10 coisas que o vinagre pode fazer por você

Sabemos que o vinagre fica ótimo na saladinha, mas ele é um produto tão democrático que pode ser usado para muitas outras finalidades, inclusive na limpeza de casa.

Quer ver? Então veja só a lista de benefícios que o vinagre pode fazer por você.

Exterminador de ácaros

Com um borrifador e uma solução de 200ml de vinagre branco com 200ml de álcool, você poderá acabar de vez com os ácaros que habitam em seu colchão, sofá e tapetes. Borrife a solução, espere secar e depois use o aspirador de pó para remover tudo. Além de matar os ácaros essa solução também é ótima para tirar aquele cheirinho de cachorro que fica no sofá (isso para quem tem cachorro, tá? rsrsrs)

*Dica: Você pode usar nessa solução um pouquinho de amaciante ou essência para deixar um aroma bem gostoso, depois da limpeza.

Desengordurante

Se você fica apavorada quando a sua bancada da cozinha fica toda engordurada depois de cozinhar, então experimente passar um pano úmido com vinagre branco para remover o excesso da gordura. Em fogões como o cooktop, o vidro fica magicamente limpo e brilhante, mas ele também deixa o inox impecável. Ponto para quem quer economizar com produtos de limpeza.

Xô cheiro de gordura

Quando você fizer fritura, experimente colocar um copinho com vinagre bem perto da frigideira. O vinagre irá absorver todo aquele cheiro de gordura que geralmente se espalha pela casa toda.

Vidros limpinhos

Misture partes iguais de vinagre com água morna e tcharam! Seu limpa vidro caseiro estará pronto para entrar em ação.

Inox sem manchas

Borrife um pouco de vinagre nas suas panelas manchadas, deixe agir por alguns segundos e depois passe a esponja com detergente, como na lavagem normal.

Banheiro perfeito

O vinagre também é ótimo na limpeza de azulejos, pia e espelhos (lembra do limpa vidros?). Ele também é um ótimo produto para desinfetar vasos sanitários. Para isso, pulverize fartamente a área desejada com uma solução de vinagre branco e água (metade, metade).

Ah! Ele também deixa o piso bem brilhoso. Neste último caso, basta colocar algumas colheres de vinagre em um balde com água. Você pode até incrementar a sua solução com alguma essência perfumada para deixar aquele cheirinho de limpeza gostoso no ar.

Para remover a sujeira dos rejuntes:
Aplique uma boa quantidade de vinagre branco puro com uma escova de dente velha. Deixe-o agir por duas horas e, depois, lave a superfície com água e sabão. Para esfregar registros e as peças de louça, use uma esponja macia embebida numa solução (meio a meio) de água e vinagre.

Adeus cheiro de alho

Sabe aquele cheiro de alho que parece durar para sempre nas mãos? Basta esfregá-las com um pouco de  vinagre e sabão e você nunca mais se preocupará com isso ;)

Tapetes desbotados

Uma solução de vinagre com água morna (meio a meio) ajuda a devolver a cor dos tapetes.

Amaciante de roupas

Sim amiga! Acredite, até isso o vinagre faz. Ele substitui o amaciante de roupas. Você pode usá-lo no compartimento da sua máquina de lavar ou então em um balde quando suas roupas estiverem de molho.

Ele é ótimo para deixar suas toalhas fofinhas além de ser um bom removedor de manchas.

Além disso, o vinagre também ajuda a manter a cor viva das peças de roupas.

Microondas limpinho e cheiroso

Misture 1/2 xícara de vinagre branco e 1/2 xícara de água em um recipiente próprio para micro-ondas. Leve essa mistura para ferver dentro do próprio micro, ela eliminará qualquer odor desagradável. Depois é só usar um paninho seco para limpar o vapor liberado.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

2 comments on “10 coisas que o vinagre pode fazer por você”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *