Quem paga a roupa das daminhas e pajens?

Aposto que essa dúvida te pegou por algum momento, estou certa?

Esse assunto tem uma resposta tão simples, mas ao tempo tempo pode gerar tanta confusão, que resolvi fazer um post para apaziguar  os ânimos de todos os lados, para que isso não seja motivo de preocupação e stress para ninguém! ;)

Quem paga a roupa das daminhas e pajens?

Decoracao_de_casamento_colorida5

Começando pelo lado da tradição, a etiqueta diz que quem deve pagar pelos trajes dos pequenos, são os noivos. Aí vale alugar ou contratar um ateliê de costura, tanto faz.

Se você (noiva) é quem vai pagar pelas roupinhas, obviamente terá mais liberdade para escolher as cores, tecidos, cortes, levando em conta o seu orçamento. Aqui o céu é o limite.

Hoje o diálogo é a regra da vez, por isso as mães das crianças geralmente assumem esse compromisso se noiva não tiver muito focada  nesses detalhes. *** Aqui vale lembrar que a noiva nem tem muito o que exigir.

Um conto real

Quando eu casei tive 2 daminhas e um pajem. Pesquisei sobre o assunto e achei por bem me oferecer para pagar os trajes. No fim das contas, a mãe das daminhas disse que se não houvesse problema, ela mesmo mandaria fazer os vestidos, de acordo com o gosto das meninas, para poder usá-los depois. Já o valor da locação do traje do pajem foi pago pela nossa avó, que fez questão de arcar com essa despesa.

daminha2
E olha que linda que a Julinha ficou ;) Vi o vestido das daminhas somente no dia!
Sabia apenas que seria com detalhes em lilás.

Resumindo: Dialogar e analisar as condições financeiras de cada um é sempre a melhor saída. Se você (noiva), sabe que os pais das crianças tem dificuldades financeiras, o melhor a fazer é se oferecer para pagar as roupas.

Casamento é uma celebração maior que uma exposição de roupas, por isso JAMAIS crie exigências que possam gerar desconforto.

Se as roupas forem feitas por um ateliê de costura, e as mesmas ficarem para as crianças depois, o bom senso diz que o ideal é que a mãe das crianças pague por elas, certo? Novamente reforçando que é preciso analisar as condições financeiras de ambos os lados para que o valor dos trajes não fique oneroso para ninguém.

Se houver participação da noiva e das mães das crianças na escolha das roupas,  faça disso um momento especial, respeitem as opiniões e decidam algo que deixe todos felizes =)

Vestidos_para_daminhas7

Vestidos_para_daminhas6

 

 

 

Publicado por Rubia Rocha

Rubia Rocha, publicitária, designer e apaixonada por artesanato, estava decidida a produzir o seu próprio casamento na intenção de encontrar alternativas criativas para subir ao altar. Para se organizar melhor, começou a arquivar as melhores inspirações e ideias no Blog do casamento, que hoje é referência no assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *