Depois de algum tempo de namoro, vocês resolveram se casar e desde então começaram a resolver todos os detalhes da cerimônia e festa. Além de tudo que envolve o casamento, outro detalhe entra no to do list do casal – a escolha do lar doce lar.
Este momento reserva várias dúvidas e decisões a serem tomadas. Por exemplo: Qual bairro morar? Imóvel novo, usado, pronto ou na planta? Casa ou apartamento? Quantos quartos, suítes e garagens? Qual o valor do imóvel e do financiamento?
Por essa e por outras, escolher a nova casa se torna também um momento de grande expectativa. E para começar à busca, o casal precisa estar alinhado no que desejam e sonham para o novo lar.
Abaixo listamos o que é importante considerar antes de comprar o imóvel, e assim, tonar a busca mais tranquila e sem surpresas indesejáveis.
Diálogo é a chave do sucesso
A primeira coisa o casal precisa saber é que tipo de imóvel melhor representa o perfil e espírito dos dois. Vocês precisam estar alinhados em relação ao que desejam – localização, tamanho, estilo da casa, valor da entrada e das parcelas máximas para financiamento. O ideal é ter todas as respostas em mente antes sair à busca.
Coloque tudo no papel
Depois de definido o tipo de imóvel dos sonhos, vem à parte mais realista da etapa – o que vocês sonham se adequa a realidade financeira do casal? Para descobrir, faça simulações de financiamento. Todos os bancos oferecem simulações online. Entre nos sites e faça várias até encontrar a melhor taxa de juros e parcelas. Esse serviço é gratuito. Então abuse das simulações. Se preferir, vocês também podem conversar com o gerente do banco onde são correntistas. Esse serviço é gratuito. Aproveite!
Use a internet como aliada
A internet é sua melhor amiga na busca por imóveis e os portais imobiliários são os melhores sites de busca. Neles você vai encontrar uma grande quantidade e diversidade de imóveis usados e lançamento à venda. Em alguns portais imobiliários, você consegue comparar o valor do imóvel anunciado com outros similares na mesma região. Isso te ajudar a identificar se o valor anunciado está de acordo com a realidade praticada pelo mercado.
Pesquise e avalie os diferenciais
Pesquise e entre em contato com diferentes construtoras ou imobiliárias e marque uma visita ao imóvel. Nesse momento, ser organizada vai ajudar muito. Faça uma relação, no computador ou manualmente, de todas as informações e panfletos que conseguir sobre os imóveis que visitar. Assim, fica mais fácil comparar os imóveis na hora de tomar uma decisão.