (ou seja fiz meu recheio de brigadeiro de leite ninho)

Observação: Você pode saborizar essa massa com baunilha, raspas de limão, geléia, chocolate em pó, leite ninho, coco ralado, etc.

Como fazer a montagem

Como eu pretendo fazer mais desses bolinhos no futuro, comprei uma bailarina + jogo de espátulas, além de um joguinho de saco de confeitar com 6 bicos de confeiteiro.

Aí você me pergunta: Rubia eu não queria ter que comprar essas coisinhas, consigo fazer o bolo mesmo assim?
Eu respondo: Sim, consegue, talvez dê um pouquinho mais de trabalho, mas se você tiver paciência e jeitinho, o saldo vai ser positivo. Porém, vamos combinar que se o seu objetivo é sempre ter um bolinho desses numa data especial, esses itens vão facilitar MUITO a sua vida, considerando que você compra uma vez só.

Esses foram exatamente os itens que comprei


. como fazer bolo naked cake

Pois bem, vou colocar aqui o passo a passo de como eu fiz para montar o meu bolinho:

  1. Primeiro eu cortei a minha massa em três partes iguais . Precisei também tirar a barriguinha do bolo que ficou em cima, para as partes ficarem bem retinhas.
  2. Depois coloquei a primeira massa eu um pratinho que já serviu como suporte para o bolo pronto em cima da bailarina (prato giratório).
  3. Usei o acetato para dar a volta no bolo e prendi com fita crepe. (Não tem a menor idéia do que eu estou falando? Clique aqui para ver esse tutorial).
  4. Reguei bastante a massa da primeira camada com uma misturinha de leite e baunilha. Coloquei o recheio no saco de confeitar e fui rodando a bailarina, colocando o recheio. Se você não tiver o saco, coloque o recheio com uma colher e espalhe uniformemente.
  5. Coloquei a segunda camada de massa, reguei e lá fui eu com o saco de confeitar despejando o recheio com uma mão e rolando a bailarina (prato giratório) com a outra.
  6. Depois, reguei a massa da última camada (do topo) e a coloquei a parte úmida para o lado de baixo (virada para o recheio), mantendo a parte de cima sequinha para receber a cobertura de frutas).
  7. Em seguida, peneirei açúcar de confeiteiro no topo do bolo e colei as frutas vermelhas com o próprio recheio que sobrou.
  8. Depois de finalizado, deixei o bolo na geladeira por algumas horas e removi o acetato pouco antes de servir o bolo, mas antes, ajustei com a ajuda da espátula o recheio para deixar bem uniforme e lisinho. (na medida do possível né? porque eu não sou profissional no assunto, heheheh)

Gostou desse post? Então compartilhe com as amigas, e se fizer, não esqueça de fotografar e marcar o Blog com a #blogodocasamento pra gente ver! =*

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *