5 dicas para escolher aromatizadores para casa


Nada melhor do que respirar e sentir aquele cheirinho de limpeza. Ao comprar um apartamento, essa é uma das melhores sensações. Entretanto, nem sempre é fácil fazer com que o cheiro agradável permaneça nos cômodos. 

Uma das melhores formas é adquirir aromatizadores para casa. Antes de tudo, porém, é preciso saber escolhê-los. Afinal, existem inúmeros tipos de produtos. Todavia, é preciso saber dosá-los. Algumas fragrâncias podem ficar enjoativasEssa sensação de “desprezo” pode tirar um pouquinho da vontade e o prazer de ficar em casa.

Em síntese, é importante pesquisar. Entender o seu olfato. Estudar a combinação dos cheiros. Acima de tudo, para que seja gostoso aproveitar os momentos em casa. Estando sozinho ou acompanhado, o importante é sentir-se bem. Aqui, o bom cheiro é indispensável.

Seja como for, separamos dicas para escolher aromatizadores para casa. Seguindo-as, você encontrará o equilíbrio perfeito. Afinal, nada melhor do que chegar em casa e relaxar. Sentindo, sempre, um cheiro agradável por todos os cômodos.

Afinal, o que é um aromatizador?

Aromatizadores são considerados os perfumes dos ambientes residenciais. Frequentemente, utilizam-se aromatizadores com o objetivo de melhorar o cheiro da casa. São encontrados em forma de spray, porém alguns combos de difusor e óleos essenciais têm o mesmo efeito.

Sob o mesmo ponto de vista, algumas pessoas acendem incensos e os usam como aromatizadores. Essa técnica funciona, também. Porém, o cheiro não fica tão marcante. É, em suma, chamado de aroma passageiro ou temporário.

Aromatizadores para casa são utilizados em todos os cômodos. Não há, de forma geral, qualquer contraindicação ambiental para o seu uso. Em contrapartida, vale a pena a reflexão sobre quais cômodos recebem melhor as fragrâncias.

Por exemplo: em ambientes de permanência, como é o caso dos quartos, cheiros muito marcantes podem dar dor de cabeça. Principalmente se você fica exposto à fragrância durante muito tempo. 

Algumas pessoas podem, inclusive, desenvolver alergias. Então, vale a atenção!

Vantagens do uso de aromatizadores para casa

Definitivamente, existem inúmeras vantagens no uso de aromatizadores para casa. O cheiro agradável nos ambientes residenciais é a principal delas. Até porque, poucas coisas são melhores do que respirar fundo e sentir uma fragrância agradável pela casa.

Além disso, os aromatizadores podem ser aplicados em tecidos. É o caso, por exemplo, de mantas no sofá, cortinas, cobertores, travesseiros e, também, tapetes. Como resultado, toda a casa fica mais cheirosa e, consequentemente, mais agradável.

Frequentemente, aromatizadores afastam cheiros incômodos. Por exemplo: se você vive em regiões muito úmidas, mas passa muito tempo fora de casa, as portas e janelas fechadas tendem a prejudicar os aromas internos. Então, uma ideia é ligar um difusor, em local seguro, para preservar o cheiro agradável.

Igualmente, os aromatizadores utilizados no lar ajudam os pais e mães de pet, que vivem em apartamentos ou espaços fechados. 

Isso porque, muitas vezes, os animais fazem as necessidades em local apropriado. O cheiro, porém, pode se espalhar. Aromatizadores são alternativas para amenizar os odores!

Cuidados no uso de aromatizadores

Acima de tudo, ao decidir utilizar aromatizadores, você precisa tomar alguns cuidados. São exemplos claros de cuidados no uso desses produtos:

  • Evite deixar os aromatizantes do ambiente perto de saídas de ar-condicionado, janelas e portas, a fim de evitar o desperdício de aromas;
  • Não deixe os produtos em beiradas. Isso pode fazer com que alguma pessoa ou animal acabe derrubando o frasco e perdendo o conteúdo da embalagem;
  • Não coloque o aromatizador muito alto, principalmente se você estiver utilizando um difusor, pois isso fará com que o cheiro passe despercebido;
  • Deixe o produto abaixo da linha de odor, para que este possa ser transportado pelo ar e, assim, percebido em todo o cômodo.

Frequentemente, ao tomar esses cuidados, você aproveitará a totalidade dos produtos. É dessa forma que você fará com que a casa fique, sempre, perfumada.

5 dicas para escolher o melhor aromatizador para casa

Para escolher os melhores aromatizadores para casa, é necessário analisar a finalidade do posicionamento do produto em um cômodo específico. Isso porque algumas fragrâncias despertam sensações e reações em nosso corpo.

Separamos, abaixo, 5 dicas para que você saiba escolher os melhores produtos para refrescar a sua casa da melhor maneira possível. Confira-as.

Entenda sobre a fragrância ideal para cada ambiente

Existem perfumes que trabalham em áreas diferentes do cérebro, despertando sensações diversas. Por exemplo: a lavanda, quando utilizada sob medida, pode te ajudar a dormir melhor. Basta algumas borrifadas na cama!

Em contrapartida, algumas fragrâncias deixam as pessoas mais atentas. Por isso, podem ser utilizadas, por exemplo, em espaços de home office. Afinal, durante o trabalho, você precisa estar “ligado”, certo? 

Em suma, é extremamente importante que você entenda se a fragrância combina com o ambiente. Assim, você não desperdiça produtos. 

Certifique-se sobre possíveis alergias de pessoas e pets

Caso você divida a casa com outras pessoas ou com habitantes de 4 patas, é essencial certificar-se que os produtos não despertarão reações alérgicas em ninguém. Por isso, inicialmente, prefira fragrâncias mais suaves.

Com o passar dos dias, você conseguirá sentir a tolerância dos “colegas” aos perfumes. Caso perceba qualquer tipo de incômodo, o ideal é suspender o uso do produto. Em situações mais brandas, você pode trocar a fragrância.

Como resultado, todas as pessoas da casa ficarão satisfeitas.

Coloque os aromatizadores para casa em lugares seguros

A princípio, se você convive com crianças pequenas ou pets, é muito importante que os aromatizadores fiquem em lugares seguros. Principalmente para evitar acidentes ou desperdício de produtos nos ambientes residenciais.

Nesse sentido, se você utiliza difusores, não deixe os aparelhos em beiradas. Caso use os sprays, não os deixe ao alcance das crianças ou dos pets que, por curiosidade, podem levar os produtos à boca, de forma prejudicial à saúde.

Esse é um cuidado essencial para quem utiliza aromatizadores para casa.

Siga as recomendações do fabricante

Use o produto de acordo com as instruções da embalagem, respeitando as dimensões do ambiente escolhido. Desta forma, evita-se o desperdício e assegura-se o correto fornecimento de aroma.

Não exagere. Se você está atraindo visitantes de última hora e procurando uma maneira rápida de deixar sua casa cheirosa, limite-se a duas ou três borrifadas. Demasiada utilização de fragrância pode ser problemática.

Também mantenha sua casa bem ventilada. Esta é uma forma de evitar o envenenamento pelo produto.

Utilize apenas produtos autorizados pelo InMetro

Os produtos certificados pelo Inmetro possuem selos, após aprovação por parte da Anvisa, que demonstram estarem de acordo com os padrões de qualidade e os requisitos legais para utilização. Ou seja, são produtos que não são prejudiciais aos seus usuários.

Ainda que nem todos os produtos necessitem da certificação, as marcas podem, de forma voluntária, requisitar o selo. Assim, os aromatizadores se tornam um diferencial para a empresa, para o mercado e, também, para os seus consumidores.

Conclusão

Agora que você já sabe um pouco mais sobre aromatizadores para casa, o que acha de encher o seu carrinho com os produtos e, assim, fazer com que o seu lar torne-se mais confortável?

Não se esqueça das dicas e dos cuidados. No mais, uma boa compra! Aproveite para fazer com que sua casa seja um ambiente ainda mais acolhedor e aconchegante, para moradores, pets e, também, para os visitantes!


Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Close Bitnami banner
Bitnami