Vídeo: Papo sobre fraldas

papo sobre fraldas

No vídeo/post de hoje vou contar pra vocês tudo que aprendi sobre esse universo chamado xixi, coco e fraldas.

Obviamente durante o período da gestação, fralda é um assunto que rende tantas perguntas. Questões como tamanho, absorção, marca, quantidade e preço dão um nó na nossa cabecinha. Por isso resolvi gravar esse vídeo com um compilado de tudo que aprendi na vida, do ano passado pra cá.

1 – Chá de fraldas

A primeira coisa que acho legal contar, é que escolhi o chá de fraldas no lugar no chá de bebê. Acho muito mais prático, útil. Pedi fraldas M e G sem restrição de marcas para poder testar todas e tirar as minhas próprias conclusões sobre esse assunto.

2 – Porque é legal orientar os convidados a levarem fraldas M ou G?

Porque as fraldas RN, você vai usar no máximo uns 4 pacotinhos. A fraldinha P, você vai usar mais ou menos até o 3° mês do bebê. A Fralda M eu usei do 4° ao  7° mês mais ou menos,  e fralda G eu usei do 8° mês até agora (que eles estão com um ano e dois meses).

Ou seja, durante o primeiro ano, eles usarão muito mais o tamanho M e G do que o restante.

3 – Sobre os tamanhos

Se você não tem muita certeza sobre o tamanho que deve comprar para o bebê, então olha lá a dica: Os tamanhos são relacionados com o peso.

  • Uma fralda RN por exemplo, é indicada para bebês de até 5 kilos.
  • P – 4 a 6 kilos,
  • M – 6 a 9 kilos
  • G – 9 a 12 kilos
  • XG – 12ª17kh / Xxg + 18 kilos.

Cada marca tem a sua indicação de peso no pacote, não precisa decorar e nem pensar muito. Repare que a fralda RN serve em bebês de 4 a 6 kilos e algumas fraldas P servem em bebê a partir de 5 kilos, ou seja, algumas marcas pode poderá usar tanto o tamanho RN quanto o tamanho P. Fique muito atenta com relação a isso, para não deixar de usar nenhum pacote ;)

4 – Rubia, quantas fraldas vc usa por dia?

Isso depende muito do bebê.. Lembrando que eu tenho gêmeos, então a resposta é: UM CAMINHÂO DELAS!

No início, quando os bebês são recém nascidos, a indicação é que a troca ocorra de 3 em 3 horas (seja só xixi ou xixi e cocô). Então nessa fase eu usei mais ou menos uns 6 pacotinhos de fralda RN para os dois (3 pacotinhos por bebê).

Hoje eu costumo trocar eles em média umas 4 vezes ao dia (ou seja uso em média umas 8 fraldas por dia).

5 – Qual é a melhor marca de fralda?

Como eu pedi várias marcas e testei todas, não tem nenhuma que que tenha achado horrível. O que acontece, é que as melhores marcas deixam o bebê mais sequinho, e seguram uma carga maior de xixi, o que faz a fralda não vazar tanto.

Economicamente falando: Vale mais a pena comprar uma marca com maior poder de absorção, do que a fraldinha com precinho camarada, porque enquanto a marca melhor consegue segurar até 12 horas de xixi (a noite por exemplo), a marca baratinha vai segurar no máximo 3 ou 4 horas. Ou seja, você vai usar mais fraldas por dia, e a chance de “vazar xixi e cocô” são bem maiores.

6- É verdade que algumas marcas podem das alergia nos bebês?

Eu vejo essa questão de alergia por outro ângulo. A explicação dos dermatologistas por exemplo é que as assaduras e “alergias! na pele do bebê podem ser 3 coisas:

A) O xixi e o cocô –  Se a fralda tiver uma boa absorção, ela vai absorver o xixi e deixar a pele do bebê bem sequinha. Já para o cocô, a fralda tem que ser trocada na hora! Se demorar mais de 2 horas, o bebê pode ficar com assadura.

B)  A alimentação. Certos alimentos passados da mãe para o leite, ou a alimentação do bebe mesmo podem deixar o coco mais “ácido.

C – A fase do bebê…  Eu lembro que até os 6 meses de idade os meninos nunca tiveram uma assadura. Eu usei todas as marcas de frada e nem sabia como era a assadura. A partir do 6° mês os dentinhos do Vicente começaram a nascer e nessa fase as assaduras vieram COM TUDO!

7 – Você recomenda fralda lavável?

No enxoval dos meninos eu comprei umas 20 fraldas laváveis mais ou menos. A ideia era testar e ver se eu me adaptava…Confesso que não uso frequentemente, mas aconselho sim que você compre pelo menos algumas, por 2 motivos:

A) Economia – Se as suas fraldas acabarem, ou se você quiser dar uma segurada na compra, intercalar o uso de laváveis com descartáveis é uma boa forma de economizar.

B) Assaduras – Certamente as fraldas descartáveis não ajudam muito na cicatrização das assaduras, então aqui em casa quando os meninos estão muito assados, eu tento manter eles o máximo possível com as fraldas laváveis pra sarar mais rápido. Sempre dá certo =)

8 – Como saber se a fralda está realmente em promoção? 

Quando ela custa menos de 1,00. Então faz lá a continha do valor do pacote dividindo pelo numero de tira/fralda que vem no pacote… Promoção boa é aquela que a fraldinha custa lá pelos 0,70 – 0,90 centavos.

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *