O bebê já saiu das fraldas há alguns anos e pede para os pais um quarto infantil com as suas cores prediletas e um cantinho todo especial para receber os amigos. Calma, não se desespere!
Entender as necessidades dos pequenos é o primeiro passo para a mudança, seguido pela atenção com a praticidade e a segurança deles. Já que o ambiente, independentemente da metragem, é o lugar onde eles têm autonomia e privacidade, vale estudar em cada detalhe.
A arquiteta Cris Paola, do Studio Cris Paola, reuniu algumas sugestões para transformar o quarto da criança em um palco das suas melhores brincadeiras e, ao mesmo tempo, um espaço de relaxamento e do início da vida estudantil.
Uso das cores
A escolha do tom do ambiente é essencial, pois ditará a qualidade do sono da criança e influenciará no humor dela.
Pensando nisso, as cores predominantes da decoração devem ser neutras. Nuances quentes devem ser evitadas e colocadas apenas pontualmente para garantir uma atmosfera alegre e viva. Mas atenção: nada de pintar o ambiente inteiro com uma paleta intensa, pois além de se tornar cansativa com o tempo também deixará a criança agitada.
viaVia
Escolha dos Móveis
Antes de comprar o mobiliário é preciso prestar atenção na sua resistência e segurança, que sempre devem estar em primeiro lugar. Isso não significa que as peças precisem ser feias e sem graça.
Na seleção da cama, vale investir em um colchão com tamanho de adulto, de modo a gastar uma vez só – depois basta substituir apenas a base da cama, caso ela tenha uma temática infantil.
Aposte em um armário com prateleiras ajustáveis, apropriado para acompanhar o seu filho por longos anos em diferentes idades.
Via
Cantinhos especiais
Ter espaços para cada momento é muito importante para que o pimpolho aprenda a se organizar e comece a entender que tudo tem um lugar certo. Mas, não é necessário ter um espaço delimitado para cada coisa. Um cestinho e uma prateleira já são suficientes.
Na primeira infância, que se estende até os sete anos, o ato de brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança. Por isso, deixe os brinquedos ao alcance dela.
Para que as mamães não fiquem loucas com tantos brinquedos espalhados pelo chão, use e abuse de cestos e bancadas baixas, possibilitando que os pequenos criem suas brincadeiras ou usem para desenhar.
Também convém ter um canto de leitura, já que é primordial estimular o hábito de leitura desde cedo. Um tapetinho, uma estante ou mesmo prateleiras compõem muito bem o cenário do quarto infantil.