Catedral Ortodoxa de São Paulo é opção com cerimônia católica oriental e arquitetura bizantina
As uniões civil e religiosa estão na moda no Brasil. Dados do IBGE mostram que o número de casamentos oficializados cresceu 5% em 2012 em relação ao ano anterior. E os especialistas do assunto sabem que o sucesso de um casamento é feito na união de seus detalhes e a escolha do local para cerimônia religiosa é, sem dúvida, a essência de todo enlace.
É nela que os convidados assistem o nervosismo do noivo, a alegria dos padrinhos e a entrada triunfal da noiva. Mas, sem dúvida alguma, o fator mais importante para os noivos é a benção recebida no momento deste ritual, já que ele representa a religiosidade e as crenças do casal.
Escolher o local com o qual mais se identificam é muito importante. Em São Paulo, os noivos possuem uma infinidade de opções, mas entre elas se destaca a Catedral Ortodoxa Antioquina, no bairro do Paraíso. A igreja, próxima ao metrô Paraíso, é uma réplica da Basílica de Santa Sofia em Istambul, por isso, possui um modelo de arquitetura bizantina com lindos vitrais coloridos e grandes lustres que encantam os fiéis.
Casar em um dos pontos turísticos de São Paulo é uma excelente opção
“Realizamos casamentos durante o ano inteiro e embora seja uma igreja católica ortodoxa recebemos casais que aceitem a fé cristã e estejam dispostos a cumprir os procedimentos padrões, que existem em qualquer outra basílica católica”, explica o Padre Dimitrios, um dos responsáveis pelas celebrações.
O Reverendo, por sinal, deu uma demonstração recente de sua celebração na novela “Salve Jorge”, casando os personagens Drica e Pepeu. Na história o casal teve a união celebrada na Turquia, mas as gravações aconteceram na Catedral Ortodoxa em São Paulo.
Além de levar em consideração a crença e a espiritualidade, a igreja escolhida deve estar de acordo com os anseios práticos do casal. É importante avaliar o local da paróquia, o acesso, se existe estacionamento, salão para festas, quantas pessoas comporta etc.
Roberto Cabariti, Presidente do Conselho Administrativo Ortodoxo, ressalta que é preocupação da Catedral transmitir a importância do matrimônio aos noivos e também oferecer conforto aos convidados. “Pensando em facilitar a vida de nossos cônjuges a Catedral passa por uma reforma para oferecer um estacionamento maior e também um salão de festas opcional”.
Mesmo com a reforma no espaço externo a igreja continua realizando casamentos, pois as obras não interferem no ambiente das celebrações. Aberta todos os dias ao público pode ser visitada para apreciação e aos domingos realiza suas missas. Os noivos interessados em casar no local devem marcar entrar em contato com a secretaria da paróquia e marcar um horário para ter todas as informações.
Catedral Ortodoxa Antioquina
Rua Vergueiro, 1515 – Paraíso
Telefone: (11) 5579-3835
www.catedralortodoxa.com.br